06 dezembro 2007

Papai Noel e São Nicolau são os mesmos?


Papai Noel e São Nicolau

Hoje, 06/12 é dia de São Nicolau e aqui na Europa as crianças fazem a festa, pois hoje é dia dele e dia das crianças. Se fosse um dia comemorativo de santo católico, desculpem, mas eu não perderia o meu tempo com um post para nenhm deles. No entanto é das crianças este dia e isto o Brasil não conhece. Para nós, o dia das crianças é 12 de outubro, afinal, as crianças merecem o seu dia especial.
Aqui vai a história real sobre os dois personagens:
São Nicolau foi um Bispo e nasceu na cidade de Mira na Turquia, dedicou sua vida às crianças e morreu no dia 06 de dezembro de 342. A partir de então, o mundo comemora o dia de São Nicolau e dia das crianças neste dia. Até bem pouco tempo atrás ninguém comemorava Natal com papai Noel. Mas, em 1822 Clemente Clark Moore escreveu para seus filhos a história inventada por ele mesmo "Uma visita de São Nicolau" onde ele misturou São Nicolau, as entradas pelas chaminés e presentes para crianças. Isto foi apenas um conto que ficaria esquecido até 1930 quando a Coca Cola criou uma grande publicidade em torno desta figura criada por Moore e chamou a figura de Santa Claus, isto feito na América do Norte pegou fogo imeditamente e o velhinho foi associado ao Natal, passando daí para a frente a ser o Papai Noel. O mito papai Noel ficou tão ou mais conhecido que São Nicolau e na Europa é feita uma grande festa para as crianças no dia de hoje e outra no Natal. Veja as fotos de um e de outro acima.
E eu, como avó, posso dizer que os netinhos cobram seu presente no dia de hoje e como avó meu presente foi um passarinho, canarinho, colorido, delicado e lindo que a Sabine adorou.
Enfim, São Nicolau existe e os netinhos sabem disto e logo virá o Papai Noel...ufa ! Vida de vó é financeiramente complicada. (rsrsrsrsrsrsrsrs)
Por Alda Inacio
Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!