02 outubro 2007

Resposta ao Paulo Dias sobre Lula e o acidente do avião da Tam ocorrido em julho.

Esta postagem sem foto foi elaborada para dar resposta ao gentil criador do blog "7 pecados Mortais", Paulo Dias, o qual deixou hoje uma mensagem no texto " A hilária política brasileira". Não coloco foto para não explorar o assunto que foi muito debatido na mídia com cenas atrozes.

A mensagem deixada pelo amigo foi: Olá Alda, vou-me apresentar, Sou o 7 pecados mortais (Paulo Dias). Já há algum tempo que tenho o seu blogue como um dos blogues referenciados por mim. Talvez a minha visita aqui não tenha sido a que eu mais desejava mas vou tentar melhorar nesse aspecto. Para me conhecer melhor eu faço parceria com o blogue "Valores Portugueses" em que eu já vi a sua visita. Penso que já visitou o meu, mas não posso afirmar. Gostava de lhe questionar o seguinte: o que pensa do governo Brasileiro e neste caso do Lula em relação ao acidente de aviação que aconteceu em Congonhas? Você que vive ai pode-me dar uma opinião melhor sobre tudo que rodeou este trágico acidente. Obrigada e espero uma resposta.

Resposta:
Amigo Paulo, a oposição toma todos os incidentes no Brasil jogando contra o governante atual Lula; mais precisamente a elite brasileira faz isto, porque Lula não tem formação acadêmica, portanto não deveria governar um país. Cá entre nós, os doutores brasileiros que me perdoem mas os senhores vivem de braços cruzados, encostados nos vossos diplomas, sendo que 90% entre os senhores não teriam nem capacidade de organizar um blog, pois revelariam nele que não sabem nem escrever português corretamente.

Voltando à resposta: amigo Paulo, dói falar deste acidente, imagino o sofrimento dos familiares...é muito doloroso. Mas, não podemos culpar o presidente de nenhum país por uma catástrofe semelhante. De mais a mais, um Brasil deste tamanho não é fácil ser conduzido e por isto Lula tem toda uma equipe que nem sempre corresponde ao que ele deseja. Já expliquei em outra postagem: Lula tinha na mão, de um lado os integrantes do PT, alguns à altura dos cargos que foram propostos, de outro lado, os remanescentes do ex presidente Color, uma nata sedenta de dinheiro público, bloqueado durante 23 anos pelo regime militar. Ele não governa sozinho. Não pode multiplicar-se por mil e estar em todo lugar.
O aeroporto estava sendo reformado? Sim ! Mas, prever um acidente, quem é capaz? Desviar os voos para outro aeroporto que será sobrecarregado? Impossivel, pois o outro aeroporto de São Paulo é o de Guarulhos e suporta todo o tráfico aéreo internacional..
Sem querer defender a Tam, muito pelo contrário, eu espero nunca mais usar o serviço desta companhia, mas coloco aqui alguns acidentes de peso no Brasil desde 1960 e se fosse o caso, teríamos que fechar todas a s companhias nacionais por motivo de acidentes, ou, como segue o debate aqui iniciado pelo amigo Paulo dias: será que deveriam cair os governos a cada acidente? eu que dependo de avião "Que deus nos ajude"
Vasp(1982), Transbrasil (1989 e outro 1980), Cesna, Foker da Taba, Paraense (1970) Boing da Varig (1989), Caravelle da Cruzeiro do Sul, Larjet (que matou o grupo Mamonas assassinas,1996) Dart Herald da Sadia, Convair da Cruzeiro do Sul, Convair da Companhia Real, Douglas da Companhia Real, Fokker da Aeronáutica, Panair (1960), Embraer EMB 120 - Brasil(2002, outro 2004 ) Legacy e Gol se chocam (set 2006) Sêneca (out 2007) Tam (1996 e julho 2007) Outros acidentes com a Tam ninguém ficou ferido.

Pois aí está, meu amigo ! Não sei se respondi o que tinhas em mente.

Um grande abraço do tamanho do Brasil.

Por Alda Inacio

9 comentários:

7 Pecados Mortais disse...

Obrigada Alda. De uma maneira geral você respondeu à minha questão. É verdade que quanto ao acidente, ninguém pode prever uma tragédia. Senti realmente a sua posição quanto a Lula e senti também porque é que alguns não o querem no governo. Mas sendo a Tam uma das companhias com mais problemas nos seus aviões tendo inclusive já registado vários acidentes, porque não tomou o governo as devidas precauções para evitar um eventual desastre? Abraços e Obrigada

Crítica e denúncia disse...

Paulo, você tem razão quanto a evitar, corrigir falhas antes das tragédas mas veja, a Tam opera na França, não faz parte da lista negra lançada por este país, veja o texto que copiei:
A decisão da Direcção-Geral de Aviação Civil francesa (DGAC) chega na sequência da série de acidentes ocorridos nos meses de Julho e Agosto envolvendo diversas companhias aéreas de vários continentes. Assim sendo, as operadoras Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), Air Koryo (Coreia do Norte), Air Saint-Thomas (EUA), International Air Services (Libéria) e Phuket Airlines (Tailândia), estão interditas de sobrevoar o espaço aéreo francês por "não cumprirem as normas decretadas pela Organização Internacional da Aviação Civil".
Assim sendo, como eu mesma já viagei pela Tam e achei o mesmo serviço quando viagei pela França-airlines, então creio que o governo brasileiro se baseia nas ações dos grandes países, mas esta é uma cogitação pessoal...é muito difícil opinar neste ponto e me coloco eu no lugar do presidente, meu deus ! Será que é possível evitar tragédias desta natureza? Abração, gosto de debate, te agradeço de coração. Alda

7 Pecados Mortais disse...

Compreendo a sua posição. Então só posso chegar à conclusão que me enviaram factos errados acerca da Tam. Tenho fotos de alguns dos acidentes acompanhados por texto que gostaria de enviar para você para depois poder comentar. Por vezes podem querem enganar-nos e dar informações erradas, mas como disse gostaria de enviar por mail um documento em Power Point para você me comentar. Depois me diga algo. Abraços Portugueses.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Os jogos de bastidores são sempre muito perigosos para quem governa. Pobre do Presidente Lula da Silva se tivésse que se preocupar ao pormenor com tudo o que se passa no país. Obviamente que foi um acidente que custou vidas mas essas coisas, infelizmente, acontecem.Há que apurar responsabilidades ma snão vejo que isso sobre para o presidente Lula da Silva. Quanto a não ter formação superior, ele pelo menos é sincero e assume que não a tem. É uma grande virtude porque há quem não o faça. E em Portugal tenho, por exemplo, um prémio Nobel da Literatura, José Saramago, que não tem formação superior.
Beijinhos

Crítica e denúncia disse...

Amigo Paulo, espero que nossos blogs sejam eternos irmãos e ainda sobre as fotos que enviaram a ti: eu creio que são terríveis, nem me mostre, ficariam gravadas na meinha memória, eu acredito que a cena foi dolorosa de ver, obrigada por gerar o debate que sempre acaba sendo saudável ao tentarmos entender os fatos.
Silêncio culpado, eu não conheço bem Saramago e gostaria muito de ler sobre ele, vou fazer isto para discutirmos depois. Parabens a Portugal por ter um Nobel , nós no Brasil ainda não tivemos esta felicidade. Abraço a todos, Alda

7 Pecados Mortais disse...

Alda, as fotos que tenho não são do acidente em Congonhas mas sim de vários acidentes com a companhia área Tam. Não são fotos chocantes, apenas revelam os inúmeros acidentes que a companhia já teve. Daí eu ter perguntado se não tem havido desleixo na manutenção dos aviões e se o Governo (e não me refiro ao Lula especificamente) não se desleixou acerca disso. Fala-se muito se no acidente houve erro humano ou não, mesmo que tenha havido penso que o aparelho também não estava em condições, pois o Reversor do Motor direito do Avião não funcionou. Se quiser depois lhe posso enviar por mail as fotos que estão em formato Power Point. Abraços.

NINHO DE CUCO disse...

Em qualquer dos casos não me parece que seja o Presidente Lula da Silva o responsável directo pelo acidente. Não podemos tirar dividendos políticos da desgraça alheia. Há muito que fazer há que apurar responsabilidades, tudo isso. Mas não nos aproveitarmos da fragilidade emocional de familiares dos que pereceram e dos sobreviventes para julgar a governação de quem quer que seja.

7 Pecados Mortais disse...

Amiga Alda, muito obrigada. Fiquei mais esclarecido do que talvez alguns debates televisivos brasileiros a que assisti depois do fatídico acidente. O meu muito obrigada.

Crítica e denúncia disse...

Amigo Paulo, passei por teu site hoje e o farei sempre, pois tu tens um bom material lá e me pareces muito inteligente. Desculpe as explicações acaloradas... nem imaginas a pressão que passamos no Brasil a cada acidente grave como aquele. Será sempre um prazer ter-te por aqui. Alda

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre.