13 março 2014

Os 10 mandamentos de Moisés e os 2 mandamentos de Cristo

Ao procurar na Internet os 10 mandamentos (Êxodo 20: 1 a 17) encontrei o seguinte:
a) Os 10 mandamentos segundo interpretação dos Testemunhas de Jeová: eles afirmam que não existe 10 mandamentos e que está escrito 10 Palavras. 

No entanto, eu leio e vejo escrito no livro de Êxodo 20 muitas frases dizendo "não faças isto, não faças aquilo, exemplo "não matarás". Analisando, vemos claramente que Deus está mandando que a gente não faça algo. Se ele está mandando não fazer então é mandamento. A questão neste particular das Testemunhas talvez seja outro, falta do Espírito Santo para convencê-las das leis de Deus. 

A Bíblia toda comporta mandamentos do princípio ao fim, entre as várias parábolas, guerras, atitudes de personagens bíblicos, tudo é em forma de aprendizagem para nós. Cada versículo é uma advertência e aconselhamento de Deus para o nosso bom viver. 

Eu tive uma vizinha Testemunha que morou uns tempos próximo a mim, com a qual eu falava seguidamente, pois ela era nova na região e me procurava para conversar. Eu ficava angustiada conversando com ela,  pois ela citava o nome de Deus (Jeová) a cada suspiro que dava. Eu não entendo esta forma de agir contrariando Êxodo 20:7 onde diz: Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

b) Nos 10 mandamentos segundo interpretação da Igreja Católica falta o segundo mandamento como se ele não existisse. Eles explicam todos os mandamentos menos o segundo. Leia Êxodo 20:4 a 5 :
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

Deus os julgará e a nós também, mas tenho consciência de que não levo nenhum mérito pessoal na compreensão da Palavra de Deus. O mérito é do  Espírito Santo, não tememos nada, acatamos os 10 Mandamentos e todos os outros ensinamentos da Bíblia e seguimos em frente esperando a volta de Cristo com grande amor baseado na certeza de que ele  vem por nós, pela sua Igreja na face da terra onde eu sou um pequenino grão de areia que ama o Senhor Jesus.

Lendo Mateus 22:37 a 39 vemos que Jesus resumiu os mandamentos em dois; ele não anulou os 10 mandamentos de Êxodo, pelo contrário reforçou-os. E em relação ao mandamento do sábado Jesus disse que ele é o Senhor do sábado. Leia em Mateus 22:37 a 39 para entender os dois mandamentos de Jesus:  Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Leia a Bíblia meu irmão, busque orientação de Deus na oração para compreender o que nela está escrito. Não aceite qualquer explicação distoate sobre aquilo que você não compreendeu. Continue tentando entender. As vezes leva algum tempo para a mente e o coração se abrir e você assimilar as verdades ali contidas.

Eu amo a Bíblia.
Eu amo a Jesus.

Desejo paz no Senhor Jesus a todos.

Por Alda Inacio



Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!