24 janeiro 2011

O Espírito Santo

Colocações preliminares:

Porque uma pessoa crítica ferrenha e debochada como eu passa a publicar textos Bíblicos?
Resposta: Fui convertida ao evangelho em 1981 e frequentei durante anos uma Igreja Batista, depois me afastei da igreja e vivi perdida no mundo durante mais de 10 anos.
Porque agora, algo mudou?
Resposta: Sim! Passei por longos anos de sofrimento, apanhando pela vida afora e agora, fim de 2010, achei que era hora de parar de dar cabeçadas a esmo e pedi a Deus, clamei por meu retorno a Ele e Ele me ouviu.
Para retornar a Deus é necessário frequentar uma igreja?
Resposta: Sim! A igreja tem o convívio com outras pessoas da mesma fé, tem a leitura da Bíblia constante e sem esta convivência a brasa fora da fogueira se apaga.
Porque uma igreja Presbiteriana e não a Batista?
Resposta: Porque durante o período em que fiquei afastada da igreja eu compreendi que tudo na vida é predestinado por Deus. Levei anos para entender este particular e só encontra-se respaldo para predestinação numa Igreja Presbiteriana.

O ESPÍRITO SANTO


Inicio esta série com um ponto muito importante "O Espírito Santo". Ele é uma parte da Trindade divina, onde consta o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ele é uma pessoa espiritual que age naqueles escolhidos por Deus para viver a Vida Eterna depois de ter aceitado Jesus. Esta conotação "escolhidos por Deus" tem característica eletiva, dentro da corrente evangélica voltada para a predestinação, como por exemplo na Igreja Presbiteriana. Já outras correntes evangélicas explicam que o Espírito Santo age naqueles que aceitam Jesus e portanto ganham a Vida Eterna por meio de Jesus. Ambas interpretações são verdadeiras e não contradizem uma à outra.

O Espírito Santo é o consolador citado em João 14:3 em outro versículo a explicação é bem clara sobre a participação fundamental do Espírito Santo na vida de um amado de Deus, veja em Lucas 11:13 “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”

Ainda outro entre tantos versículos que explicam o Espírito de Deus - Atos 5:32 “E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.”

O Espírito Santo é quem guiou os escritores da Bíblia, sem o qual a Bíblia não passaria de um livro de história. A parte divina (espiritual) da Bíblia só pode ser compreendida por mediação do Espírito Santo e a verdade sobre como é impossível compreender a Bíblia sem a intermediação do Espírito Santo é vista em discussões acaloradas principalmente em áreas científicas, onde se tenta constestar a virgindade de Maria, onde se contesta a travesia do Jordão. Onde se coloca em dúvida os milagres de Jesus e até mesmo a existência deste e a existência de Deus. O crente ao abrir a Bíblia faz oração pedindo a intermediação do Espírito de Deus para compreender a mensagem divina.

O Espírito Santo é o próprio Deus, podendo-se dizer o seguinte sobre a Trindade: Deus é o ser pensante, o Espírito Santo é quem interage e Jesus o que executa. Os 3 são um.

Encerro este pequeno estudo com um versículo que eu acho maravilhoso e que revela a importância de uma vida limpa e reta nas mãos de Deus para receber em si um pouquinho deste grandioso Deus, veja em Mateus 10:19-20 “Mas, quando vos entregarem, não cuideis de como, ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será dado o que haveis de dizer. Porque não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.”

Bendito é aquele ser humano que pode dizer com alegria "O Espírito de Deus vive em mim"


Por Alda Inacio

Postar um comentário
Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre.