10 outubro 2007

Enquete: qual a razão da violência?

Eu creio que para tudo neste mundo existe uma resposta e por isto gosto de ouvir a dos outros, pois nem sempre a minha é a resposta mais brilhante. Hoje, lendo os jornais, encontrei um ponto sobre o qual venho debatendo com amigos nos bistrot e tenho sentido que cada pessoa tem uma idéia diferente sobre a questão "violência".
Veja o caso de hoje 10/10 um aluno de 14 anos entrou atirando contra os professores, numa escola em Cleveland nos Estados Unidos. Por que?

Por que nosso carro é fechado no trânsito e o motorista infrator sai do carro apontando-nos uma arma ? Por que filhos matam os pais, pais matam os filhos? Por que matam-se pessoas idosas e mendigos? Fazem 3 anos que houve uma onda de matança de mendigos, nas ruas de São Paulo, Brasil.

Por que o ser humano está cada vez mais violento?

Veja bem, nós temos toda a tecnologia nas nossas mãos; somos mimados com tanta inovação e se trabalharmos direitinho podemos ter o que necessitamos. Por que nada disto satisfaz e passamos a ser mais e mais violentos, tirando a vida, violentando outras vidas e violentando a nossa própria vida?

Alguém já parou para pensar qual a causa de tudo isto?

Para tentar entender o que você meu amigo pensa da violência vou elaborar hoje mais uma pesquisa de opinião. Peço por favor para você dar uma resposta à esta questão que é de interesse de todos nós;

Por Alda Inacio

5 comentários:

  1. Tradution para dizir em portuguese sono vitima de violence ma carro estava roubado, lo encontré, muta violence nel monde. Beijo de Gigi

    ResponderExcluir
  2. Alda, são muitos os factores que levam à violência na minha opinião. Temos que encarar a violência nos vários contextos (sociais, temporais, educacionais, etc). A violência pode surgir se não houver uma formação como pessoa. Todos nós passamos por uma formação e temos em nós, a definição de violência e como pó-la em prática. Por exemplo, dois filhos do mesmo Pai, um é voluntário pela defesa dos direitos humanos e anda no mundo a praticar o bem, o outro é toxicodependente e torna-se num assaltante. Ambos tiveram a mesma formação, mas cada um escolheu o seu caminho. Existem factores sociais em que uma criança pode crescer num ambiente violento e tornar-se violento também. (Exemplo das favelas no Brasil). As crianças aqui nascem com uma cultura de violência, é isso que vivem, é isso que lhes ensinam. Temos também os exemplos religiosos (fanáticos a meu entender)em que ensina através da prática da morte os fundamentos da religião. Existem também casos de violência que podem acontecer devido a problemas do foro psíquico. Pode existir casos de violência em que já aconteceram devido a uma pessoa ser esquizofrénica. Para mim o mais importante é a formação como pessoa, contudo o ambiente onde estamos inseridos pode ter muita influência, mesmo que acreditemos em Deus ou não, o facto de onde nascemos, como fomos criados, com quem nos damos socialmente e importante também, a nossa personalidade, são factores que podem definir os actos de violência. O facto desse jovem que você noticiou, veja bem, está inserido num país de cultura de violência, o acesso rápido a armas de fogo, o resto não posso falar porque não sei mais sobre o caso, mas com certeza, que o factor de crescimento e educacional têm peso neste desfecho. O que é certo é que estou longe demais para avaliar este caso, mas na América (EUA) este não é o primeiro,nem será o último caso. Espero ter contribuido para esta questão e desculpe o texto enorme. Havia mais factores a comunicar mas já estou a tornar-me muito extenso. Beijos do paulo para si.

    ResponderExcluir
  3. Em meu entender a violência é íntrinseca do ser humano e manifesta-se em sociedades em que as desigualdades e injustiças sociais se fazem sentir de forma acutilante. Há fenómenos sociais que alimentam a violência: o desemprego, bairros problemáticos, exclusão social, etc. etc. Há pois que contribuir para que a sociedade mude em termos de justiça social se queremos viver em paz.

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo silêncio culpado,você tem razão quanto à violência intrínseca e eu tentei dar uma generalizada para mostrar que ela está em todo lugar; pessoas são violentas no trânsito, pessoas matam por nada; pensas mesmo que a violência está ligada à problemas sociais? eu gostaria de saber se isto é uma realidade do teu país. Grande abraço, Alda

    ResponderExcluir
  5. 7 pecados vou te replicar o mesmo assunto lá no teu blog amanhã com certeza, brigadão. Alda

    ResponderExcluir

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!