14 junho 2011

Como saber se o Espírito Santo está em você?

Parece umas das respostas mais difíceis destas questões todas que eu já coloquei aqui no blog. Talvez seja uma questão incogitável pela maior parte dos crentes, mas deveria ser a primeira: saber se o Espírito está em você, pois buscar a ação do Espírito é muito importante.

As obras de Deus só se fazem com a presença do Espírito Santo que está na terra agindo em nós. É ele quem nos dá força. Recebemos o Espírito ao confessarmos Cristo como único salvador e pedimos mais e mais do Espírito.  Ler na Bíblia Lucas 11:13 Ora, se vós que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem ?

Se alguma religião, ou pessoa, ousa dizer que qualquer um pode estudar a Bíblia e compreender sem  ajuda do Espírito Santo, enganou-se largamente. Qualquer um pode ler a Bíblia, isto é verdade, e a sua compreensão será perfeita na parte histórica da Bíblia e na parte de auto-ajuda. Os versículos por si só agem como auto-ajuda.

PARA COMPREENDER A BÍBLIA, A DOUTRINA, OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA COM O HOMEM, SÓ SE COMPREENDE COM AJUDA DO ESPÍRITO SANTO.

Muitos contestam dizendo “eu abro a Bíblia, leio e compreendo tudo”.  Outros dirão “nem os crentes compreendem tudo, dado está que existem interpretações diferentes para diversos assuntos bíblicos entre eles”. Verdade amigo. A revelação divina é complexa mesmo para os crentes, porque apesar de tentarmos viver uma vida espiritual, ainda estamos na carne, isto é, no pecado, e o espírito Santo tem dificuldade em conviver com o pecado. Quando pecamos, o Espírito enfraquece em nós.
Uma das explicações bíblicas mais bonitas sobre o Espírito Santo e´o versículo de Romanos 26 onde diz que Ele intercede por nós junto a Deus com gemidos inexprimíveis.

Quanto ao espírito agir em nós é assintomático no indivíduo que não tem uma comunhão perfeita com Deus. O próprio indivíduo não se dá conta daquele que está nele, se não buscar a Deus constantemente. Neste caso o fogo do espírito é fraquinho e quase não tem modo de se manifestar. Já um irmão que busca muito o Senhor, que confia muito no Senhor, que ora muito, que adora, que louva, pode ver claramente em si e na sua vida a presença do Espírito Santo.

Para saber se o Espírito está agindo em você, observe o seguinte:

1- A ação do Espírito de Deus primeiramente fará você se arrepender de todos os pecados. Esta é a primeira reação do Espírito e esta ação é dolorosa amigo. Não é prazerosa, não! Vem com muita lágrima e sofrimento intenso. Quando este arrependimento vem  te mostra em face os teus pecados  e neste momento você  é selado pelo Espírito Santo para toda a eternidade.
2- Você passa a ter prazer nas coisas de Deus e passa a repudiar as coisas do mundo.
3- Você sente alegria imensa em tudo que faz, sente paz, aprende a ter controle de si mesmo, sabe aplicar o amor, dar amor, fazer a obra com amor,  estes são atributos do fruto do Espírito.
4- Você desenvolve dons para ajudar na obra, dons diferentes para cada pessoa: uns para música, outros para pregar o evangelho, outros profecia. Isto vem do Espírito Santo.
5- Você sente vontade de voltar pra casa, eis aqui o maior mistério, a nossa casa, de onde viemos é junto a Deus e a gente sente vontade de voltar pra lá. Assim passamos a esperar com ansiedade a volta de Cristo, pois o Espírito em nós quer o aconchego de volta ao Pai.
6 - A presença do Espírito Santo dá ao nosso espírito discernimento para entendermos os limites entre o certo e o errado.

Aí está um resumo da resposta a esta pergunta e agora pergunto eu a você: o Espírito Santo está agindo em você? Você sente os sintomas? Espero e desejo que a sua resposta seja um SIM bem grandão. Caso você não tenha estes sintomas, busque o Espírito Santo em oração, busque firme, busque forte que Nele está o segredo da compreensão da Palavra de Deus, Nele está a comunhão perfeita entre você e Deus.

Fique na paz do Senhor Jesus.

Por Alda Inacio
Postar um comentário
Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre.