23 setembro 2007

Brasil e Venezuela: não necessitamos de um lider

O Jornal New York Times publicou hoje matéria sobre a relação Brasil e Venezuela, numa entrevista do Presidente Lula, na qual ele disse que a América Latina não necessita de um líder. Estas publicações de jornais Americanos em torno de países de terceiro mundo como o Brasil e Venezuela nos diz que o senhor Bush tem os pés e as mãos no petróleo dos Árabes, mas lança um olhinho, vez por outra, sobre a América do Sul, onde Venezuela e Brasil tentam multiplicar, talvez até dividir entre eles, o tão falado gasoduto que o presidente da Venezuela, Hugo Chavez, quer construir passando pela Argentina, Brasil e Bolívia.
Com certeza não necessitamos de um líder para o Mercosul e vê-se a preocupação do New York Times em puxar à tona este assunto, talvez porque no fundo vêem perigo no surgimento de um líder no sul das Américas.

Sabemos que o "grande " líder mundial, destruidor das axes do mal é o Bush, o qual sempre temeu o fato da América Central ter em Cuba, o líder Fidel Castro, imaginem o surgimento de mais um concorrente à liderança no sul.

O gasoduto pode dar um novo impulso nas relações Brasil-Venezuela, mas, ao contrário do que se pensa não existe possibilidade de um só homem liderar o Mercosul. Cada país tem o seu próprio líder e isto é tudo que necessitamos para manter a paz.


Por Alda Inacio



5 comentários:

Poesias de ninar disse...

Alda o problema está grave entre Venezuela e Brasil, tem uma briguinha de vizinhos no meio e esta conversa de lider pode não dar em bom negócio para os dois países. Cheiro,

Antonieta de Sant´Ana disse...

Minha querida amiga Alda, obrigada por ter "furtado" minha foto, pode furtar quantas quiser. É sempre um prazer ter minhas fotos em seu blog. Um grande abraço minha doce e grande amiga. Antonieta

Antonieta de Sant´Ana disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
SILÊNCIO CULPADO disse...

Minha Querida Alda
Ainda passarei por cá para comentar este post. Agora o que te quero dizer é que acabei de te nomear, no meu blogue, para o prémio VISITANTE, um prémio que se destina a distinguir pela assiduidade e qualidade os comentaristas. Dado que o visitante é a nossa razão de ser temos que incentivar as visitas e os comentários e, por isso, gostaria que continuásses esta corrente.
Um abraço amigo e solidário

Crítica&denúncia disse...

Silêncio culpado, passei ontem lá para agradecer e dizer que vou listar aqui também mas estou pensando a melhor forma. Você é genial e você tem razão, mesmo porque quando eu gosto de um trabalho como é o seu, viro visitante fiel. Abração querido. Alda Inacio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre.