22 julho 2012

Não dar o dízimo é pecado?

Meus irmãos visitantes, a todos "que prazer ver este blog lido, relido, virado pelo avesso, em crescente escalada". Obrigada pelas visitas. Vamos analisar hoje um ponto delicado, o dízimo nas igrejas evangélica. Sem ele a igreja não anda, não tem como crescer, pagar salário do pastor, comprar material para as classes, comprar material para ceia, deixar o templo bonitinho e mesmo comprar um terreno para construir uma igreja. As  igrejas evangélicas não são como a Católica que ganham o terreno  da prefeitura, em todo território da nossa Nação brasileira. 

Nas igrejas evangélicas a situação é diferente. Os irmãos usufruem de tudo na igreja, do espaço, do conforto, da boa vontade do pastor, até mesmo da Ceia. Então eu lhe pergunto meu irmão: se você tivesse um compromisso financeiro com alguém e não honrasse este compromisso, desse o calote, você estaria ou não cometendo um pecado diante de Deus? Sim estaria em pecado. Mas, na lista dos pecados, não dar o dízimo não consta como pecado, ele é mais um ato de consciência do crente para com  a realidade da igreja.

Dar o dízimo é compromisso e tem muitas formas de dar o dízimo que na verdade deve ser sobre tudo que fazemos e recebemos. Nós temos um compromisso com Deus meu irmão. Todos devemos fazer porque é bíblico.

Veja abaixo alguns versículos da Bíblia sobre o dízimo:

"Todos os dízimos da terra - seja dos cereais, seja das frutas - pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor. Se um homem desejar resgatar parte do seu dízi­mo, terá que acrescentar um quinto ao seu va­lor. O dízimo dos seus rebanhos, um de cada dez animais que passem debaixo da vara do pastor, será consagrado ao Senhor. Levítco 27:30-32

Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. II Coríntios:9-7

Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las. Malaquias 3:10

No tempo a.c. e início da era cristã o dízimo era usado para comprar alimentos para os apóstolos, os quais eram sustentados pela igreja. Os apóstolos não tinham casa fixa, andavam de casa em casa. O dízimo era usado para ajudar as viúvas pois não existia aposentadoria. Hoje os tempos são outros.

O dízimo é uma questão de cumprimento de ordem e consciência da situação.Portanto irmão, se você não é dizimista, reflita nestas palavras e experimente a Deus sendo fiel em tudo, inclusive no dízimo. Você se surpreenderá com o resultado. Deus é bom  e ama os que dão com alegria.

Carinho, graça e paz a todos.
Por Alda Inácio

14 comentários:

Helio Hiller de Mesquita disse...

Concordo plenamente com o autor do texto. Infelizmente, recentemente, fiz uma revisão e estudo sobre o dízimo para conscientizar a minha igreja e verifiquei que muitos pastores e líderes pregam contra o dízimo (?). Não consegui entender as suas argumentações, que me pareceram malabarismos bíblicos e uma tentativa de agradar homens. Sempre fui dizimista em mais de 38 anos de cristianismo e não me arrependo. Sempre percebi a mão de Deus intervindo nas minhas dificuldades, cumprindo as suas promessas quanto aos que assim procedessem. Nunca vi um dizimista estar triste por ser fiel nos dízimos e ofertas. Para esclarecer: NÃO SOU PASTOR! Apenas um cristão consciente das verdades bíblicas.

machado77 disse...

EU SIGO O MANDAMENTO DE II Coríntios:9-7,SEM OBRIGAÇÃO DE 10%.

Amor verdadeiro disse...

Sou totalmente contra pastores enriquecerem às custas das ovelhas,compreendendo que é preciso que haja uma maior transparência em relação à arrecadação da igreja diante de seus fiéis,uma igreja de médio ou grande porte consegue se manter apenas com ofertas...Já as pequenas sem dízimos teriam que fechar asportas...É preciso compreender tbm que o maior interessado em ver a igreja passar por privações é o inimigo, por outro lado é necessário os fiéis manterem o local onde se reúnem para adorar a Deus.
A igreja que eu faço parte todos os fiéis tem acesso aos relatórios mensais,todos tem acesso à informações de quanto entrou,quanto gastou,com oque gastou e quanto resta,nos dias atuais é preciso transparência,até mesmo para não fazer as pessoas pecarem... sou dizimista e não acho errado, o erro está na liderança,na forma de usar o que é arrecadado.
Fiquem todos na paz do Senhor Jesus Cristo.

Edvaldo Tavares disse...

O dizimo nunca foi pra bagar os apóstolos e sim os levitas...

enildes dos Santos Guarda disse...

Você já leu Mateus 23:23 ? Se não, então leia, meu caro! O próprio Jesus é a favor do dízimo.

Alda Inácio disse...

Para esclarecer alguns irmãos que entenderam no texto que eu sou contra o dízimo e não foi esta a intenção e eu não disse isto, apenas não entendo como pecado algo que se faz em família, somos uma família, cada um contribui e ninguém deve se omitir, sem a contribuição a igreja estagnaria. O texto que o irmão falou---> II Coríntios 9:7 estou plenamente de acordo.

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

Deus abençoe os irmãos.
Alda

Paulo Bastos disse...

O Dizimo Nao É algo que vai condenar alguem se nao o fizer. É apenas uma obediência Para Benção na Terra, Mas Observer Bem, se na biblia Diz que a lei não pode salvar ninguem, analise bem, que a lei do dizimo nao poderá salvar e como então Poderá condenar ao inferno alguem que não dizima? Sou dizimista, nao por Obrigação, porque se eu quiser eu paro de ser a qualquer momento, E isso nao tem tanta importância assim, pois Deus se preocupa com a alma e o coração de cada um, não com o seu dinheiro pois ele ja é dono de tudo e nao precisa de nada. O fato de nao dizimar, é um detalhe. Mas nao nos faz condenados, ja pensou ir ao inferno so por causa de dinheiro?? Nao existe isso..

Adriano Fazbem Uaite disse...

Sim

Unknown disse...

Eu não consigo dar o dízimo quando falo que vou dar alguma acontece agora fundiu o motor do carro agora eu pago 86500 reais por mês 5 parcela eu não sei o que fazer eu fico com vergonha de ir a igreja obrigado

Conexão Bélgica-Brasil disse...

Olá desconhecido(a) que postou o comentário dizendo que fica com vergonha de ir na igreja. Seu problema não é com a igreja, pare com isto de ficar com vergonha. Nunca deixe de ir na igreja por conta de dízimo. Você está passando por um momento de dúvida, fale isto para Deus. Só ele pode fortalecer o seu coração para que você usufrua do conforto que Deus tem para sua vida. Dar o dízimo é coisa entre você e Deus. Converse francamente com Deus. Peça ajuda a ele. Se abre com ele. É preciso saber que vida financeira não é problema de pastores, é algo pessoal, entre você e Deus. No momento que você compreender isto, então você vai ter suas finanças equilibradas. Não adianta oração de pastor. Peça um tempo a Deus e trabalhe para resolver tudo. Fim do tempo combinado entre você e Deus seu coração decidirá a ser dizimista, seja e tudo ficará em paz. Deus te abençoe.
Alda Inacio

maga cicero disse...

Que fique claro:Dizimo é da Lei...Eu vivo na nova Aliença, mas muitos vivem na velha Aliança. Obrigando as ovelhas, a cumpri a lei, ou seja parte dela...Cristo nos Libetou disso. Gálatas 4:4-5 Nenhum Apostolos pregou o Dizimo. Porque os pastores Pregam????

Unknown disse...

Essa semana eu não participei da ceia porque o pastor falou que quem não da o dizimo é ladrao. Referindo-se a Malaquias 3

Anônimo disse...

Eu tb não to conseguindo dar, se eu der não consigo pagar todas as contas...tenho ido a igreja de vez enquando mas tb com vergonha mas da ceia não tenho participado por não saber se quem não dá o dízimo pode participar.

Conexão Bélgica-Brasil disse...

Para um anônimo que publicou dia 2/09/2018

Olha amigo, eu já passei por um momento desses, o que eu fiz? Conversei com Deus claramente e disse pra ele que eu eu nao queria ficar sem dar o dizimo e que eu estava ficando e minha vida financeira era dificil. Eu disse a ele, ao meu Pai, que eu estava fazendo esforço para ser fiel em tudo, para honrar o seu nome e que eu precisava honrar minhas contas e que ele poderia melhorar minha vida financeira para que eu pudesse honrar a ele, mesmo sabendo que meu esforço atual não se encaixava naquilo que ele disse "sê fiel no pouco, será fiel no muito". Pedi perdão a ele e não demorou para ele criar uma possibilidade financeira melhor para mim e eu sei que ele criou para me provar se eu seria fiel a ele. Eu fui fiel a ele. Então sei que nunca mais deixarei de ser fiel, porque ele é um Deus que honra sua Palavra, eu também tenho que ser uma filha que honra seu pai, seja no dizimo ou na obra, também no crescimento espiritual. Deus compreende o momento que você está vivendo, fale com ele.
Abraço e Deus ilumine você.
Alda Inacio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!