08 agosto 2009

Minha vida na Bélgica - 12° capítulo

12° Capítulo -
       
            Filósofa sem diploma.


Durante os cinco anos passados na Europa, eu havia finalizado a universidade de filosofia como alguém "sem papel", conclusão "sem diploma". Esse era fundamental se eu pretendesse utilizar o aprendizado para ganhar dinheiro no Brasil.  Sem conotação pejorativa, no Brasil o diploma vale mais que o conhecimento, enfim, diploma é orgulho válido, depois do esforço de anos de dedicação aos estudos.           
Recomeçar minha vida batendo de porta em porta nas escolas para conseguir uma vaguinha de pró-labore não fazia mais a minha cabeça. Receber em Real não me dizia mais nada e a Bélgica me acenava incessantemente.

A sequência está no livro, visite o site da Editora Perse.

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!