10 outubro 2007

Enquete: qual a razão da violência?

Eu creio que para tudo neste mundo existe uma resposta e por isto gosto de ouvir a dos outros, pois nem sempre a minha é a resposta mais brilhante. Hoje, lendo os jornais, encontrei um ponto sobre o qual venho debatendo com amigos nos bistrot e tenho sentido que cada pessoa tem uma idéia diferente sobre a questão "violência".
Veja o caso de hoje 10/10 um aluno de 14 anos entrou atirando contra os professores, numa escola em Cleveland nos Estados Unidos. Por que?

Por que nosso carro é fechado no trânsito e o motorista infrator sai do carro apontando-nos uma arma ? Por que filhos matam os pais, pais matam os filhos? Por que matam-se pessoas idosas e mendigos? Fazem 3 anos que houve uma onda de matança de mendigos, nas ruas de São Paulo, Brasil.

Por que o ser humano está cada vez mais violento?

Veja bem, nós temos toda a tecnologia nas nossas mãos; somos mimados com tanta inovação e se trabalharmos direitinho podemos ter o que necessitamos. Por que nada disto satisfaz e passamos a ser mais e mais violentos, tirando a vida, violentando outras vidas e violentando a nossa própria vida?

Alguém já parou para pensar qual a causa de tudo isto?

Para tentar entender o que você meu amigo pensa da violência vou elaborar hoje mais uma pesquisa de opinião. Peço por favor para você dar uma resposta à esta questão que é de interesse de todos nós;

Por Alda Inacio

5 comentários:

L'entour de Gigi disse...

Tradution para dizir em portuguese sono vitima de violence ma carro estava roubado, lo encontré, muta violence nel monde. Beijo de Gigi

7 Pecados Mortais disse...

Alda, são muitos os factores que levam à violência na minha opinião. Temos que encarar a violência nos vários contextos (sociais, temporais, educacionais, etc). A violência pode surgir se não houver uma formação como pessoa. Todos nós passamos por uma formação e temos em nós, a definição de violência e como pó-la em prática. Por exemplo, dois filhos do mesmo Pai, um é voluntário pela defesa dos direitos humanos e anda no mundo a praticar o bem, o outro é toxicodependente e torna-se num assaltante. Ambos tiveram a mesma formação, mas cada um escolheu o seu caminho. Existem factores sociais em que uma criança pode crescer num ambiente violento e tornar-se violento também. (Exemplo das favelas no Brasil). As crianças aqui nascem com uma cultura de violência, é isso que vivem, é isso que lhes ensinam. Temos também os exemplos religiosos (fanáticos a meu entender)em que ensina através da prática da morte os fundamentos da religião. Existem também casos de violência que podem acontecer devido a problemas do foro psíquico. Pode existir casos de violência em que já aconteceram devido a uma pessoa ser esquizofrénica. Para mim o mais importante é a formação como pessoa, contudo o ambiente onde estamos inseridos pode ter muita influência, mesmo que acreditemos em Deus ou não, o facto de onde nascemos, como fomos criados, com quem nos damos socialmente e importante também, a nossa personalidade, são factores que podem definir os actos de violência. O facto desse jovem que você noticiou, veja bem, está inserido num país de cultura de violência, o acesso rápido a armas de fogo, o resto não posso falar porque não sei mais sobre o caso, mas com certeza, que o factor de crescimento e educacional têm peso neste desfecho. O que é certo é que estou longe demais para avaliar este caso, mas na América (EUA) este não é o primeiro,nem será o último caso. Espero ter contribuido para esta questão e desculpe o texto enorme. Havia mais factores a comunicar mas já estou a tornar-me muito extenso. Beijos do paulo para si.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Em meu entender a violência é íntrinseca do ser humano e manifesta-se em sociedades em que as desigualdades e injustiças sociais se fazem sentir de forma acutilante. Há fenómenos sociais que alimentam a violência: o desemprego, bairros problemáticos, exclusão social, etc. etc. Há pois que contribuir para que a sociedade mude em termos de justiça social se queremos viver em paz.

Crítica e denúncia disse...

Meu amigo silêncio culpado,você tem razão quanto à violência intrínseca e eu tentei dar uma generalizada para mostrar que ela está em todo lugar; pessoas são violentas no trânsito, pessoas matam por nada; pensas mesmo que a violência está ligada à problemas sociais? eu gostaria de saber se isto é uma realidade do teu país. Grande abraço, Alda

Crítica e denúncia disse...

7 pecados vou te replicar o mesmo assunto lá no teu blog amanhã com certeza, brigadão. Alda

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre.