27 maio 2009

A arte de saber poupar

Esta é uma questão complicada e talvez uma finalidade defícil para a maioria dos brasileiros e aqui não nos referimos somente à quem não tem condições financeiras, muito pelo contrário, em todos os níveis sociais o brasileiro não sabe economizar. Se você ganha 450, por mês você nunca tem dinheiro, se você ganha 5 mil por mês você nunca tem dinheiro. Por que será ?
Nós não sabemos poupar, não sabemos fazer economias com pouco nem com muito e eu mesma me enquadrava neste prognóstico de brasileiro gastão. Somente depois de muito pensar na valorização do que ganho, e isto durou anos, é que fui aprender a economizar fazendo contas anuais. Faça você também uma experiência de contas anuais e você vai aprender a poupar. Experimente anotar tudo que você gasta e no final do ano contabilizar. Você vai ficar assustado com o resultado.
Por outro lado, você se deixa convencer pelas propagandas? Poderia comprar um perfume de 60, no Boticário mas você quer o de 250, importado? Tem gente que ganha o mínimo e paga os 250, em suaves prestações só para ter um perfume importado. Se fizesse alguns outros cortes temporários no consumo para canalizar as compras em certa época do ano, você teria mais possibilidades, principalmente comprando à vista.

Depois que eu comecei a investir na Bolsa de Valores aprendi que cinquenta reais hoje, cem reais amanhã em lucro de ações, somando uns dividendos de 250, outros de 150,... no final do ano eu compro um ar condicionado à vista, faço uma viagem de férias e ainda coloco peneus zerinho no meu carro pagando à vista. Se mês a mês eu pensar assim, somo no final do ano mais uns 3 mil, 4 mil extra no meu bolso. E veja que aprender a esperar também gera benefício. Espero pacientemente chegar o mês de dezembro e compro o perfume importado à vista. Com estas técnicas repensadas na minha vida, eu aprendi a dizer não ao cartão de crédito, não ao cheque especial e posso garantir que minha vida financeira já me possibilitou muitas alegrias. Nós somos compulsivos. Se não dermos um basta na compulsividade morreremos pobres. Calma ! Você não vai morrer pobre! Aprenda a arte de poupar. Tente!


Por Alda Inacio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!