17 junho 2012

Os três tipos de morte: física, espiritual e eterna

Bendigo o nome de Deus por dar-me claridade nestes estudos que assiduamente tenho feito, à luz da Bíblia, com afinco e com amor e  com ajuda do Espírito Santo.

A morte não é um assunto que a maioria das pessoa querem discorrer,  há um terror medonho sobre ela e com razão, uma vez que da morte não tem volta. Pelo menos é assim que o assunto passa pelas cabeças humanas em geral. No entanto é bom deixar claro que não existe uma única morte. Sob o ponto de vista bíblico a morte se divide em três categorias.

 - A morte física,  a que todo mundo conhece, não precisa de muita explicação para entendê-la. É a morte da carne onde a carne volta ao pó.

- A  morte espiritual, é o indivíduo longe da comunhão com Deus, separado de Deus pelo  pecado. Um exemplo  bíblico de morte espiritual está em Gênesis 3:23 e 24, na expulsão de Adão e Eva do paraíso. Hoje, metade da humanidade está afastada de Deus, portanto morta espiritualmente.  Porém, a situação pode mudar, a pessoa pode passar da morte para a vida ao receber Jesus como seu único Salvador.

- A morte eterna, esta é mais terrível de todas as mortes. Ela acontece quando o indivíduo morre sem ter recebido a salvação e fica definitivamente separado de Deus. 

É interessante e triste ver as alternativas que o ser humano tenta encontrar para compensar a morte eterna, e  morte espiritual. Ou o indivíduo segue os ensinamentos bíblicos, ou acaba adentrando em alternativas de vans filosofias para preencher o vazio existencial. Só Deus pode preencher este vazio.

A falta de Deus no homem, é desesperador, insuportável e aqueles que tem este espaço preenchido pela comunhão com Deus tem paz, segurança e certeza que nenhuma morte poderá os destruir. Eu tenho Cristo na minha vida como meu único Salvador e você?

Paz do Senhor a todos.

Por Alda Inácio


12 comentários:

  1. ATÉ MEUS 54 ANOS TINHA UM VAZIO EM MEU CORAÇÃO E QUE NADA PREENCHIA ESTE VAZIO, QUANDO ACEITE JESUS COMO MEU ÚNICO SALVADOR E ME BATIZEI O VAZIO SUMIU, HOJE SEI QUE FOI PREENCHIDO PELO SR.ESPIRITO SANTO DE DEUS.JÁ FAZ 20 ANOS.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/9/17 18:20

    Verdade uma pessoa fica muitos anos numa igreja todos dias fazendo os trabalhos mas fé não e não se arrependeu-se

    ResponderExcluir
  3. Oi a paz gostaria de saber quais são as referencias bíblicas sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia
    Resposta a Cleuma que gentilmente perguntou sobre as referências bíblicas para os 3 tipos de mortes. Tem muitas, é um estudo longo e apaixoanante, vou resumir.
    - Física - “No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.” (Gn 3. 19).
    - Espiritual - “Ele (Jesus) vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados…” (Ef 2. 1). - isto ocorre com o ser humano ainda em vida, porém mortos espiritualmente.
    - Eterna são tantos:
    "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?"João 11:25-26

    - “Então a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.” (Ap 20. 14). -
    - "Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23

    Muitos assuntos como este dos mais importantes para salvação, não precisam ser contextualizados, eles são a essência da escrita bíblica, são a razão da vinda de Cristo, sua ressurreição e a promessa da sua volta. O contexto bíblico de salvação gira em torno de vida e de morte, da vida eterna e da morte eterna. O propósito de Deus é não deixar o homem apenas com esta vidinha mínima aqui na terra, porém levá-lo para a eternidade mas, a grande maioria dos homens na face da terra não creem naquilo que não veem e por isto, por sua incredibilidade morrerão, não obterão a vida eterna.

    Espero ter clareado mais o assunto e muito obrigado Cleuma por deixar aqui sua pergunta. Deus te abençoe grandemente.
    Alda Inacio

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor como fazer um esboço sobre os três tipos da morte

    ResponderExcluir
  6. Meu irmão ou irmã desconhecido(a)

    Fazer um esboço das 3 mortes não é muito complicado.
    Morte física representada por um caixão, o corpo vai para o pó. Morte espiritual pode ser um monte de ossos secos, é assim que o mundo está, mas Deus pode dar vida aos ossos secos. Morte eterna pode ser representada pelo fogo do inferno, a alma definitivamente morta para Deus.

    Espero ter ajudado, graça e paz irmã(ão)
    Alda

    ResponderExcluir
  7. Goste muito das suas explicações
    Nasceu um desejo de está de frente de uma obra, e por esse motivo que eu estou buscando conhecimento.
    Muito obrigado e a paz do Sr Jesus

    ResponderExcluir
  8. Olá Edinaldo Bezerra
    Sua mensagem me deu um momento de felicidade; é muito bom saber que pessoas buscam o conhecimento para aplicar na Obra do Senhor. Vá em frente, fale com o Espírito Santo e estude com ele. Isto é possível. Pergunte, deixe ele usar sua mente e vai clarear o caminho e a compreensão da Palavra de Deus. Um grande abraço, siga forte, segurando na mão do Senhor.
    Alda Inacio

    ResponderExcluir
  9. Achei maravilhoso esse estudo.
    Muito interessante o ensino de Deus e muito importante estudar

    ResponderExcluir
  10. Deus seja sempre louvado em sua vida...obrigada. .SHALLOM

    ResponderExcluir

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!