15 maio 2011

Muitos são chamados, poucos são escolhidos

Este texto abaixo saiu da boca de Jesus e está no capítulo 22 de Mateus; chama-se “banquete das bodas”. O capítulo anterior mostra Jesus chegando em Jerusalém e cercado por muitas pessoas que queriam perguntar a ele coisas sobre a salvação e o céu. Ali diante de Jesus estava seu povo, o povo Judeu. O texto foi dito em forma de parábola. Será que os Judeus entenderam? Você vai entender.

Mateus capítulo 22:1-14
Então Jesus tornou a falar-lhes por parábolas, dizendo:
2 O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho.
3 Enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir.
4 Depois enviou outros servos, ordenando: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado; os meus bois e novilhos já estão mortos, e tudo está pronto; vinde às bodas.
5 Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio;
6 e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.
7 Mas o rei encolerizou-se; e enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.
8 Então disse aos seus servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.
9 Ide, pois, pelas encruzilhadas dos caminhos, e a quantos encontrardes, convidai-os para as bodas.
10 E saíram aqueles servos pelos caminhos, e ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e encheu-se de convivas a sala nupcial.
11 Mas, quando o rei entrou para ver os convivas, viu ali um homem que não trajava veste nupcial;
12 e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu.
13 Ordenou então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.
14 Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

Analisando o texto, quem era o rei desta festa? Era Deus. Quem eram os primeiros convidados desta festa? Era o povo Judeu, que renegou Jesus, então Deus mandou a Palavra de Deus para outros povos do mundo inteiro e chamou convidados para a festa das bodas em outros países. Quem foi convidado? Fomos nós, todos nós que não somos Judeus. E no meio da festa de repente Deus pega alguém mal trajado e manda jogar esta pessoa nas trevas, lá onde tem choro e ranger de dentes. Sabe onde é isto? O inferno. Lá  tem choro e ranger de dentes, e você sabe quem é esta pessoa pega sem trajes nupciais? Este pode ser qualquer um de nós.

Lendo este texto a gente logo entende porque muitos são chamados, mas poucos os escolhidos. As pessoas são chamadas para seguirem a Jesus, como eu e você, mas poucas se vestem adequadamente com as vestes da verdade e da dignidade que o Rei exige para participar da festa da salvação.

Jesus logo voltará e quer encontrar sua noiva, a igreja, bem vestida. Nossa roupa não pode estar suja pelo pecado. Necessitamos pedir perdão a Deus pelos pecados. Quando a gente aceita Jesus, nossa vestimenta é lavada pelo sangue do Cordeiro de Deus, Jesus.  Assim ficamos preparados para a festa.

Paz do Senhor a todos.
Por Alda Inacio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!