22 maio 2018

Resumo das manifestações do Espírito Santo no mundo

Uma coisa que me dá prazer é aprender de Deus, e procurar entender o que já aconteceu e o que está para acontecer no meio cristão pelas manifestações do Espírito Santo. Por isto fiz um resumo para colar aqui. Vou usar datas e explicar um pouco como se deu a manifestação do Espírito  no mundo, resumindo os principais acontecimentos.

Adão recebeu o Espírito Santo no dia em que foi criado, porém perdeu o Espírito ao cometer o pecado e depois disto não há relato bíblico que mostre o Espírito agindo no ser humano até Pentecostes.

Ano 33  DC - 50 dias depois que Jesus subiu aos céus ocorreu a primeira aparição do Espírito Santo e os apóstolos  pregavam em várias línguas, dia conhecido como de Pentecostes.   Após este dia, o Espírito está em nós, isto é, naquele que recebe Jesus como único Salvador.



Os despertamentos do Espírito Santo no mundo:

1517 - Lutero escreveu as teses consideradas origem do protestantismo.

1648 - Houve nesta época um líder de nome Gerge Fox, ele profetizou que entraríamos num momento do mundo onde valorizaríamos o Espírito Santo e nesta época em Cevennes na França, durante a perseguição de Louis XIV surgiu um movimento estranho nas igrejas com jovens e crianças que caiam por terra, rolavam no chão, repetiam passagens bíblicas e quando voltavam ao normal não se lembravam de nada. Estes ficaram conhecidos como Huguenotes, uma palavra controversa, derivada de várias fontes da época e que nos remetem a origem do protestantismo.

1727  - O conde Ludwig Graf de Zinzendorf na Alemanha organizou crentes de várias denominações em uma única igreja e lá se manisfestou o Espírito Santo, teve sinais e maravilhas entre os irmãos.

1730 a 1900 - O Primeiro Grande Despertamento foi um período de alta atividade religiosa, principalmente no Reino Unido e nas colônias da América do Norte. Período de grandes manifestações inclusive a época em que viveu  o grande pregador inglês Charles Spurgeon. Cresce o movimento missionário mundial.

1915 - Movimento da rua Azuza com experiências glossolalias (falar em outras línguas). Neste período nasceu o pentecostalismo que se manifesta com o dom do espírito Santo como em Pentecostes, dons de línguas e manifestações do Espírito Santo em curas e profetizações.

Parece pouco porém cada período daria vários livros se olharmos separado por países, e minha intenção foi resumir o principal. No caso do movimento missionário é ação do Espírito Santo e com este movimento vimos a igreja evangélica abrir caminho no brasil possibilitando nossas facilidades de escolha de hoje. começou com Batistas, Presbiterianos, e pentecostais. Dali para frente conhecemos em geral o rumo que as igrejas tomaram e estão num crescente nos dias de hoje.

Fiz este resumo de um período meio obscuro para nós e muito importante para o que vivemos hoje nas igrejas evangélicas. É muito bom conhecer as raízes da fé, se bem que elas vêm desde Adão e Eva e são muito mais do que aqui eu coloquei. Espero que sirva para clarear a compreensão daqueles que tinham vontade de saber estes detalhes das ações do Espírito Santo.

Que Deus abençoe você sempre fiel a Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!