18 setembro 2018

Depressão espiritual versus inteligência espiritual

Tenho feito estudos sobre inteligencia espiritual e seu oposto a depressão espiritual e tenho tentado aplicar em minha vida para analisar o meu próprio comportamento. Acho muito interessante rever meu comportamento para ver se tenho crescido espiritualmente ou não. Aconselho a cada um dos leitores a fazer isto. Procure vídeos sobre inteligencia espiritual e aplique na sua vida. Nestes estudos pude chegar nessa pergunta: que tipo de crente você é? Considerei nessa pergunta um quadro que tenho observado: a depressão espiritual crescente em todas as igrejas. 

Explico as duas expressões usadas  acima:
1 - Depressão espiritual - Para saber se você está sofrendo dela, analise-se: você vai na igreja por hábito? Recebe sempre as bênção pedidas a Deus? Sente vontade de não ir na igreja, como se a igreja fosse perdendo a graça, ou sente grande alegria de ir no culto?
2 - Inteligencia espiritual - O crente que a possui está no comando de algo, tem um avivamento enorme, faz a obra com alegria, nem é preciso explicar que o crente com Inteligência espiritual é uma bênção naquilo que o Senhor o chamou.

Tenho observado que a depressão espiritual está crescendo assustadoramente nas igrejas. Basta um chamado e filas enormes se colocam na frente para serem ministradas com orações. Lamentavelmente a igreja de Cristo  está profundamente doente. Mas, diria um pastor bem esclarecido "estas pessoas estão no lugar certo". A igreja é o lugar de pecadores e doentes espirituais, não tenho dúvida. Porém a doença quando se torna incurável é problema. Passa os anos, passa o tempo e a cura por meio da oração não chega. A falha não é do Espírito Santo se você vai ali na frente entra ano e sai ano. Será que o Espírito Santo não quer te curar? Nem pensar numa coisa dessas porque o Espírito Santo está no mundo para isso. Ele é bondade pura, força de Deus para nossas vidas, sopro de alegria, comunhão e vida espiritual. 

A vida com Deus não é fácil assim se você não observar os pontos repetidos a dois mil anos culto após culto. Se você não observar estes pontos você não tem gozo no espírito que uma vida com Deus proporciona. Vamos ver os 10 pontos  no seu dia-a-dia, analise se isso acontece com você:

1 - Oração, mesmo que seja 1 minutos ao levantar, dizer bom dia ao Senhor e pedir um bom dia.
2 - Reservar mesmo que seja 2 minutos no decorrer do dia para ler um versículo e se alegrar nele.
3 - Durante o dia, sempre que estiver em silêncio falar com alegria com Deus, agradecer algo, isso cria intimidade entre você e o Senhor.
4 - Diga a Deus "te amo" quantas vezes puder e o mais que puder no decorrer do dia, isto vai do seu coração ao coração de Deus e ele adora isso.
5 - Terminou algum serviço no decorrer do dia, mentalmente agradeça a ele, sussurre "obrigado Senhor". Terminou um grande serviço grite "Glória a Deus", ninguém vai achar ruim por perto, pode acreditar.
6 - Se irritou com alguma coisa em vez de murmurar bobagens, diga "Glória a Deus", em vez de xingar diga glória a Deus, você verá o tanto que isso te ajudará a aliviar seu dia.
7 - Chegou em casa do trabalho, parou o carro, ou foi de ônibus, enquanto caminha para casa diga "Senhor Deus, obrigado por esse dia que até aqui o Senhor me ajudou".
8 - Agradeça suas refeições com alegria, agradeça um copo de água que você bebeu, não precisa grandes elaborações e longas orações; duas palavras são suficientes "obrigado Senhor".
9 - Durante o dia em casa, volta e meia diga "Glória a Deus" e sorria, diga isto para um familiar, simples assim.
10 - Jamais vá dormir sem dizer pelo menos isso a Deus: "obrigado Senhor por esse dia, dá-me uma boa noite em nome de Jesus". De preferência diga mais, porém estou explicando o mínimo do mínimo.

Nos estudos do Coach onde se estuda Inteligência espiritual e Inteligência emocional nem sempre constam estes detalhamentos que eu dei acima. O Coach de Inteligência emocional é voltado para o comportamento das emoções. É didático de auto-conhecimento, utilizado nas grandes empresas, está chegando nas igrejas e isto é muito bom. O Coach de Inteligência Espiritual é de estudo comportamental também e pega exemplos bíblicos para aplicar nas nossas vidas. 

Eu quis acima dar exemplos de vida saudável com Deus começando nos menores detalhes do nosso dia-a-dia. Depois que você entender que para sua vida de crente ser saudável você tem que ter uma aplicação real deste, digamos, ritual acima, então você estará pronto para avançar para um patamar mais alto de Inteligência espiritual. Nesse momento futuro Deus terá notado seu crescimento e então vai te usar na obra, vai te abençoar muito e vai acreditar que foi feita uma transformação real na sua vida. Conclusão: você não será mais um crente depressivo espiritual. Glória a Deus!

Analise sua vida dentro deste parâmetro que eu coloquei acima e veja se você está praticando este mínimo que eu expus. Espero que goste e ponha em prática.

Deus te proteja, guarde e instrua cada vez mais.
Graça e paz irmãos.

Por Alda Inácio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!