09 novembro 2008

Maracutaias do sistema capitalista

Tentando entender a psicologia deste sistema capitalista, muitas vezes eu me afundo lendo notícias da atualidade e o resultado que obtenho é surpreendente. Vejam os senhores que os bancos são tratados como "filhinhos-do-papai-Estado"; um mau passo e o papai está ali presente para cobrir os déficits e empurrar o filho pra frente com carinho desmedido. Agora veja ainda: se a população precisa de empréstimo é cobrada uma taxa de juros que antes da crise passava dos 7% ao mês, hoje já nem imagino mais a quantas esta taxa anda. No entanto, eu e você colocamos nosso dinheirinho lá na poupança, isto é, emprestamos ao banco, cujo dinheiro passa a ser capital de giro dos bancos e a nós é pago por este empréstimo que fazemos aos bancos nada mais que 0,6% ao mês. Agora me respondam: qual é diferença de um empréstimo que o banco me faz e um empréstimo que eu faço ao banco? Se você souber a resposta me explique por favor.

Por outro lado, fazendo um paralelo, o Ministério Público Federal de São José dos Campos abriu processo civil contra a Embev, onde pretende arrecadar a soma de R$2,8 bilhões "que irão para os cofres do Governo Federal" acusando as companhias de cervejas de estarem embebedando a população e com isto causando desgaste nos cofres do SUS. Explicando isto: o indivíduo enche a cara, vai parar no SUS, o governo "paga" a consulta, o governo fica mais pobre a cada dia com estas ações dos cidadãos bebuns e.... deve ser ressarcido pelos fabricantes de cerveja?

E você quer notícia mais cabulosa do que esta? Companheiro, se você enche a cara e vai parar no SUS é o seu dinheiro e não o do governo que paga a consulta. Somos nós que mantemos o SUS, somos nós que mantemos o Governo, é nosso o dinheiro neste sistema capitalista degringolado. Então o Governo chora pra pagar a consulta médica, mas se os filhinhos nada pródigos, que são os bancos, entram em crise, o governo doa bilhões para ajudar?
E você pode me responder ainda se é o homem que faz o sistema ou o sistema que faz o homem? Sabe por que? O Presidente Lula é de esquerda, conhece as maracutaias do sistema capitalista, e hoje, este mesmo Lula age como capitalista, está do lado dos banqueiros e não do povo e ainda vai a Cuba como quem tem alguma coisa a ver com o sistema de esquerda comunista de Cuba. Tapa-se o sol com a peneira e o povo a-cre-di-ta? Se alguém souber me explicar tudo isto me ajude pois eu fiquei burra.


Por Alda Inacio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre.