Olá irmãos, amigos, pessoas queridas que visitam este espaço. Sou muito feliz por suas visitas que vêem honrar a Jesus lendo algumas coisas que aqui escrevo, por glória eterna de Deus pai, o criador. E hoje venho conversar sobre este assunto que sempre foi confuso desde os primórdios e continua confuso, já que dividiu os filhos de Deus em múltiplas interpretações. E outros dirão que não há confusão nenhuma. Porém, no meu entender tem confusão sim!
Qual é o dia de descanso falado em êxodo? É o sábado.
O capítulo 31 versículos 15,16 e 17 diz assim:
Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá. Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.
Essa ordem de Deus é exclusiva para os judeus e vamos ver Deus aprimorando as leis no Novo testamento. Leis romanos 14, ali o Senhor recomenda que não julguemos quem come carne, outro que não come, quem faz diferença de dias e o outro não faz. Esses dias de romanos aplicamos ao sábado e domingo. e deus aceita ambos porque ambos o fazem por amor a Deus.
Dies Solis (Dia do Sol) - domingo
Dies Lunae (Dia da Lua) - segunda
Dies Martis (Dia de Marte) - terça
Dies Mercuri (Dia de Mercúrio) - quarta
Dies Iovis (Dia de Júpiter) - quinta
Dies Veneris (Dia de Vénus) - sexta
Dies Saturni (Dia de Saturno) - sábado - Não trabalhavam
Até aí fica claro que no sábado não se trabalhava, no caso o domingo trabalhavam. Domingo não tinha essa particularidade de descanso que tem hoje. A semana começava no domingo, o pessoal ia para o trabalho e cumpriam 6 dias de trabalho. Analise o texto bíblico:
"Seis dias se trabalhará"
Domingo, segunda, terça, quarta, quinta e sexta.
No ano 321 o Imperador Constantino mudou o dia de sábado para ser no domingo, porque o sentido de DOMINGO era ligado ao nome do seu Deus sol, no caso o SOL era a divindade principal do seu império. Dessa forma, os Cristão, a partir daí, passaram a não trabalhar no domingo por ordem do imperador. Decretou-se então a confusão.
A Bíblia diz que devemos trabalhar 6 dias e um dia é para o Senhor. Se queremos seguir a Bíblia no pé da letra devemos trabalhar no domingo. Assim cumprimos o mandado. Pronto! Mas, a lei dos homens, em quase todos os países, exige o repouso do trabalhador no domingo. Se repousamos no sábado e domingo, descumprimos a Lei de Deus que diz trabalhar 6 dias. Então como colocar as coisas no seu devido lugar sem que os Cristãos firam a Lei de Deus e a Lei dos homens?
Trabalhando 6 dias de segunda a sábado e descansando no domingo. Se você não trabalha 6 dias você está descumprindo a Lei de Deus. Quer dizer, a Lei dos homens obrigou o descanso aos domingos, um dia de descanso por semana. Não é a palavra sábado maior do que tirar um dia obrigatório para honrar a Deus. Foi tudo um arranjamento. Temos sim que deixar um dia para Deus. E temos sim que repousar um dia por semana.
Sabe o que nos impede de entender a Palavra de Deus? Nossa falta de discernir as coisas, onde um vocábulo tem mais sentido do que o ato de adorar a Deus. Ele queria preservar a humanidade de ser escrava do trabalho e instituiu dois atributos ao mesmo tempo: o descanso do ser humano e o culto ao Senhor. Um dia da semana para Deus e para nosso repouso.
Devemos separa um dia para Deus, sábado ótimo, faça por amor a Deus, domingo ótimo, faça por amor a Deus, mas devemos adorar a Deus todos os dias.
Por Alda Inácio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigada. Alda Inácio