17 junho 2012

Os três tipos de morte: física, espiritual e eterna

Bendigo o nome de Deus por dar-me claridade nestes estudos que assiduamente tenho feito, à luz da Bíblia, com afinco e com amor, mais que tudo com ajuda do Espírito Santo.
A morte não é um assunto que a maioria das pessoa querem discorrer,  há um terror medonho sobre ela e com razão, uma vez que não tem volta. Pelo menos é assim que o assunto passa pelas cabeças humanas em geral. No entanto é bom deixar claro que não existe uma única morte. Sob o ponto de vista bíblico a morte se divide em três categorias bem claras, pelo menos claras para mim que estudo  escatologia de uma forma até mesmo apaixonada.

morte física, a mais comum, a que todo mundo conhece, não precisa de muita explicação para entendê-la. É a morte da carne. Morreu, acabou ali o indivíduo. Aliás, é o fim de todos nós e sem volta a menos que... aí entra a questão da salvação, caso o indivíduo tenha se entregado a Cristo em vida, seu corpo vai ser resgatado por Cristo na sua volta e receber a vida eterna.

Em segundo  a morte espiritual, considerando-se  que parte da humanidade nem sequer admite que temos um espírito. A Bíblia é clara sobre a morte espiritual:  é o indivíduo longe da comunhão com Deus. O indivíduo tendo como muro de separação para com Deus "o pecado". Só isto. Um exemplo  bíblico de morte espiritual está em Gênesis 3:23 e 24, na expulsão de Adão e Eva do paraiso. Ali houve o pecado e a separação de Deus. Hoje, metade da humanidade está afastada de Deus, portanto morta espiritualmente.  Mas esta é uma morte reversível. Se, ainda em vida, o indivíduo vier a Cristo, religa-se o homem a Deus e ele passa a viver e pode obter a vida eterna.

Em terceiro vamos ver a mais terrível de todas as mortes, a morte eterna; e meu camarada, se mais da metade da humanidade está condenada à morte eterna, imagine você o tamanho da catástrofe. Morte eterna não tem retorno. Ela acontece quando o indivíduo morre sem ter recebido a salvação. Aí para compensar este fato a humanidade inventou alternativas, por exemplo budismo, onde você tem várias vidas, até um estado intermediário entre uma vida e outra, inventou o espiritismo, onde o indivíduo reencarna, nasce de novo na busca pela perfeição espiritual.

É interessante e triste ver as alternativas que o ser humano tenta encontrar para compensar a morte eterna, e  morte espiritual. Ou o indivíduo segue os ensinamentos bíblicos, ou acaba adentrando numa alternativa, mergulhando em  filosofias da mente, filosofias do prazer (Carpe diem), agnosticismo e outros "ismos" da vida.
Comprovado está que existem um vazio na mente humana e este vazio, nós os crentes entendemos que é a falta de Deus no homem. Só Deus deveria preencher este vazio. Na falta da presença de Deus, o indivíduo preenche este espaço de qualquer maneira com algo que nutra seu espírito. Este vazio é desesperador, insuportável e aqueles que tem este espaço preenchido pelas promessas de Cristo, tem paz, segurança e certeza que nenhuma morte poderá os destruir. Eu tenho Cristo na minha vida como meu único Salvador e você?

Paz do Senhor a todos.

Por Alda Inácio


4 comentários:

machado77 disse...

ATÉ MEUS 54 ANOS TINHA UM VAZIO EM MEU CORAÇÃO E QUE NADA PREENCHIA ESTE VAZIO, QUANDO ACEITE JESUS COMO MEU ÚNICO SALVADOR E ME BATIZEI O VAZIO SUMIU, HOJE SEI QUE FOI PREENCHIDO PELO SR.ESPIRITO SANTO DE DEUS.JÁ FAZ 20 ANOS.

Anônimo disse...

Verdade uma pessoa fica muitos anos numa igreja todos dias fazendo os trabalhos mas fé não e não se arrependeu-se

Cleuma Protasio disse...

Oi a paz gostaria de saber quais são as referencias bíblicas sobre esse assunto.

Alda Inácio disse...

Bom dia
Resposta a Cleuma que gentilmente perguntou sobre as referências bíblicas para os 3 tipos de mortes. Tem muitas, é um estudo longo e apaixoanante, vou resumir.
- Física - “No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.” (Gn 3. 19).
- Espiritual - “Ele (Jesus) vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados…” (Ef 2. 1). - isto ocorre com o ser humano ainda em vida, porém mortos espiritualmente.
- Eterna são tantos:
"Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?"João 11:25-26

- “Então a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.” (Ap 20. 14). -
- "Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23

Muitos assuntos como este dos mais importantes para salvação, não precisam ser contextualizados, eles são a essência da escrita bíblica, são a razão da vinda de Cristo, sua ressurreição e a promessa da sua volta. O contexto bíblico de salvação gira em torno de vida e de morte, da vida eterna e da morte eterna. O propósito de Deus é não deixar o homem apenas com esta vidinha mínima aqui na terra, porém levá-lo para a eternidade mas, a grande maioria dos homens na face da terra não creem naquilo que não veem e por isto, por sua incredibilidade morrerão, não obterão a vida eterna.

Espero ter clareado mais o assunto e muito obrigado Cleuma por deixar aqui sua pergunta. Deus te abençoe grandemente.
Alda Inacio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre.