12 outubro 2007

Nobel de literatura foi para a inglesa Doris Lessing

O prêmio Nobel de literatura foi dado à britânica Doris Lessing de 87 anos. Ela tem mais de cinquenta livros publicados e passou sua vida como defensora feminista e sua luta foi intensa contra o Apartheid na África do Sul.

Doris nasceu em 1919 de pais Ingleses, viveu em Rhodésie próximo à África do Sul; combateu o racismo, até ser impedida pela guerra e teve que voltar para Inglaterra em 1949. Publicou "As grandes mães" em 2005, "O filho do amor" que foi publicado este ano. Atualmente ela tabalha um novo livro sobre a segunda guerra mundial.

Foto da Agence France Press
Por Alda Inacio

5 comentários:

  1. Confesso que, muito embora seja uma amante das leituras, desconheço em absoluto a obra de Doris Lessing. Todavia, e esta é uma das grandes vantagens do Nobel, vou tentar tapar essa lacuna adquirindo um dos seus livros. De salientar que esta escritora recebe um prémio Nobel aos 87 anos demonstrando que, afinal, as pessoas da 3ª. e 4ª. idade ainda têm muito para dar.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de ver aqui referida a grande escritora Doris Lessing que é das poucas mulheres (em relação aos homens) a quem foi concedido um Nobel.
    Que seja uma referência para o sexo feminino na luta pela igualdade ainda tão distante.

    ResponderExcluir
  3. Fico contente, e muito deliz de ser uma muher o que não é nada comum, devo confessar que não conhecia a escritora, mesmo.

    :)

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia. retribuindo a visita.

    ResponderExcluir
  5. Nada conheço da escritora, como acontecerá com milhões de pessoas, mas continuo a ter fortes suspeitas de que, a cada ano que passa, os Nobel vão tendo uma componente política mais acentuada.
    Sinceramente, já não é a atribuição do Prémio que hoje me leva a ir logo de imediato tentar ler uma obra do laureado.

    Um abraço

    ResponderExcluir

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!