19 maio 2017

Por que Jesus foi feito menor do que os anjos? - Hebreus 2:9

Eu tenho lido sobre a questão de que Jesus foi feito menor do que os anjos, está em Hebreus 2:9 e vi textos belíssimos sobre o assunto, inclusive a sugestão de que consultemos as diversas versões da Bíblia para entender a questão. Mas os textos não enfatizam  o ponto principal da diferença. Veja a seguir que, mesmo lendo diferentes versões, o ponto central será sempre o mesmo em todas as versões. Duas versões eu cito abaixo:

(NVI) Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte.

(ACF) Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.


Não é necessário consultar diversas escrituras para entender o ponto principal que mostra nosso Jesus menor do que os anjos. Em todas as versões, se você analisar  verá que os anjos são imortais e Jesus foi de carne e osso, portanto mortal. Somente nesta condição  o nosso Salvador foi menor do que os anjos.

Neste contexto não fica diminuída sua condição de Deus onipresente, onisciente e onipotente; ele esteve aqui em carne e osso, enquanto continuava no céu em Espírito. Na condição de espírito ele exercia seu atributo de onipresença como sempre o fez. Já na condição de homem, carne e osso, ele exerceu seu atributo de onisciência sempre. Ele sabia de tudo. Lembra da passagem de Jeremias I versículo 5 - Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.

O outro atributo de Deus a Onipotência é notório em todo Novo testamento; ele usou seu poder para acalmar o mar, usou seu poder para ressuscitar Lázaro, usou seu poder na multiplicação dos pães e infinitamente usou seu poder em todas as curas que fez.

Nos seus atributos Jesus foi Deus em plenitude, porém ele veio para morrer pelos pecadores, era preciso vir em carne e osso, portanto menor que os anjos.  Note que a ressurreição de Jesus que subiu aos céus após ser morto na cruz, não foi ressurreição da carne. Ele subiu em Espírito. E aqui vemos que a essência do homem é  o espírito. Somos em essência espírito semelhante a Deus. Tanto que a Bíblia nos diz que a carne e o sangue não entrarão no céu. Nosso Jesus foi feito menor que os anjos porque ele foi mortal e os anjos são imortais.

Este foi um estudo rápido, direto, no ponto e espero ter ajudado em algo a mais para o seu crescimento espiritual. Nunca desista de Deus, porque ele jamais desistirá de você.

Deus vos abençoe.
Por Alda Inácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!