Deus lhe abençoe e proteja hoje e sempre.

Guarde em seu coração o nome de Jesus.

Ele é bálsamo para sua alma.

22 setembro 2024

Jesus e Deus são as mesmas pessoas?

 Olá amigos visitantes.

O texto de hoje é daqueles que realmente não há consenso nenhum no sentido de elucidar a questão por meio de uma explicação coerente, porque as pessoas se contentam em dizer que Deus e Jesus são um, isso basta a muitos, não a todos.  Quando vem a explicação, todos se confundem e acaba aí o discurso. 

Para complicar vamos colocar no meio da análise o Espírito Santo. 

Seria fácil entender as três pessoas como seres independentes, não sendo uma só pessoa,  se estivéssemos falando de três seres humanos, por um simples motivo: cientificamente o princípio da impenetrabilidade da matéria diz: "dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço". Então, se Deus fosse de carne e osso, o Espírito Santo também, e Jesus idem, eles seriam três pessoas distintas. Mas, eles não são seres humanos, é um Espírito só, com três essências diferentes. No céu é um único Deus. Um único corpo celestial. Entre os seres humanos são três pessoas em essências diferentes.

Como explicar estas três pessoas sendo uma só?  

Os três são compostos de matérias diferentes. Deus é energia pulsante, energia inteligente, energia viva, energia pura, como nenhuma outra pessoa igual ou semelhante existe no Universo. O Espírito Santo é a parte de Deus Onipresente, pode estar em todo lugar, é essencialmente Espírito, não é visível. Jesus se manifestou no céu possuindo o Espírito de Deus, sendo o Deus visível, o Criador tirado do interior de Deus como energia ativa, o verbo, ação, aquele que faz, portanto está descrito como braço direito de Deus Atos 2 33-39 sentado à direita de Deus depois de sua ascensão.

Esta explicação tem lógica entre nós humanos, porque a mão direita é a que faz, é ação, falar de uma pessoa que é braço direito de alguém quer dizer aquela que realiza, aquela que faz, no caso de Jesus, por intermédio dele tudo se fez.

Por que simplesmente Deus não ordenou de si mesmo e todas as coisas se fizeram? Ele não precisaria criar Jesus, faria ele mesmo, por que não foi assim?

Porque o plano de Deus é um pacote fechado, ele usou sua onisciência, olhou o plano da vida por completo e viu a necessidade de se mostrar no mundo para divulgar através dele a Palavra, fazer ele mesmo conhecido e morrer na cruz. Isso tudo foi programado. Se afirmar como Deus, enquanto Cristo, era desacreditar a humanidade dele mesmo, porque um Deus real, na sua essência espiritual, não pode morrer, então era necessário que ele viesse ao mundo na carne, porque carne é mortal.

 Quando lemos a passagem do livro de êxodo onde Deus desce no monte Sinai e tem o diálogo com Moisés, temos uma leve noção de quem é Deus. A energia que sacudiu aquele monte foi algo fenomenal, sobrenatural. Para mim é a passagem mais bonita da Bíblia. Deus teve que vir à terra para organizar a situação daqueles peregrinos no deserto.

Eu tenho participado de estudos sobre o tema  "Jesus é Deus?" e não vejo explicação satisfatória por parte de quem participa dos debates. Nenhuma explicação vem atender as nossas especulações sobre a Trindade. Ainda mais porque a Trindade não consta na Bíblia, ela é dedutiva. Só tivemos contato real com a terceira essência de Deus, que é o Espírito Santo, após Pentecostes. O Antigo Testamento fala muito do Espírito de Deus, mas, quando ele desce como línguas de fogo em Pentecostes, é que passamos a entender que ele é mais uma parte do Deus trino. Ele é a parte que se desloca no tempo, podendo estar em todo lugar.  

Para mim essa questão da Trindade é muito clara:

- Deus é Espírito, essência do bem, eterno, energia criadora, um ser incomparável que não pode ser visto.

- Espírito Santo, essência consoladora, que se desloca no tempo, podendo estar em cada um de nós, invisível, ajudador.

- Jesus, Deus na sua essência materializada, carnal, meio Deus, meio humano, voltou ao céu, foi e é o Verbo, por meio dele tudo foi criado e comandará a vida Eterna ao lado dos eleitos.

Me basta saber que a Trindade é real, Deus é um só. Eu não vejo dificuldade em entender esta parte da doutrina cristã. Há muita dedução lógica em torno de um livro que foi escrito por seres humanos traduzindo o que seres espirituais queriam para nós. Assim é a Bíblia, por isso a dificuldade. 

Paz do Senhor amigos.

Alda Inacio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigada. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!
Localizador (teste) iniciado em junho 2024
Contador de Visitas