21 fevereiro 2018

As principais diferenças entre pentecostais e neopentecostais

As experiências vão se acumulando e, as vezes somos pegos de surpresa criando uma nova lista de coisas a pregar e a aprender. Isto é que torna o estudo da Palavra tão maravilhoso. Meus últimos estudos foram sobre denominações pentecostais em comparação com as novas igrejas inauguradas nas décadas de 70 para cá, denominadas neopentecostais.

As igrejas pentecostais se dizem continuistas dos acontecimentos de #pentecostes: falar línguas, curar, ter um segundo batismo, sendo este pelo Espírito Santo e tem partes da doutrina que pentecostais e neopentecostais praticam igualmente.

- Tomar posse da bênção:
Pentecostais e #neopentecostais praticam. Tomar posse da bênção é tudo o que o crente de banco de igreja quer ouvir. Não precisa fazer nada, é só abrir os braços e cai diretamente do céu tudo que ele quer. E se não cai, se você não recebe, é porque você não tem fé. Pois eu não acredito nisso e não pratico isso e tenho tudo o que preciso porque ELE me deu por amor a mim e foi gradual, pouco a pouco, sem barganha. Eu respeito o meu Deus, ele ouve minha oração e se volta para mim e me consola, me ajuda, sempre que eu preciso e isto é uma troca de amor entre o Pai e eu.

- Promessa da prosperidade:
Esta prática foi inventada pelos neopentecostais e aqui quem sabe no dia do Senhor ELE irá dizer "eu dei tudo o que você pediu, não devo mais nada a você, nem a salvação, porque você só queria bênção financeira". Triste pensar isto. Porém não se faz barganha com Deus. Comprar bênçãos como comprava-se indulgência antes de Lutero? Isto ocorre nas igrejas neopentecostais do qual muitos de nós participamos. Sabe o que eu faço? A doutrina desviada da verdade eu não deixo entrar no meu coração. Eu não barganho com Deus. 

Comprar objetos consagrados, isso é outra idolatria, só Jesus tem poder para ajudar os escolhidos e sua ajuda é sobrenatural, não passa pelo material, não precisamos de objetos sagrados ou consagrados. Triste é ver  o crente pobre, que vive na classe média pra baixo, ser tido como um desabençoado, considerado sem força de fé suficiente se não melhora de vida. Cria-se uma ansiedade no cristão, ou busca a prosperidade e recebe bênção, ou não é levado a sério na vida espiritual. Leia um #versículo que esclarece estas relações entre #pastores e Deus e o que ocorrerá com os heréticos, veja Lucas 12:48

... De todo aquele a quem muito é dado, muito será requerido; e daquele a quem muito é confiado, mais ainda lhe será exigido.

O versículo fala de conhecimento bíblico, quanto mais sabedoria tiver mais lhe será cobrado, imagina aqueles que praticam  falsas doutrinas. Será cobrado na medida do erro. Deus não terá piedade de todos que desviam a doutrina sadia e aconselho  você a ler mais sobre o assunto para  perceber que tipo de igreja você frequenta. Não é preciso sair de igreja. Fique bem, fique tranquilo. Se ela é neopentecostal e joga sobre você estas particularidades acima, ouça, use seu discernimento e pratique só o que te parecer certo. Eu procuro na minha igreja apenas crescimento espiritual e se me enchem os ouvidos com outras ofertas eu fico surda. 

Deus  rege todas as áreas da minha vida, inclusive a financeira, mas jamais eu vou dar dinheiro em troca de bênção e acredite, estou lá vendo a carruagem passar e comendo dos ensinamentos e filtrando o que não me interessa.

Deus abençoe você.

Por Alda Inácio



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!