12 outubro 2015

Devemos obedecer à autoridades corruptas?

Nestes tempos  difíceis da política nacional, como olhar com respeito para nossas autoridades para estar de acordo com o que o texto bíblico de Romanos 13 de 1 a 7 nos mostra? Nós vemos muitos irmãos revoltados com a política nacional desabafando sua revolta nas redes sociais e ao mesmo tempo ouvimos os pastores pregar respeito às autoridades porque elas foram instituídas por Deus. É isto mesmo que esta escrito neste texto de Romanos que eu colei abaixo. Leia o texto e vamos entender depois como interpretar. Será que os irmãos cometem pecado metendo o pau no governo nas redes sociais?

“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.”

Depois de ler este texto bem claro acima e sem maiores questionamentos ficaremos nos perguntando "será que Deus coloca ladrões, corruptos, enganadores e aproveitadores para governar um país"?
Na atualidade, olhando nosso Brasil, e vendo todo um conjunto de pessoas roubando os cofres públicos, roubando o dinheiro do povo e este povo vivendo de  salário de migalhas, enquanto as divisas financeiras nacionais são estocadas em massa em paraísos fiscais, fica difícil aplicar a grosso modo o texto de Romanos acima. Vamos entender?

A Bíblia é muito completa e foi muito bem pensada por Deus que não deixou frestas nem mal-entendidos. Vamos ver como  Deus explica a situação lendo Atos 5 versículos 27 a 29. O assunto ali era os ensinamentos de Jesus e veja o que foi que os apóstolos responderam:

“Trouxeram-nos, apresentando-os ao Sinédrio. E o sumo sacerdote interrogou-os, dizendo: Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome (Jesus); contudo, enchestes Jerusalém de vossa doutrina; e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”

Deus instituiu as autoridades como sistemas constituídos de leis e nós devemos estar sujeitos a elas. Ele não  instituiu Hitler o assassino de judeus, ele não instituiu a Rainha da Inglaterra boazinha. Deus instituiu sistemas de governos. Estes sistemas gerenciam as nações. Estes sistemas punem os maus, mandam para cadeia os bandidos. Estas instituições, a quem nós pagamos nossos impostos, devem saber gerenciar o dinheiro público de forma a proporcionar bem estar ao povo. A situação começa a ficar clara para nós e fica fácil compreender a revolta dos irmãos desabafando em redes sociais quando governantes desonestos tentam nos fazer aprovar seus atos ilícitos. Não queremos políticos corruptos e não foi Deus quem botou estes políticos para governar as nações. Neste caso, devemos ouvir as palavras de Pedro e os demais: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”

Estar contra a corrupção, ser contra atos de roubo e de bandidagem é saudável, é defender o que Deus nos ensinou, é obedecer a Deus mesmo desobedecendo aos homens. Por isto irmãos, começamos por orar para que Deus faça uma limpeza nas lideranças constituídas no poder brasileiro. Nós queremos obedecer às autoridades sim. Queremos ter orgulho de sermos governados por pessoas honestas que punem os maus e nos dão segurança. Importa para nós que estas autoridades sejam dignas de respeito, que mereçam nosso apreço e louvor. Deus jamais colocaria corruptos para roubarem um país, roubarem um povo. Jamais!

Que Deus ilumine e abençoe cada vez mais a nós, a você que está lendo esta mensagem.

A paz de Cristo.

Por Alda Inacio.

3 comentários:

  1. Amiga Orlandina, que bom te ver por aqui. Você foi testemunha do tanto que os irmãos brigaram naquele Facebook contra os corruptos, mas com o passar dos dias foram cansando e parando, desde que as desconfianças de todos foram sendo confirmadas pelo Ministério Público e começamos a ver os nomes dos políticos envolvidos. Tudo que temos visto no cenário nacional é uma vergonha que ficará gravada nos anais da história como a época em que o Brasil foi comandada por um bando de surrupiadores corruptos e corruptores contrários ao que Deus ensinou na Bíblia. Está sendo muito vergonhoso tudo isto, mas Deus há de botar no lugar certo aqueles que deveriam ser exemplos de dignidade e nos envergonharam.
    Obrigada amiga pela força.

    Abraço
    Alda

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto. Eu que esbravejo tanto com o atual governo,vim pesquisar sobre e é exatamente o que eu procurava. Oremos por nosso país, nossa nação, por esse mundo sombrio.

    ResponderExcluir
  3. Que tais palavras ainda sejam válidas para pensarmos a irresponsabilidade do atual governo e sua omissão por tantas vidas.

    ResponderExcluir

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!