19 maio 2017

Por que Jesus foi feito menor do que os anjos? - Hebreus 2:9

Eu tenho lido sobre a questão de que Jesus foi feito menor do que os anjos, está em Hebreus 2:9 e vi textos belíssimos sobre o assunto, inclusive a sugestão de que consultemos as diversas versões da Bíblia para entender a questão. Mas os textos não enfatizam  o ponto principal da diferença. Veja a seguir que, mesmo lendo diferentes versões, o ponto central será sempre o mesmo em todas as versões. Duas versões eu cito abaixo:

(NVI) Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte.

(ACF) Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.


Não é necessário consultar diversas escrituras para entender o ponto principal que mostra nosso Jesus menor do que os anjos. Em todas as versões, se você analisar  verá que os anjos são imortais e Jesus foi de carne e osso, portanto mortal. Somente nesta condição  o nosso Salvador foi menor do que os anjos.

Neste contexto não fica diminuída sua condição de Deus onipresente, onisciente e onipotente; ele esteve aqui em carne e osso, enquanto continuava no céu em Espírito. Na condição de espírito ele exercia seu atributo de onipresença como sempre o fez. Já na condição de homem, carne e osso, ele exerceu seu atributo de onisciência sempre. Ele sabia de tudo. Lembra da passagem de Jeremias I versículo 5 - Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.

O outro atributo de Deus a Onipotência é notório em todo Novo testamento; ele usou seu poder para acalmar o mar, usou seu poder para ressuscitar Lázaro, usou seu poder na multiplicação dos pães e infinitamente usou seu poder em todas as curas que fez.

Nos seus atributos Jesus foi Deus em plenitude, porém ele veio para morrer pelos pecadores, era preciso vir em carne e osso, portanto menor que os anjos.  Note que a ressurreição de Jesus que subiu aos céus após ser morto na cruz, não foi ressurreição da carne. Ele subiu em Espírito. E aqui vemos que a essência do homem é  o espírito. Somos em essência espírito semelhante a Deus. Tanto que a Bíblia nos diz que a carne e o sangue não entrarão no céu. Nosso Jesus foi feito menor que os anjos porque ele foi mortal e os anjos são imortais.

Este foi um estudo rápido, direto, no ponto e espero ter ajudado em algo a mais para o seu crescimento espiritual. Nunca desista de Deus, porque ele jamais desistirá de você.

Deus vos abençoe.
Por Alda Inácio

Postar um comentário
Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre.