10 fevereiro 2009

Brasileiros no exterior: Itália x Inglaterra e outros...

Os sonhos de boa parte dos brasileiros que visam a Europa para viver estão mais ou menos divididos em direção à Portugal, aqueles que pensam ali ser mais fácil por falar-se a mesma língua; dizem que homem Gay vai para a Itália; os pretendentes a trabalhos domésticos e construção vão para a Bélgica, aquelas com destino à prostiuição acabam na Espanha e quem quer ganhar mais vai para a Inglaterra, que abrange todo tipo de intenção.

Hoje a condição de "fille au pair" se espalha com ofertas em vários países, pois este tipo de trabalho dá direito a entrar legal em qualquer país e dá direito à estudar a língua local. São para moças de até 25 anos que trabalharão como babá durante 4 horas, recebem um salário e estudam na outra parte do dia. Mas o trabalho deve ser oferecido no Brasil e os documentos são feitos via Consulados e Embaixadas situadas no Brasil para serem legais.

A Inglaterra ameaçou botar o Brasil na lista de pedido de visto, o que dificultaria a entrada de brasileiros no país, exigência abolida recentemente, sendo "supostamente livre" a entrada de brasileiros naquela país. Digo supostamente, porque muitos brasileiros de mal aparência, ou mal vestidos viram recusadas suas entradas e isto não é de hoje. Triste isto? Alguns deles vieram parar na Bélgica; aliás parece que aqui entra tudo, não sei até quando.

A Itália decretou na semana passada a perseguição massiva aos ilegais, determinando aos médicos de todo o país que denunciem as pessoas estrangeiras que se aproximarem de um hospital para consulta de saúde. Chocante isto. Os médicos passarão a fazer um trabalho extra não remunerado, o de espião da direita nazista do Senhor Berluscone. Ainda mais: quem for pego pode passar até 4 anos na prisão antes de ser deportado.

No fundo, com a crise, cada país se defende como pode para que as vagas de emprego sejam preenchidas pelos cidadãos do país e eu creio que esta pressão vai aumentar por causa do desemprego em larga escala na atualidade.
Por Alda Inacio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!