29 novembro 2007

SAIU NOVA LISTA: BRASIL ESTÁ ENTRE OS PIORES DO MUNDO

Constato esta notícia que li na BBC- de Londres, com profunda tristeza; a educação no Brasil está a zero e por "x" motivo, nossos jovens estão colocados entre os lugares 50 a 54 numa lista entre vários países do mundo, no que concerne ao nível de conhecimento na faixa etária do segundo grau. Este resultado foi divulgado pela OCDE em observação a testes de conhecimento aplicados em 57 países.
Diante disto ficamos nós sem resposta, depois de tanto esforço empreendido nas classes, tantas mudanças nos currículos escolares, para que os jovens assimilem melhor o ensino. E aqui, lanço um grito de sensura contra os métodos dos governos estaduais, que no meu caso conheço amplamente o de Goiás, tendo sido professora do Estado e Diretora de escola. Onde está a culpa do "emburrecimento" do aluno? A culpa do "emburrecimento" do aluno está na fórmula de economia do Estado. A ordem passada às Secretarias da Educação é de não deixar o aluno repetir de ano, pois com isto o Estado deve reinvestir no mesmo aluno no ano seguinte e para que o ESTADO faça economia, o aluno "deve passar de ano" de qualquer maneira. Pasmem os senhores, mas é exatamente isto o que acontece no Brasil. O professor está proibido de reprovar aluno e mesmo quando ele falta à aula, tira zero na prova, o professor tem que fazer o aluno passar de ano.
Desta forma, os senhores tem uma idéia de como será o futuro da Nação Brasileira?
Se pergunto a um professor universitário o que ele pensa disto tudo, imediatamente terei a seguinte resposta: para o governo, aluno deve ser burro, deve passar de ano para adquirir um diploma, sem nada compreender, principalmente sobre política, pois cidadão politizado é perigoso.
Recentemente eu vi uma reportagem sobre a educação na Finlândia e não me admira nenhum um pouco que este país ficasse em primeiro lugar na pesquisa da OCDE. O Brasil investe 3,9% do PIB na Educação, enquanto na Finlândia o investimento é de 6,3% e lá os alunos tem livros, transporte e almoço gratuito. Em segundo lugar ficou Hong Kong na China e em terceiro o Canadá.
Creio que em menos de 5 anos os jovens brasileiros carregarão a bandeira de campeão da burrice universal, pois brasileiro adora ser campeão de alguma coisa. E veja que nossos jovens não merecem uma coisa destas. Vergonha Nacional a gente suporta, mas vergonha mundial é demais.
Por Alda Inacio
Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!