08 junho 2015

A recuperação espiritual do crente caído

Você irmão, olha uma igreja lotada e se alegra pensando “quantas pessoas felizes e realizadas estão ali”. Mas, basta o pastor pedir para ficar de pé todos os que estiverem em luta espiritual, dor, sofrimento e ficam de pé todos os que ali estão. Então você já não pode imaginar o que se passa com aquelas pessoas que foram à casa de Deus e pareciam em plena alegria do espírito.

A situação está crítica e desesperadora irmão, e hoje eu quero fazer este pequeno estudo sobre a recuperação espiritual do crente caído. Eu já passei por esta queda e por esta cura e vejo que muitas pessoas gostariam de receber esta cura. Não se espante, crente cai e cai muito e tem irmãos acostumados com o vai-e-vem das quedas que já nem dão sinal de preocupação quando elas vêem e vão. Tem crente endurecido para a cura. Este nem acha necessário a cura, nem sente que precisa de cura, sequer sente que está doente espiritual. Este é o crente que não está apto a ajudar outros irmãos, não está apto a fazer o papel que Cristo nos deixou para fazermos que é ajudar-nos uns aos outros, orando uns pelos outros, exortando, aconselhando, dando amor. Tem crente assíduo frequentador da igreja, sabe os versículos bíblicos na ponta da língua e na hora de aplicar estes ensinamentos bíblicos enfiam os pés pelas mãos e em vez de ajudar atrapalham e acabam afastando as pessoas de si e do meio congregacional. Poucos são hoje os verdadeiros crentes, aqueles cujo amor de Deus está forte calçado na bondade e agindo para unir, ajudar, e fazer com que o irmão cresça na fé.

Deixando de lado esta parte manca da igreja atual, quero me apegar ao indivíduo particular, você que um dia recebeu Jesus, foi batizado e lá na frente caiu. Não tendo a quem buscar arrego nesta parte manca da igreja, ou por medo de contar seus percalços, seus pecados a alguém e pedir ajuda, viu-se sozinho, encurralado, porque o pecado nos isola, mesmo se estamos dentro da igreja. É com você que eu quero falar.

Quando pecamos, a coisa acontece sorrateiramente, o diabo mostra discretamente algo a você e vai te convencendo que você precisa daquilo, seja lá o que for de ilícito. Seja na vida financeira, seja na vida familiar, seja na vida sexual, não importa a maneira como o diabo tenta. Ele tenta. A tentação vem sorrateira e pouco a pouco você entra e quando vê entrou de cabeça. Sabe onde começa a impossibilidade de voltar atrás? É quando o pecado dá prazer. Você sentiu prazer. O pecado é uma droga, vicia pelo prazer. E você dá continuidade para receber mais prazer. Note que no caminho sorrateiro do pecado vem junto uma gradual cegueira. Você passa a ser dominado e a cegueira impede que você veja a realidade.

O Espírito Santo que você recebeu num dado momento, neste percurso desde que aceitou Jesus, Ele está fraquinho em você. A cegueira na qual você mergulhou afastou o Espírito, mas note uma coisa: o Espírito se afastou porque não consegue conviver com atos pecaminosos, no entanto o teu nome está lá escrito no Livro da vida. Aha! Então você imagina a paciência do Pai, vendo você se entregar à luxúria, seja ela qual for, e vendo o diabo rindo atoa na cara de Deus dizendo (olha lá Deus, teu filho, tua filha dando prazer à carne, se deliciando no mundão e o nome dela escrito no Livro da Vida....kkkkkkkk). Isto é o diabo rindo de alegria.

Aí, você faz uma pausa aqui comigo e imagina Deus calado sabendo que só tem uma maneira de trazer você de volta ao bom caminho e esta maneira é PELO SOFRIMENTO. Não se iluda que não tem outra maneira. É só pelo sofrimento e só Deus sabe a que ponto Ele te deixará sofrer para te fazer enxergar o caminho de volta para Ele.
O ponto inicial da cura acontece quando você percebe seu erro. Para muitos este ponto inicial vem num ímpeto só, num TOQUE. Num instante surpresa e a pessoa cai em si e enxerga seus erros. Para outros o TOQUE acontece numa exortação mental lenta, pouco a pouco e a pessoa abre os olhos do espírito e percebe que está errando. Lembra de Adão e Eva indo se esconder do Pai porque estavam nus? O toque acontece mais ou menos assim.

O que fazer após o toque e que toque é este?
Depois que Jesus subiu aos céus, ele enviou ao mundo o Espírito Santo, isto todos sabemos, foi lá em Pentecostes, e de lá para cá o Espírito Santo tem feito o seu papel que é mostrar ao homem seus pecados e agir também como consolador. No momento em que a pessoa sentiu o TOQUE é o Espírito Santo agindo, só que o consolo não é imediato. O período do toque é momento doloroso para o crente. É período de sofrimento intenso e aja sofrimento. Pode durar meses e até anos. Segura que a coisa vai ficar feia pra você e quanto mais duro estiver o teu coração mais intenso será o sofrimento.
Junto vem doenças, vem desgostos, vem lágrimas, vem tudo que for necessário para abrir teus olhos e tirar esta cegueira que te faz achar que o prazer da carne é prazer do qual você não pode viver sem ele. Ai meu irmão, que período terrível este período de cura. 

Então meu irmão, quando você estiver completamente curado, aí o Espírito Santo vai te consolar e vai te levar ao mais alto grau de prazer espiritual que você jamais poderia imaginar. Com isto voltam as bênçãos na tua vida, os agrados de Deus, a bondade de Deus e tudo volta a ser alegre, bom e adorável na tua vida, tão adorável como é o amor do nosso Pai.


Espero que este estudo sirva para você irmão que sofre, mas que tem o nome inscrito no livro da Vida Eterna. Fique na paz do Senhor Jesus.

Por Alda Inácio

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito forte e real. Deus a abençoe irmã.
Estou passando pela queda e é exatamente assim.
Estou no chão e o diabo ta rindo da minha cara.
Ore por mim.
Obrigada.

Alda Inácio disse...

Não sei quem é você que deixou a mensagem e só posso lhe dizer "Deus lhe ama" acho que é tudo que nós precisamos saber em certos momentos. Peco a Ele para falar consigo, bem no fundo do seu coração. Virá o arrependimento sincero e a cura, tenho certeza.
Abraço pro meio de Cristo nosso Senhor.

Alda

Anônimo disse...

DEUS continue te abençoando, lhe dando sabedoria para trazer conhecimento aos necessitados.
CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARA.

Caique Oliveira

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre.