27 março 2011

Denúncia: o SUS continua desfalcando...

Este tipo de denúncia  é conhecida do SUS (Sistema Único de Saúde) e parece que ainda vai continuar sem solução, porque sem fiscalização nada funciona neste país. Vejam só. Euzinha, eu mesminha, Alda aqui escrevendo, fui fazer ontem uma consulta com o médico do Posto de Saúde aqui no meu bairro. Coisas rotineiras de mulher, como mamografia etc e qual não foi minha surpresa, quando apresentei meu cartão do SUS de MOGI DAS CRUZES, São Paulo, lá onde eu morei de Março 2011 até Dezembro 2011, o cartão não existia no SUS. Não tinha registro no SUS. Mandara-me até a Secretaria de Saúde do Município aqui mesmo, para tirar um novo cartão.
Lá me fui contente por resolver a questão sem precisar ir muito longe. E ali sentada diante do funcionário da Secretaria de Saúde troquei um diálogo com o gentil cavalheiro e fiquei sabendo de detalhes expressivos sobre o bendito cartãozinho que todo o cidadão possui. Disse-me o referido funcionário que em Goiânia, certo tempo atrás, perderam o Banco de Dados inteiro do SUS e tiveram que refazer todos os cartões. Epa! Mas como refazer os cartões sem banco de dados?  Sem nomes? Refizeram... Mas será que esta "refeita" mostra dados verdadeiros?
Por outro lado, como é que foi possível EU fazer tantos exames, como realmente fiz, de olhos, de útero, consultas várias, isto durante os meses que em Mogi das Cruzes residi, sem que o hospital onde consultei recebesse um centavo pelos exames e consultas??? E por trás disto ainda fica minha dúvida: e quantas mil pessoas estes postos de Saúde manejam sem que o din-din cubra o caixa destes hospitais nestes municípios? Por isto não tem vagas para doentes que continuam morrendo sem atendimento. Falta organização na Saúde dos brasileiros.

Assim não há país que vá pra frente, torcida brasileira. FALTA FISCALIZAÇÃO NESTE PAÍS. Que adianta fazer novas leis se não são fiscalizadas para serem cumpridas. Há uma falha na mentalidade dos nossos governantes. Falta de visão  das situações de norte a sul deste país?

Portanto aí está: se não tivesse acontecido comigo mesma, eu nem acreditaria. E se mexer nestas brasas sai fumaça. Pode ver que tem desfalque grosso no meio. Alguém deve estar ganhando com estes descasos.

Paz do Senhor aos leitores.
Por Alda Inacio

Nenhum comentário:

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre.