14 fevereiro 2018

Ao ver o erro de um irmão e não falar, você é cúmplice do erro

Estou um pouco chocada com a última missão que o Senhor Deus me deu, porém não quero relatar aqui detalhes, pois minha função  não é escandalizar a vida de quem quer que seja. Não citarei nomes, mas vou mostrar o problema generalizando, para que sirva de ensino a quem precisar.

O que fazer quando você vê o pecado sendo praticado por um irmão em Cristo? O que a Bíblia nos diz sobre isto? Leia Tiago 5 versículos 19 e 20 e veja o tamanho da responsabilidade de você ver o erro do irmão e poder a ajudá-lo. 

Tiago 5: 19 e 20 - Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.
 Leia também Ezequiel capítulo 3 versículos de 17 a 20.

Ezequiel 3: 20 Quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniquidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.

Somos obrigados a ir ter com o irmão para não sermos culpados junto com ele e devemos adverti-lo COM AMOR. Temos que ter uma conversa particular com a referida pessoa falando sobre o erro que praticou. Se não fizermos isto, seremos culpados da perda daquela alma. Se, ao ouvir a nossa abordagem sobre o problema a pessoa reconhecer seu erro, então, ela teve a chance de se redimir e não praticar mais o pecado em questão e continuará na salvação. Porém se ela não reconhecer seu pecado, o problema sai da sua responsabilidade, ela terá que se entender com Deus e se ainda assim ela não  reconhecer o seu pecado diante de Deus estará perdida e você fez sua parte, fique tranquilo.

Leia em Mateus 18:15 - ... se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; 

Lendo os versículos 16 e 17 de Mateus, onde Deus nos insta "caso o irmão não se arrependa, ir falar com ele junto com mais 2 irmãos e se ainda assim não se arrepender, leve ao conhecimento da igreja"... Eu tenho como base evitar o escândalo e somente em casos muitos graves aplicar os versículos 16 e 17. Não podemos escandalizar a igreja por qualquer coisinha. Levando em consideração que todos nós temos condições de nos redimir diante de Deus temos que dar chance ao irmão.

Concluindo: verifique o quanto este texto de Tiago e o de Ezequiel  elucidam também uma outra questão, onde muitos pregam que a salvação não se perde. Dizer que a salvação não se perde é  uma grande mentira. Leia de novo os dois textos. Está bem claro: ERROU, PECOU, É CRENTE, foi advertido e não se redimiu, perdido está.

Espero ter ajudado a clarear mais um pouco nosso caminho irmão e creia que  não escrevo só para os que aqui passam, antes de tudo sou eu quem aprende com estes ensinos do Espírito Santo.

Paz do Senhor.
Por Alda Inácio

Nenhum comentário:

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre.