14 junho 2011

Como saber se o Espírito Santo está em você?

Parece umas das respostas mais difíceis destas questões todas que eu já coloquei aqui no blog. Talvez seja uma questão incogitável pela maior parte dos crentes, mas deveria ser a primeira: saber se o Espírito está em você, pois buscar a ação do Espírito é muito importante.

As obras de Deus só se fazem com a presença do Espírito Santo que está na terra agindo em nós. É ele quem nos dá força. Recebemos o Espírito ao confessarmos Cristo como único salvador e pedimos mais e mais do Espírito.  Ler na Bíblia Lucas 11:13 Ora, se vós que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem ?

Se alguma religião, ou pessoa, ousa dizer que qualquer um pode estudar a Bíblia e compreender sem  ajuda do Espírito Santo, enganou-se largamente. Qualquer um pode ler a Bíblia, isto é verdade, e a sua compreensão será perfeita na parte histórica da Bíblia e na parte de auto-ajuda. Os versículos por si só agem como auto-ajuda.

PARA COMPREENDER A BÍBLIA, A DOUTRINA, OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA COM O HOMEM, SÓ SE COMPREENDE COM AJUDA DO ESPÍRITO SANTO.

Muitos contestam dizendo “eu abro a Bíblia, leio e compreendo tudo”.  Outros dirão “nem os crentes compreendem tudo, dado está que existem interpretações diferentes para diversos assuntos bíblicos entre eles”. Verdade amigo. A revelação divina é complexa mesmo para os crentes, porque apesar de tentarmos viver uma vida espiritual, ainda estamos na carne, isto é, no pecado, e o espírito Santo tem dificuldade em conviver com o pecado. Quando pecamos, o Espírito enfraquece em nós.
Uma das explicações bíblicas mais bonitas sobre o Espírito Santo e´o versículo de Romanos 26 onde diz que Ele intercede por nós junto a Deus com gemidos inexprimíveis.

Quanto ao espírito agir em nós é assintomático no indivíduo que não tem uma comunhão perfeita com Deus. O próprio indivíduo não se dá conta daquele que está nele, se não buscar a Deus constantemente. Neste caso o fogo do espírito é fraquinho e quase não tem modo de se manifestar. Já um irmão que busca muito o Senhor, que confia muito no Senhor, que ora muito, que adora, que louva, pode ver claramente em si e na sua vida a presença do Espírito Santo.

Para saber se o Espírito está agindo em você, observe o seguinte:

1- A ação do Espírito de Deus primeiramente fará você se arrepender de todos os pecados. Esta é a primeira reação do Espírito e esta ação é dolorosa amigo. Não é prazerosa, não! Vem com muita lágrima e sofrimento intenso. Quando este arrependimento vem  te mostra em face os teus pecados  e neste momento você  é selado pelo Espírito Santo para toda a eternidade.
2- Você passa a ter prazer nas coisas de Deus e passa a repudiar as coisas do mundo.
3- Você sente alegria imensa em tudo que faz, sente paz, aprende a ter controle de si mesmo, sabe aplicar o amor, dar amor, fazer a obra com amor,  estes são atributos do fruto do Espírito.
4- Você desenvolve dons para ajudar na obra, dons diferentes para cada pessoa: uns para música, outros para pregar o evangelho, outros profecia. Isto vem do Espírito Santo.
5- Você sente vontade de voltar pra casa, eis aqui o maior mistério, a nossa casa, de onde viemos é junto a Deus e a gente sente vontade de voltar pra lá. Assim passamos a esperar com ansiedade a volta de Cristo, pois o Espírito em nós quer o aconchego de volta ao Pai.
6 - A presença do Espírito Santo dá ao nosso espírito discernimento para entendermos os limites entre o certo e o errado.

Aí está um resumo da resposta a esta pergunta e agora pergunto eu a você: o Espírito Santo está agindo em você? Você sente os sintomas? Espero e desejo que a sua resposta seja um SIM bem grandão. Caso você não tenha estes sintomas, busque o Espírito Santo em oração, busque firme, busque forte que Nele está o segredo da compreensão da Palavra de Deus, Nele está a comunhão perfeita entre você e Deus.

Fique na paz do Senhor Jesus.

Por Alda Inacio

23 comentários:

Anônimo disse...

linda Message eu ate senti a presença
do santo em mim

lidia disse...

Vem Espírito Santo 🙌

Anônimo disse...

Muito bem explicado, eu estava com algumas dúvidas sobre a ação do Espírito Santo, mas agora sei q ele está comigo e nada me deixa mais feliz e completa!! Adorar e amar a Deus é a minha maior felicidade, não tem nada q explique sentir o seu amor e agradecer e amar a Jesus Cristo meu único Salvador e pedir perdão pela cruz e amá-lo com todo o meu coração!! Pq é impossível não amar alguém q nos ama tanto!!!

Anônimo disse...

Muito bem explicado... Eu estava com algumas dúvidas, mas agora sei q tenho o Espírito Santo e estou imensamente feliz por isso, sou grata por deus ter me escolhido pra estar mais próxima dele. E estou escrevendo uma vida nova sem pecados e qt mais próxima eu fico do meu pai, mas eu quero ficar, pq não tem nada q explique sentir o teu amor, impossível não amar alguém q nos ama tanto, sou grata a Jesus Cristo meu único Salvador e meu amor e peço perdão pela cruz. A vida com Deus é uma vida completa!!!

Anônimo disse...

olá, boa tarde! eu ainda tenho duvidas porque ainda não sei como é, sei que quando louvo a Deus minha cabeça balança sem eu fazer isso e quando não louvo não acontece, gostaria de saber a resposta obrigado....

weliington rapper disse...

Nao sou frequente na igreja....
Mas tive um sonho em que eu recebia o espirito santo...
E nas noites posteriores...
Tive sonhos reveladores...
E entao passei os dias me sentindo dopado mais concentrado e perdido mentalmente ao msm tempo...
Eu vivia de qualquer jeito... Na prostituiçao e nao tinha ciumes daa minha mulher e depois dos sonhos reveladores me transformei... Voltei a sentir ciumes das roupas dela ando meio nervoso de mais...
Por que será
???
No começo tive convicçao de que o espirito santo estava falando comigo... Pois fiquei quebrantado e acabei voltando pra jesus... Mas agora me sinto muito mau por voltar a ser tao ciumento possessivo.... Me ajudem!!!
O que pode estar acontecendo comigo?

Papo de vó disse...

Wlington, prazer meu amigo

Pelo que você contou, você é um escolhido de Deus, mas está relutando em assumir a causa de Cristo e isto o diabo adorou em você e quando alguém fica sobre o muro ele gosta e ele rodeia, ele cria situações irreais para que você caia no abismo e não siga Jesus. Quando a gente tem discernimento e sabe disto, então, nos enchemos de calma e dizemos pra Deus: "me ajuda Senhor Jesus, eu não vou desistir de ti". Tem casos extremos, o qual eu já passei, e durante um tempo eu dizia para Deus: "se eu não puder gritar por ti ouve o meu sussurro". E Deus ouviu e me tocou a emoção, o coração e ocupou minha mente e eu me vi coma vontade de voltar a frequentar uma igreja para louvar a Ele e agradecer. aí a paz inundou minha vida e cada vez que eu sentia ciúme, mágoa, dor, sentimentos que me assolavam, eu falava com Deus para me ajudar a limpar meu coração destas coisas. Isto leva tempo e foi pouco a pouco saindo udo de mim, e Deus ocupou o meu interior com plenitude.

Deus está com você Welington, não tema, Ele não vai deixar você em sofrimento longo, eu tenho certeza que ele te ama muito.

Abraço forte na paz de Cristo.

Evanildo Vieira disse...

Muito bom mim ajudou bastante

Evanildo Vieira disse...

Muito bom mim ajudou bastante

Anônimo disse...

A duvida continua.nao sei se tenho ou nao o espirito santo.tenho quase tudo o que foi enumeradovmas nao presto nenhuma obra na congregacao senao contibuir em dizimos e ofertas alem de tudo o que diga respeito a todos os crentes.o que que isso indica?

Alda Inácio disse...

Ao anônimo do dia 24/04/2016 pena que você não deixou seu nome.
Não fique em agonia querendo saber por si mesmo se tem ou não o Espírito agindo em você, faça o contrário, busque-o mais e mais. Se você não o sente peça a Ele para se manifestar de maneira que você o sinta. A medida não é igual para todos. Feliz daquele que consegue a medida máxima. Busque a medida máxima. A comunhão perfeita. Ele te ajudará.

Abraço carinhoso.
Alda

edilene disse...

Olá sou obreira da casa do senhor recentemente. E tem momentos onde estou orando sinto a presença do espírito santo tão forte é lindo so q eu quero saber é normal essa manifestação somente quand estou orando?pois tem hora que eu me sinto perdida em pensamentos e questionando

Alda Inácio disse...

Olá Edilene que Deus lhe abençoe ricamente.

Sim é normal quando oramos sentirmos mais forte a presença do Espírito Santo, mas vou te contar um segredo: nos momentos em que você esta refletindo sobre a Palavra de Deus, imagino que sejam estas horas em que você diz estar perdida em pensamentos, nestas reflexões busque o Espírito também para que a mente não corra para o vazio, porque o vazio é perigoso. Procure o contato com o Espírito quando tiver pensando nas coisas do alto. O Espírito Santo ajuda a compreender a Palavra. Busque na leitura dela a direção para tudo.

Que Deus te preencha com o melhor.
Deus abençoe.
Alda

Anonymous disse...

Quando eu li , me veio emoção, eu acho q é ele me dizendo que está comigo , eu me identifiquei com todos , obrigada por tirar minha dúvida !

Anônimo disse...

Eu também me identifiquei. Ontem cair em prantos em oração. Lavei a alma. Depois estava serena e louvando. Hoje na reunião estive leve, feliz e querendo mais e mais louvar e adorar ao nosso Soberano Deus. As pessoas se consumindo com as coisas sem me abalar. Louvado seja nosso glorioso Pai.

Marcia disse...

Olá estou buscando o espírito santo e hoje na busca intensa senti algo q nao sei explicar direito Derepente no meio da busca meu coraçao acelerou muitos forte uma força muito forte fez minha carne tremer minha alma sentia um gozo profundo.terminou a reunião eu vim embora derramando lágrimas de feliz ate o meio do caminho foi inesplicavelment maravilhoso seria o batismo?

Alda Inácio disse...

Bom dia Márcia

É normal que a presença do Espírito Santo provoque reações de intensidade porque ele é puro, é o Espírito de Deus e seu contato com nosso corpo frágil sempre dá reações, no entanto o batismo trás algo mais, trás consigo coisas como dons ou consciência de arrependimento. O batismo nunca é somente gozo, este gozo é um contato do Espírito com o ser humano e porque não poderia ser um indício de que Ele está preparando seu corpo para recebê-lo. Ore, busque-o que Ele vem, já se manifestou e por meio da sua oração Ele virá para habitar em você.
Mantenha sua vida íntegra, não só na aparência, como também na determinação de assim dar continuidade a ela, para que o Espírito se manifeste ma totalidade.

Deus lhe abençoe irmã.

jana borges disse...

ach0 q 1ss0 ta ac0ntecend0 c0m1g0, ja tem meses, mas a1nda reluto, ontem ch0rei a madrugada inteira, enquanto nao orei, nao dormi, o espirito santo nao deixou eu dormi, algo ficou me incomodando, meu coraçao batia acelerado demais, hj acordei calma,sou muito nervosa, tive alguns pensamentos malignos, mas quando sinto essa presença boa, eles cessam na hora, senti hoje, tava na sala com minha mae,perguntei minha mae, se ela sentia um perfume suave, ele disse: vc ta doida menina?

Alda Inácio disse...

Olá Jana, paz no Senhor Jesus.
O contato com o Espírito Santo é uma experiência muito boa, e nos ajuda a não dar vazão a pensamentos maus, ou negativos. Quando o Espírito age em nossa vida Ele se impõe e precisamos conhecer sua presença que com a constante repetição fica fácil saber quando Ele age.

O resultado é tudo de bom.

Deus te abençoe e guarde.

Abraço.

Marii 😍 te amo Deus 💖 disse...

Olá ! Essse dias atrás eu estava acordando sozinha na madrugada minha mãe dizia que eu estava atormentada ,mas meu amigo Rodrigo disse que era o espírito santo me acordando por que tinha alguém precisando da minha oração.
De pois comecei a levantar para orar e comecei a se for fome da palavra , hega ficava agoniada se não fosse a igreja .
Uns dias atrás senti um desânimo total e só me deu vontade de chorar e pedir perdão pra Deus , pois agora vou a casa do pai não sei oque é mas ao louvar começo a tremer as vêzes quando o pastor ora por mim da um vontade de pular , as vezes fica vindo uma linguagem dos anjos na mi há cabeça mas não falo pq te no medo de não ser de Deus ,mas o t subi o monte e senti apenas arrepio não senti aquele calor ou tremedera que da quando o culto ta pega do fogo
Sintô tudo que está escrito sobre os sintomas mas é vontade de falar em línguas e entrei em mistério muito pouco queria sBer se é normal do que posso fazer pra conseguir que o espírito santo venha me usAr realmente.

Marii 😍 te amo Deus 💖 disse...

Quando subi ao monte depois da oração me sentia .mal não sei parecia que eu estava fora de mim parecia que eu estava dopada e toda mole oque é isso

Unknown disse...

Oi eu gostaria de saber se tenho também porque as vezes tenho pensamentos vãs e fico triste por ter pecado contra Deus e as vezes choro ... Mais quando ouço louvor meu coração fica louco de alegria ai as vezes penso que Deus nao vai me aceitar por eu ter pecado contra ele ai eu penso que minha confiança e em mim e nao em Deus ... E eu me sinto alegre de tar orando mais tenho preguiça eu sou muito inconstante me ajuda ??

Dreey Knned disse...

E eu as vezes fico no temor de Deus sera que tenho o espírito santo?

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre.