10 janeiro 2008

Lançado o carro mais barato do mundo


Gente, ontem quarta feira dia 09 de janeiro a TATA, uma firma fabricante de veículos lançou o carro zero Nano pelo preço de 2.500 dólares(R$ 4.392,50). Em meio a muito alvoroço da mídia, durante a 9ª Auto Expo, em Nova Délhi. Cinco minutos depois eu estava com o meu carrinho amarelinho, lindinho, carro para mulher sozinha, livre e desempedida. Para que quê eu preciso de espaço maior? No próximo ano vou cuidar dos meus cachorros, cuidar das rosas e da minha casa lá no meu Brasil...

Aí pessoal, se eu usar a retórica você vai acreditar agorinha mesmo que tudo que eu digo é verdade. Aliás, o que é a verdade? Ela existe? Você já pensou que todas as histórias tem duas verdades? Então, assim sendo não existe "uma" verdade não é mesmo? Mas, a nossa verdade é aquela que nos dá segurança, na qual nós acreditamos e nos tranquilizamos. No entanto depois que eu descobri que existem duas verdades eu perdi a minha tranquilidade.

As vezes chego a pensar que minha amiga Regina, professora da UFG, tinha razão; ela dizia que é melhor ser simplório, acreditar em tudo, pois quanto mais aprendemos, mais sabemos, mais inquietos ficamos. Ela dizia que aquele que nada sabe é mais feliz. Será?

É muito difícil acreditar nas duas faces da verdade, pois para isto temos que duvidar de tudo que escutamos. As vezes, para agradar alguém, ou para preservar algo que me interessa, eu afirmo que acredito no que me contam. Depois me coloco a tentar entender sozinha a outra parte da verdade. As relações de amizades e de amor dificultam a nossa compreensão da verdade; por amor, preferimos acreditar em meias verdades para evitar conflitos. Assim podemos concluir que a verdade conceitual não existe. Será?

Dentro de um conflito que se desenrolava entre duas pessoas, vi pessoas nervosas defendendo uma das partes, como portadoras da verdade absoluta e quando aproximei-me da outra parte, vi outras pessoas fazendo o mesmo do outro lado do conflito. Analisando a questão vista dos dois lados, notei que ambas as partes tinham razão. E assim: onde está a verdade?

Vou parar por aqui, só queria fazer você pensar. Beijo.

Por Alda Inacio


Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!