20 setembro 2007

Bélgica-Brasil, sonho ou pesadelo ?

Para sair um pouco do peso e desilusão da política, queria comentar uma curiosidade sobre o país onde moram milhares de brasileiros. Aqui em Bruxelas somos mais de 40.000. Uma parte deles eu conheço e muitos dentre eles conhecem a mim, porque assino a coluna de humor do Jornal ABClassificados, distribuído à comunidade brasileira de Bruxelas. Mas o que me toca nesta relação que tenho com as mulheres brasileiras aqui, é saber que quase 100% destas mulheres procuram um casamento na Bélgica. Eu, pelo contrário, dentro em breve retornarei para o meu cantinho no Brasil, tão sozinha como no dia que aqui cheguei.
Estas moças que buscam a Bélgica para obter uma estabilidade financeira, não têm grande chance de alcançar a tão sonhada estabilidade se pensam em aposentar-se por aqui. As razões são visíveis, basta analisar a situação que se apresenta aos belgas, sendo a mesma para quem encontrar a "retaite" nestas paragens da Europa.

A média da aposentadoria Belga é em torno de 750, Euros; se ele possui casa própria, este dinheiro dá para os gastos; caso tenha que pagar aluguel, será um mínimo de 500 euros por mês, se encontrar um alojamento social. O que sobra não dá para comer. Caso tenha que pagar alguém para ajudar na casa, uma (damme de compagnie, ou femme de ménage), a vida fica impossível. Somente um asilo para solucionar este problema.

A situação da velhice no Brasil não é nada diferente; com o salário mínimo em torno de 350, reais, o nosso poder aquisitivo na época da aposentadoria fica no mesmo nível que na Bélgica e nas últimas décadas a longevidade dos brasileiros não deixa nada a desejar para os belgas. Temos chegado, no Brasil, à idade de 80, 90 anos, graças a Deus.

Para mim, seja como for, quero terminar meus dias no Brasil e enquanto isto, vivo nesta ida e volta guiada pela saudade. Quero explicar que fiz esta reflexão para dar o que pensar àqueles que sonham com a Bélgica, como o oásis do mundo. O sonho de muitos pode virar pesadelo.

Por Alda Inacio

2 comentários:

  1. Alda, você tocou em problema delicado; sonho cada um tem o direito de sonhar, eu estive América duante muito anos e não me arrependo, e fiar lá nunca foi meu sonho, no entato valeu toda experiência que obtive. Aqui foi um prazer encontrar seu blog, estou começando o meu e voltarei sempre. Tianita

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão, delicadíssimo, apenas citei fontes conhecidas e como muita gente me pede para vir para cá, eu temo que meu "não" seja interpretado como maldade, ainda mais proque ouso contar minha vida privada em blogs , onde todo mundo esconde até o próprio nome. Abraço e obrigada pela visita. Alda

    ResponderExcluir

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!