22 julho 2012

Não dar o dízimo é pecado?

Meus irmãos visitantes, a todos "que prazer ver este blog lido, relido, virado pelo avesso, em crescente escalada". Obrigada pelas visitas. Vamos analisar hoje um ponto delicado, o dízimo nas igrejas evangélica. Sem ele a igreja não anda, não tem como crescer, pagar salário do pastor, comprar material para as classes, comprar material para ceia, deixar o templo bonitinho e mesmo comprar um terreno para construir uma igreja. As  igrejas evangélicas não são como a Católica que ganham o terreno  da prefeitura, em todo território da nossa Nação brasileira. 

Nas igrejas evangélicas a situação é diferente. Os irmãos usufruem de tudo na igreja, do espaço, do conforto, da boa vontade do pastor, até mesmo da Ceia. Então eu lhe pergunto meu irmão: se você tivesse um compromisso financeiro com alguém e não honrasse este compromisso, desse o calote, você estaria ou não cometendo um pecado diante de Deus? Sim estaria em pecado. Mas, na lista dos pecados, não dar o dízimo não consta como pecado, ele é mais um ato de consciência do crente para com  a realidade da igreja.

Dar o dízimo é compromisso e tem muitas formas de dar o dízimo que na verdade deve ser sobre tudo que fazemos e recebemos. Nós temos um compromisso com Deus meu irmão. Todos devemos fazer porque é bíblico.

Veja abaixo alguns versículos da Bíblia sobre o dízimo:

"Todos os dízimos da terra - seja dos cereais, seja das frutas - pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor. Se um homem desejar resgatar parte do seu dízi­mo, terá que acrescentar um quinto ao seu va­lor. O dízimo dos seus rebanhos, um de cada dez animais que passem debaixo da vara do pastor, será consagrado ao Senhor. Levítco 27:30-32

Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. II Coríntios:9-7

Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las. Malaquias 3:10

No tempo a.c. e início da era cristã o dízimo era usado para comprar alimentos para os apóstolos, os quais eram sustentados pela igreja. Os apóstolos não tinham casa fixa, andavam de casa em casa. O dízimo era usado para ajudar as viúvas pois não existia aposentadoria. Hoje os tempos são outros.

O dízimo é uma questão de cumprimento de ordem e consciência da situação.Portanto irmão, se você não é dizimista, reflita nestas palavras e experimente a Deus sendo fiel em tudo, inclusive no dízimo. Você se surpreenderá com o resultado. Deus é bom  e ama os que dão com alegria.

Carinho, graça e paz a todos.
Por Alda Inácio

44 comentários:

  1. Helio Hiller de Mesquita4/3/17 16:43

    Concordo plenamente com o autor do texto. Infelizmente, recentemente, fiz uma revisão e estudo sobre o dízimo para conscientizar a minha igreja e verifiquei que muitos pastores e líderes pregam contra o dízimo (?). Não consegui entender as suas argumentações, que me pareceram malabarismos bíblicos e uma tentativa de agradar homens. Sempre fui dizimista em mais de 38 anos de cristianismo e não me arrependo. Sempre percebi a mão de Deus intervindo nas minhas dificuldades, cumprindo as suas promessas quanto aos que assim procedessem. Nunca vi um dizimista estar triste por ser fiel nos dízimos e ofertas. Para esclarecer: NÃO SOU PASTOR! Apenas um cristão consciente das verdades bíblicas.

    ResponderExcluir
  2. EU SIGO O MANDAMENTO DE II Coríntios:9-7,SEM OBRIGAÇÃO DE 10%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já leu Mateus 23:23 ? Se não, então leia, meu caro! O próprio Jesus é a favor do dízimo.

      Excluir
    2. À verdade e quê dízimo nunca foi dinheiro e deus deu esse mandamento para uma nação e não às nações

      Excluir
    3. não devemos olhar para o dizmo como dinheiro mas sim como uma oferenda a Deus para que nos estejamos em comuniao com o senhor dos senhores

      Excluir
  3. Sou totalmente contra pastores enriquecerem às custas das ovelhas,compreendendo que é preciso que haja uma maior transparência em relação à arrecadação da igreja diante de seus fiéis,uma igreja de médio ou grande porte consegue se manter apenas com ofertas...Já as pequenas sem dízimos teriam que fechar asportas...É preciso compreender tbm que o maior interessado em ver a igreja passar por privações é o inimigo, por outro lado é necessário os fiéis manterem o local onde se reúnem para adorar a Deus.
    A igreja que eu faço parte todos os fiéis tem acesso aos relatórios mensais,todos tem acesso à informações de quanto entrou,quanto gastou,com oque gastou e quanto resta,nos dias atuais é preciso transparência,até mesmo para não fazer as pessoas pecarem... sou dizimista e não acho errado, o erro está na liderança,na forma de usar o que é arrecadado.
    Fiquem todos na paz do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provérbios Cap 3 v 9 aí é dinheiro aí deus tá falando do mantimentos quê é o dízimo e o dinheiro que é renda fica à dica

      Excluir
    2. Eu acredito também que devemos devolver o dizmo, MT.23;23 fala de fidelidade em tudo agora estamos cobrando da igreja e estamos tropeçando em muitos outros deveres..

      Excluir
  4. O dizimo nunca foi pra bagar os apóstolos e sim os levitas...

    ResponderExcluir
  5. Para esclarecer alguns irmãos que entenderam no texto que eu sou contra o dízimo e não foi esta a intenção e eu não disse isto, apenas não entendo como pecado algo que se faz em família, somos uma família, cada um contribui e ninguém deve se omitir, sem a contribuição a igreja estagnaria. O texto que o irmão falou---> II Coríntios 9:7 estou plenamente de acordo.

    Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

    Deus abençoe os irmãos.
    Alda

    ResponderExcluir
  6. O Dizimo Nao É algo que vai condenar alguem se nao o fizer. É apenas uma obediência Para Benção na Terra, Mas Observer Bem, se na biblia Diz que a lei não pode salvar ninguem, analise bem, que a lei do dizimo nao poderá salvar e como então Poderá condenar ao inferno alguem que não dizima? Sou dizimista, nao por Obrigação, porque se eu quiser eu paro de ser a qualquer momento, E isso nao tem tanta importância assim, pois Deus se preocupa com a alma e o coração de cada um, não com o seu dinheiro pois ele ja é dono de tudo e nao precisa de nada. O fato de nao dizimar, é um detalhe. Mas nao nos faz condenados, ja pensou ir ao inferno so por causa de dinheiro?? Nao existe isso..

    ResponderExcluir
  7. Eu não consigo dar o dízimo quando falo que vou dar alguma acontece agora fundiu o motor do carro agora eu pago 86500 reais por mês 5 parcela eu não sei o que fazer eu fico com vergonha de ir a igreja obrigado

    ResponderExcluir
  8. Olá desconhecido(a) que postou o comentário dizendo que fica com vergonha de ir na igreja. Seu problema não é com a igreja, pare com isto de ficar com vergonha. Nunca deixe de ir na igreja por conta de dízimo. Você está passando por um momento de dúvida, fale isto para Deus. Só ele pode fortalecer o seu coração para que você usufrua do conforto que Deus tem para sua vida. Dar o dízimo é coisa entre você e Deus. Converse francamente com Deus. Peça ajuda a ele. Se abre com ele. É preciso saber que vida financeira não é problema de pastores, é algo pessoal, entre você e Deus. No momento que você compreender isto, então você vai ter suas finanças equilibradas. Não adianta oração de pastor. Peça um tempo a Deus e trabalhe para resolver tudo. Fim do tempo combinado entre você e Deus seu coração decidirá a ser dizimista, seja e tudo ficará em paz. Deus te abençoe.
    Alda Inacio

    ResponderExcluir
  9. Que fique claro:Dizimo é da Lei...Eu vivo na nova Aliença, mas muitos vivem na velha Aliança. Obrigando as ovelhas, a cumpri a lei, ou seja parte dela...Cristo nos Libetou disso. Gálatas 4:4-5 Nenhum Apostolos pregou o Dizimo. Porque os pastores Pregam????

    ResponderExcluir
  10. Essa semana eu não participei da ceia porque o pastor falou que quem não da o dizimo é ladrao. Referindo-se a Malaquias 3

    ResponderExcluir
  11. Anônimo2/9/18 07:32

    Eu tb não to conseguindo dar, se eu der não consigo pagar todas as contas...tenho ido a igreja de vez enquando mas tb com vergonha mas da ceia não tenho participado por não saber se quem não dá o dízimo pode participar.

    ResponderExcluir
  12. Para um anônimo que publicou dia 2/09/2018

    Olha amigo, eu já passei por um momento desses, o que eu fiz? Conversei com Deus claramente e disse pra ele que eu eu nao queria ficar sem dar o dizimo e que eu estava ficando e minha vida financeira era dificil. Eu disse a ele, ao meu Pai, que eu estava fazendo esforço para ser fiel em tudo, para honrar o seu nome e que eu precisava honrar minhas contas e que ele poderia melhorar minha vida financeira para que eu pudesse honrar a ele, mesmo sabendo que meu esforço atual não se encaixava naquilo que ele disse "sê fiel no pouco, será fiel no muito". Pedi perdão a ele e não demorou para ele criar uma possibilidade financeira melhor para mim e eu sei que ele criou para me provar se eu seria fiel a ele. Eu fui fiel a ele. Então sei que nunca mais deixarei de ser fiel, porque ele é um Deus que honra sua Palavra, eu também tenho que ser uma filha que honra seu pai, seja no dizimo ou na obra, também no crescimento espiritual. Deus compreende o momento que você está vivendo, fale com ele.
    Abraço e Deus ilumine você.
    Alda Inacio

    ResponderExcluir
  13. Sou dizimista a algum tempo, mas ultimamente estou tendo muitas dificuldades... Então vem dúvidas na minha cabeça, fazendo eu me sentir fraca na minha fé. As vezes sinceramente não sei como agir

    ResponderExcluir
  14. Resposta para alguém que não deixou o nome dia 29/11/2018

    O nosso problema é não sermos amigo(a) de Deus, porque é tão fácil resolver estas coisas quando se tem intimidade com Deus. Fale com ele abertamente "Senhor a tua palavra me diz fazei prova de mim quando deres o dízimo e o senhor não pode mentir, portanto o que se passa? Mostra onde eu estou errando, porque tudo desandou e não consigo mais dar o dízimo". Fale com Deus, se reorganize, firme na fé, Deus te ouve e vai te ajudar. Creia nisso. Ele não deixa um filho caído na fé.
    Deus te abençoe.
    Alda Inacio

    ResponderExcluir
  15. Eu fui dizimista em um tempo parei por alguns meses , comecei a ser dizimista de novo e ja vai fazer um ano que não devolvi o que é do nosso senhor, eu vou começar ser novamente . Eu não sei se sou um pecador .

    ResponderExcluir
  16. Irmão desconhecido do dia 07/12/2018

    Você questiona que não sabe se é pecador, lembre amado que até Paulo se achava o maior dos pecadores, imagina nós. somo todos pecadores mas isso Jesus pagou o preço na cruz. Não se recrimine, nem se condene, procure crescer na fé compreendendo e praticando tudo o que Deus nos ensinou, assim você vai santificando sua vida. Deus lhe abençoe.
    Alda Inacio

    ResponderExcluir
  17. Não sou contra. Pq ajudar a fazer a obra do Senhor aqui na terra. É obrigação de cada servidor de Deus. Mas é errado empregar da forma errada como eu tenho visto muitos fazerem ai desses que cometem tais erros .como o Senhor não tem compromisso com quem não dá o dízimo errado Deus tem uma aliança com cada um de nós queira esses "líderes ou não "Deus é ctodos,

    ResponderExcluir
  18. Talvez falte clareza em tudo isso, não dar o dízimo não e pecado , as passagens que Jesus se refere aos fariseus ainda se passavam no tempo da lei pois ele ainda não tinha sido morto e ressuscitado , então devemos esclarecer os pontos , e estes judeus ou fariseus ainda adoravam no templo , ainda davam os dízimos a levitas , acho que dizer que quem não dá o dízimo está em pecado e a mesma coisa que anular o sacrifício de Cristo, devemos sim ajudar a obra , devemos perguntar aonde está indo o dinheiro, e devemos sim saber se estamos dando o dinheiro pra ladrões pois talvez seja pior a negligência de apenas dar o dinheiro sem saber pra onde ele vai , pois não dár e pecado e dar sabendo que não vai pra obra e pro bolso de ladrões então também e .

    ResponderExcluir
  19. Olá desconhecido que publicou em 07/04.
    Só não concordo com o policiamento que vc se referiu no texto. O pastor que rouba vai se entender com Deus e não somos nós culpados disso. Não temos que fiscalizar o que o pastor faz com o dinheiro do dízimo. As igrejas neo pentecostais correm grande risco desse tipo de ação, sim, porque a maioria não tem uma assembleia para explicar mensalmente o que faz com o dinheiro. Mas isso é Deus quem vai cobrar do pastor.
    Abraço em nome de Jesus.
    Alda Inacio

    ResponderExcluir
  20. Meus amados creio e tenho fé pra isso que quem não dizima esta pecando sim, em Malaquias 3:8 e 9 vai dizer que quem não dizimo e oferta é ladrão, roubar é pecado e esta nas tabuas do mandamento, e Mateus 23:23 também fala sobre o dízimos,então amados se não dizima não entra no céu,pois em apocalipse já diz que os cães e os ladrões ficarão de fora.
    Não adianta massagear a palavra de Deus para ficar mais leve, ela é o que é, e quem não da o dízimos é ladrão e não tem outro nome a ser dado.

    ResponderExcluir
  21. Eu não entendo como falam de quebrar os mandamentos como não roubarás, e se esquecem do 4º mandamento que diz que devemos santificar o sábado, então falam que isso era para os judeus, todos os dez mandamentos foram para os judeus, não se pode abolir um e ficar nove mandamentos, ou valem todos ou não vale nenhum! É só para refletir. E olha que o sábado foi santicado na criação, Gen.2, antes de qualquer judeu existir.
    Depois dizem que é coisa do antigo testamento, o dízimo também é.Dizem que Jesus validou o dízimo, sim ele validou antes de morrer na cruz,Ele próprio só ia, como bom judeu e obediente às leis de Deus, aos sábados na sinagoga e lá se levantava pra ler. Mesmo depois que Jesus morreu as mulheres não informam seu corpo porque era sábado tá na Bíblia. Mas a preocupação com o dinheiro é maior, triste isso. Vamos honrar a Deus com os nossos bens , mas também com nossa obediência!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo1/8/19 11:11

    Eu dou o dismo mais nao os dez por cento
    Dou ofertas tambem sempre que tenho 2 ou 5 ou 1real.estou pecando contra Deus

    ResponderExcluir
  23. marcio jose andrade4/8/19 10:20

    A PAZ DO SENHOR sou Pastor e tenho igreja não sou contra o dizimo e nem a favor apenas creio que DEUS te dará para manter a igreja de forma certa igual fez no dia de MOISES´ em MATEUS 23.23 JESUS esta contra os fariseus JESUS pagou os impostos assim todos nos devemos pagar os impostos sim mas vamos então nas ovelhas do senhor e se a ovelha esta com muitas dividas de agua,luz,aluguel,comida tem criança pequena,e esta desempregada sera meus irmãos PASTORES QUE SUA IGREJAS ARCARIA COM AS DISPEZAS DA OVELHA ATE ELA CONSEGUIR UM TRABALHO, OU A OVELHA ESTARIA PECANDO POR NAÕ PODER DAR DIZIMO

    ResponderExcluir
  24. Anônimo4/8/19 10:33

    sou pastor não sou a favor e nem sou contra apenas creio se DEUS te deu uma igreja DEUS dará também o sustento de tudo e toda necessidade amem vamos agora as ovelhas do senhor os membros de uma igreja se ovelha mas conhecida como um membro ela estiver desempregada sem um ganho como ela vai dar o dizimo se ela tem contas básicas de um lar a pagar ela não tem casa mora de aluguel e ai faz um tempo que ela não tem ajuda ela esta pecando por não dar o dizimo a tua igreja irmão esta tratando dela arcando com as despesa do mês ate ela poder dar dizimo se for assim ela seria ingrata ai sim mas se não a bíblia e bem clara Mateus cap.25 ver 31 ate o 46 bom isso e o que eu acho AMEM

    ResponderExcluir
  25. Esses comentários só mim deixaram em dúvidas. Entre uma coisa e outra, a final devolver o dismo é pecado ou não, n cheguei a essa conclusão.

    ResponderExcluir
  26. Esses comentários só mim deixaram em dúvidas. Entre uma coisa e outra, a final devolver o dismo é pecado ou não, n cheguei a essa conclusão.

    ResponderExcluir
  27. E aquela passagem. Que diz nem ladrões nem. Roubadores herdarão o reino de Deus! Não é na lista de pecados?

    ResponderExcluir
  28. A resposta para tal pergunta você encontrará no inquietar do Espírito Santo, se vc não se incomoda em praticar o que o AT ensinava por princípio na decisão de um homem (Moisés), esteja à vontade para devolver 10% de seu “despojo”, se contribuir com ofertas como a viúva fez no templo, ótimo. Esteja de bem com Deus e não se preocupe em pagar as contas da “sua igreja” Deus é o dono do ouro e da prata.

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Boa noite.
    Só um desabafo, alguns meses atrás meu pastor da minha igreja falou com meu esposo que quem não dízima na igreja não pode ser membro, não pode tomar santa ceia e nem participar das atividades da igreja. Ou seja, não pode nem usar palito se for obreiro, diácono e presbítero. Alguém concorda com isso ?

    ResponderExcluir
  30. No meu ponto de vista JESUS não aboliu o dízimo.Mais deu uma correção os Fariseus.ante de devolvê o dízimo ,tenho quer ter amo,ter misericórdia,ser de bem com meu irmão de tudo o meu coração

    ResponderExcluir
  31. Bom dia meus amados não vamos se preocupar com as leis do homens eu creio que Dízimo Santa ceia e batismo nas águas não devemos si preocupar sim batismo com ESPÍRITO SANTO para santificar nossas vidas com Cristo Jesus Jesus Cristo dise na minha casa tem muitas moradas si o Pastor não quer você na casa dele vai pra outra máis não deixa de contribuir na casa DEUS não na obrigação mais segundo seu coração muitos pastores fala que a casa e dele. Sai fora porque a casa não é de Jesus Cristo aí está o pecado DEUS ABENÇOE vocês ficam na paz Cristo

    ResponderExcluir
  32. Eita mentira desses cães gulosos e lobos devoradores essa passagem do dízimo ñ era pra nós e nunca foi em dinheiro e nunca mensal vão trabalhar

    ResponderExcluir
  33. Boa noite amigos,não conheço muito a
    Palavra de Deus,mas eu penso assim se a pessoa dizima a muito tempo na igreja E depois passa algum tempo sem dizima por motivos financeiros não significa que a pessoa vai ser condenada ou estará pecando.
    Jesus e amor, o mas valioso de tudo e ele saber que voce é hum filho obediente e aceitou ele como seu único salvador. DEUS É dono de tudo ,e só porque voce não dizimou no momento difícil, não significa que será excluído no livro da vida.

    ResponderExcluir
  34. Não sou dizimista mas dou oferta e faço caridades com o próximo!Deus abençoe à todos!

    ResponderExcluir
  35. É lamentável vermos crentes, pelo menos acho, que fazem malabarismos para justificar sua falta de fé, de entrega verdadeira ao senhor. utilizam de textos totalmente fora de contexto para isso. quando dizem que 2 Co 9.7 está afirmando que o dízimo é o valor que cada um quiser. estão totalmente enganados, ou querendo um amparo, que não existe, pois esse texto fala de ajuda a irmãos em particular que estavam para receber visitantes. sem mais comentários, pois não quero ser o dono da verdade mas apenas tentando contribuir. Jesus diz, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará

    ResponderExcluir

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!