25 fevereiro 2009

"Brasileiros como eu " - o filme dos brasileiros na Bélgica

"As fotos do filme Brasileiros como eu, foram retiradas deste post porque deixaram o carregamento da página muito pesado; quem quiser ver as fotos, visite o blog A vida na Bélgica, as fotos foram colocadas lá"

"Brasileiros como eu" é um filme documentário de Susana Rossberg, cineasta brasileira que vive na Bélgica há alguns anos. Segundo ela, o filme tem a intenção de mostrar a realidade desta comunidade brasileira que está na Bélgica e aqui luta para sobreviver. O filme é realista, conta as vitórias e desilusões de alguns brasileiros, o que na verdade retrata a realidade da comunidade inteira. É uma filme que toca as emoções daquele que um dia em sua vida viveu, ou passou por Bruxelas; mostra o sofrimento de alguns que apesar do sofrimento, ainda assim, não pretendem nunca mais voltar ao Brasil; conta a realidade de outros como a artista plástica Inez Oludé que apesar de viver aqui mais de vinte anos nunca arrumou um bom trabalho; conta a prisão do músico Claudio, que estava ilegal aqui e numa visita à Irlanda foi deportado.
Eu que ainda não tive o prazer de conhecer Susana Rossberg encontrei a propaganda do filme online, entrei em contato com ela para perguntar onde eu poderia comprar o filme e ela, graciosamente enviou-me o DVD desta obra que eu gostaria de sugerir a todos os interessados que procurem assistir. Nela os senhores poderão sentir a emoção de gente simples contando diante das câmaras o sofrimento aqui passado e as vitórias alcançadas.
As fotografias acima eu tirei do filme enquanto assistia e podemos ver a pamonha importada do Brasil, uma pastelaria bem ali ao lado da Gare du Midi, local muito conhecido dos brasileiros que moram aqui; uma loja brasileira, um Empório, também um restaurante bem brasileiro onde se come uma feijoadinha no ponto. Eita gente ! Que nosso Brasil é "baum" de gosto!
Por Alda Inacio
Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!