Deus lhe abençoe e proteja hoje e sempre.

Guarde em seu coração o nome de Jesus.

Ele é bálsamo para sua alma.

27 maio 2011

Por que existem diferentes interpretações da Bíblia?

Esta pergunta é muito interessante e temos que tomá-la com cuidado, pois  estamos  analisando uma questão que não é admitida pela maioria das igrejas. Cada denominação acha sua doutrina perfeita. Se assim não fosse, não poderiam pregar algo que soasse falso.

Mas eu sou insistente e pergunto: sabendo que é o Espírito Santo que nos faz compreender a Bíblia, como aceitar que A IGREJA invisível, aquela composta por pessoas de todas as igrejas de Cristo, a noiva de Cristo, tenha tantas interpretações diferentes para certos assuntos? 

Sabemos que  não há ecumenismo no  meio evangélico, pois se houvesse justificaria dizer que a tendência seria unir para não dispersar e com isto propagar o evangelho. Ainda bem que não tem ecumenismo, nem seria possível propagar o evangelho sem consenso. A falta de consenso é que causou as diferenças doutrinárias.  Não tem como unir as diversas correntes doutrinárias, se mesmo o Espírito Santo tem sido resistido. Não podemos esquecer que existe "um" trabalhando contra Deus no mundo, e este um, impõe-se tanto individualmente como coletivamente junto aos fiéis. Até junto aos eleitos, diz a Bíblia. Ver Marcos 13:22 - Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos.

 Se o ecumenismo trouxesse solução para compreender as diferenças, então ele seria bom. No entanto sabemos que o ecumenismo é perigoso. Ele é uma tentativa de anular a Reforma Protestante dos primórdios da igreja. Só tem esta intenção. Não tem intenção de igualizar as interpretações das escrituras.

 Então, por que Deus permite que haja diferenças de interpretação em certas doutrinas? Porque Deus quer que creiamos Nele, em Seu filho Jesus e no Espírito Santo apenas pela fé. O mais importante de tudo na Bíblia é a fé. As "certezas humanas" são provadas pela ciência. A Bíblia não é científica. Ela fala de fenômenos e  mistérios. Provar as verdades Bíblicas 100% seria aderir ao conhecimento científico. 

Sempre ficarão falhas em todas as doutrinas, é isto que reforça a fé. Acreditamos em Deus sem ver a  Deus; em Seu filho Jesus,  no Espírito Santo e na esperança da salvação eterna, só pela fé. Mas, sem arrependimento, sem coração transformado e sem fé, de que adianta provar A+B? Entende? Iguala-se tudo, explica-se tudo e onde fica o principal, o arrependimento, o perdão, o coração quebrado e uma nova criatura, se nem todas pregam isto e isto é  fun-da-men-tal?

O resumo de tudo é "onde passaremos a eternidade". Cabe a Deus saber quem Ele escolheu e vai um dia entrar no céu e viver eternamente lá e isto não deve ficar muito claro nunca. Sabemos que para os ricos será difícil herdar o reino de Deus, por que amam mais a sua riqueza do que poderiam amar a Deus. Teriam que descer do pedestal para ajoelhar-se diante de Cristo. Teriam que dizer não ao pecado e lutar contra ele até a morte. É uma guerra contínua. E quem quer guerrear? Isto são sacrifícios que o homem por si só não toma como decisão de fazer. Só Deus coloca no homem o desejo de salvar-se e Deus escolhe os pecadores mais profanos para ofertar a estes a salvação.

Portanto, as diferenças de doutrinas que existem em todas as igrejas são normais entre seres humanos imperfeitos. E não é porque eu creio em predestinação e você não crê, que eu vou ser salva e você não vai ser. Se a sua compreensão foi falha neste sentido e em outros, Deus não vai olhar isto. Deus vai olhar se dentro do teu coração há mágoa, ódio, revolta, amargura, tristeza... Estes são corações de pessoas que não obterão salvação, mesmo estando dentro de uma igreja dia e noite.

Para ser salvo, você precisa ter COMPLETOS dentro de você, além da fé em Cristo, ter também os frutos  do Espírito que estão em Gálatas 13:22 e 23 - 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão e o domínio próprio.

Amor - como Cristo, sem esperar nada em troca, amar o próximo como a si mesmo
Gozo - é  prazer, ter prazer em servir a Deus
Paz - ter paz e transmitir isto aos outros
Longanimidade - suportar adversidade sem esmorecer
Benignidade - ser do bem,  no sentido de ser afável
Bondade - ser espontaneamente bom,  é atributo do coração
Fidelidade - ser fiel aos princípios bíblicos, ser fiel a Deus, ser fiel à verdade
Mansidão - ser calmo em tudo  e ser manso até na aceitação da Palavra de Deus
Domínio próprio - principalmente dominar a língua que fere, balsfema e inflama discussões

Paz do Senhor a todos.
Por Alda Inacio

20 maio 2011

A maneira correta de falar com Deus

 O que verificamos nas igrejas é que orar, para a grande maioria dos fiéis é somente pedir e pedir... Poucas pessoas oram para agradecer. Talvez o fazem dentro do coração, o que já é muito bom, pois Deus lê os corações. No entanto a Bíblia diz que devemos externar nossa oração com palavras.
Não devemos fazer uso de repetições. Olhe o que a Bíblia diz sobre o que incluir na oração: Em Mateus 11:25 - E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.

Devemos sempre pedir perdão porque cometemos pecados diariamente e na oração devemos falar com Deus normalmente, como quem fala ao pai e veja lá que este é um pai poderoso e amoroso. Mas, tem gente que ora gritando em certas igrejas, achando que a entonação da voz tem poder de ser ouvida pelo pai. Nada disto. Veja o que a Bíblia diz sobre isto em Mateus 6 versos 5,6,7 - E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.  Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.  E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.

Então a coisa fica séria e se não  usarmos a  maneira correta de orar, não se alcança a graça. Deus quer falar conosco no reservado do nosso quarto, com delicadeza, uma oração sincera de filho para pai. Também oramos no templo, pois ali a oração ganha amplitude. No templo presbiteriano oramos por todos ali presentes e a oração flui serena, uma pessoa somente a orar, respeitosa e profunda. 
Aqui deixo uma oração resumida para você leitor, alertando que não sejamos resumidos ao falar com Deus em nosso quarto. Abramos nosso coração. O Senhor  ama nos ouvir:

Senhor meu Deus, pai amado e misericordioso,
peço a ti perdão dos meus pecados,
aqueles que já estão confessados a ti
e aqueles que eu não percebi tê-los cometido.

Perdão pelas vezes que fiz mal a alguém e
peço também que tu retires do teu livro os males,
ofensas e mágoas que muitos fizeram contra mim.
Que nada pese contra eles no teu juízo final.

Peço a ti meu pai que Tu abençoes
a pessoa que está lendo estas linhas e dê a ela
as maiores bênçãos almejadas em seu coração,
incluindo nisto a sua  salvação.


E que tudo seja feito para honra
e glória do nosso Senhor Jesus Cristo
e por meio Dele cheguem a ti
estas palavras.
Amém!

Paz no Senhor
Por Alda Inacio

15 maio 2011

Muitos são chamados, poucos são escolhidos

Este texto abaixo saiu da boca de Jesus e está no capítulo 22 de Mateus; chama-se “banquete das bodas”. O capítulo anterior mostra Jesus chegando em Jerusalém e cercado por muitas pessoas que queriam perguntar a ele coisas sobre a salvação e o céu. Ali diante de Jesus estava seu povo, o povo Judeu. O texto foi dito em forma de parábola. Será que os Judeus entenderam? Você vai entender.

Mateus capítulo 22:1-14
Então Jesus tornou a falar-lhes por parábolas, dizendo:
2 O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho.
3 Enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir.
4 Depois enviou outros servos, ordenando: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado; os meus bois e novilhos já estão mortos, e tudo está pronto; vinde às bodas.
5 Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio;
6 e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.
7 Mas o rei encolerizou-se; e enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.
8 Então disse aos seus servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.
9 Ide, pois, pelas encruzilhadas dos caminhos, e a quantos encontrardes, convidai-os para as bodas.
10 E saíram aqueles servos pelos caminhos, e ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e encheu-se de convivas a sala nupcial.
11 Mas, quando o rei entrou para ver os convivas, viu ali um homem que não trajava veste nupcial;
12 e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu.
13 Ordenou então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.
14 Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

Analisando o texto, quem era o rei desta festa? Era Deus. Quem eram os primeiros convidados desta festa? Era o povo Judeu, que renegou Jesus, então Deus mandou a Palavra de Deus para outros povos do mundo inteiro e chamou convidados para a festa das bodas em outros países. Quem foi convidado? Fomos nós, todos nós que não somos Judeus. E no meio da festa de repente Deus pega alguém mal trajado e manda jogar esta pessoa nas trevas, lá onde tem choro e ranger de dentes. Sabe onde é isto? O inferno. Lá  tem choro e ranger de dentes, e você sabe quem é esta pessoa pega sem trajes nupciais? Este pode ser qualquer um de nós.

Lendo este texto a gente logo entende porque muitos são chamados, mas poucos os escolhidos. As pessoas são chamadas para seguirem a Jesus, como eu e você, mas poucas se vestem adequadamente com as vestes da verdade e da dignidade que o Rei exige para participar da festa da salvação.

Jesus logo voltará e quer encontrar sua noiva, a igreja, bem vestida. Nossa roupa não pode estar suja pelo pecado. Necessitamos pedir perdão a Deus pelos pecados. Quando a gente aceita Jesus, nossa vestimenta é lavada pelo sangue do Cordeiro de Deus, Jesus.  Assim ficamos preparados para a festa.

Paz do Senhor a todos.
Por Alda Inacio

09 maio 2011

O pecado de Lúcifer

Muitas vezes eu fiquei pensando sem entender, "como foi possível o pecado ter entrado no céu" ?
Apegamo-nos a Adão e Eva como caídos pelo pecado e este passou a ser o pecado que herdamos desde a criação do mundo. Mas queremos saber mais sobre a origem do pecado e encontramos na Bíblia a história de Lúcifer que foi criado como querubim, resplandecente de luz, o mais bonito de todos no reino do céu e ocupava o melhor posto junto ao trono de Deus. De repente uma reviravolta, ele é expulso do céu. Sobre a queda de Lúcifer ver  Ezequiel 28- de 13 a 19 e ver apocalipse 12.

Mas como o pecado pode ter entrado nesta criatura que quis ser igual a Deus?  Analisando as passagens bíblicas que falam de  Lúcifer,deduz-se que sua queda aconteceu antes da criação dos homens. Nada nos afirma que sua queda aconteceu paralela à criação dos homens, por isto o pecado de Adão e Eva é o primeiro da humanidade mas não é o primeiro da criação eternal de Deus. O pecado iniciou-se em Lúcifer  e foi levado ao paraíso pelo diabo, a serpente.

Então, com certeza o primeiro pecado teve origem em Lúcifer na sua altivez exacerbada e chamou-se “orgulho”. Lúcifer teve orgulho de ser como era e de ocupar o lugar que ocupava, sendo um guardião do trono de Deus. Ele teve orgulho de ser o mais bonito. O mais perfeito e de ocupar o posto mais desejado. Querer ser igual a Deus, envolveu outro pecado a “inveja”. Lúcifer invejou a Deus, almejou ser igual a Deus. E a Bíblia conta que com ele caíram um terço dos anjos do céu e eu imagino que estes anjos passavam diante do trono e invejavam  a posição de Lúcifer ali diante do trono de Deus. Estes anjos passaram a admirar mais a luz de Lúcifer do que a luz de Deus. E, ao ponto em que foi  crescendo o número de  admiradores desta criatura, Lúcifer foi sentindo-se mais e mais  importante  ao ponto de querer ser igual a Deus.

Sendo um anjo de luz, Lúcifer irradiava tudo o que continha nele mesmo. Irradiava poder. Irradiava beleza. Os anjos foram contaminados pela luz de Lúcifer e passaram também a querer ser igual a ele. Veja só a sutileza do pecado. Parece assim tão irrisório na sua origem. Começou com a altivez do querubim maior e gerou orgulho, inveja e hoje o pecado é a catástrofe da humanidade, em relação ao plano de Deus.

Depois de caído, Lúcifer transformou-se no diabo, satanás e colocou-se sorrateiramente junto a Eva para minar a criação de Deus na sua base e conseguiu. Uma vez minada a criação, para ele o céu passou a ser o limite. Matar, roubar e violentar é sua meta, mas ainda tem nele a meta maior “tentar desviar TODOS nós do plano de Deus; impedir que Deus tenha a vitória da salvação em  nós". (Logo estarei escrevendo sobre a diferença entre espírito e alma para melhor compreensão da salvação)

Leia mais sobre o plano de Deus para a tua vida. Encare com seriedade e responsabilidade o plano de Deus. Só assim você vai compreender quem é você, um ser especial composto de carne e espírito, uma alma vivente

Paz no Senhor.
Por Alda Inacio

06 maio 2011

A melhor mãe do mundo

A você que é mãe, neste  dia 8 de Março de 2011, quero deixar uma homenagem em forma de pergunta e em forma de verso. Você que corre na vida para dar o melhor para seu filho. Você que contrói sua vida para que ele tenha algo no futuro. Talvez uma casa, talvez dinheiro no banco, no mínimo boa educação. Você que ama no maior dos amores terrenos, o amor de mãe, que dá amor sem esperar nada em troca. E as vezes este nada é nada mesmo. É, como diz o ditado "padecer no paraíso".
O padecer é conhecido, todas as mães de alguma forma sofreram com a doencinha infantil do filho. Qual filho nunca teve uma doença infantil? E cada vez que ele fica curado é como se ele renascesse de novo.

Ai, meu Deus! Ser mãe é as vezes padecer a ingratidão de vê-lo longe e sem uma palavra de lembrança, de aconchego. E por menos que você tenha dado, você deu-lhe a vida. Deu também o melhor da tua juventude para educá-lo, deu-lhe tantas noites sem dormir, esperando ele voltar pra casa na adolescência. Será que tudo isto é lembrado no coração do filho? Deus é testemunha.

Aqui vai uma pergunta dolorida a ti mãe: você foi a melhor mãe do mundo? Isto existe? Todas são as melhores mães do mundo desde que deram a vida a estes filhos amados, e deixaram que eles crescessem com saúde e com educação. Mas tem uma mãe, não uma, mas muitas mães, que deram mais para seus filhos. Deram o conhecimento da Palavra de Deus que vai dar ao filho a VIDA ETERNA.

Este é o presente maior que uma mãe pode dar a um filho. Criar o filho no evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. Você deu isto ao seu filho, mãe? Pois saiba então que você é a melhor mãe do mundo, e não espere nada em troca. Tua recompensa será no céu. Pode acreditar.

Aqui deixo um poema para as mães com meu beijo:

A MELHOR MÃE DO MUNDO
Autor: Daniel Fiúza
09/05/2003


Mãe, hoje eu é que te ponho no colo,
Eu é que te consolo e te cubro de beijos,
E faço todos os teus desejos.
Mãe, você é meu ponto de equilíbrio,
A responsável por meu brilho
A que me pôs no trilho
A mãe querida que eu amo.

Mãe, eu te amo tanto!
Enxuga esse teu pranto,
Hoje eu é que choro, mãe!
Mãe, meu melhor presente!
Olha-me docemente
Com o seu olhar de mãe.

Mãe querida...
O começo da minha vida
Minha rosa preferida
Meu porto seguro,
O presente do meu futuro
O amor mais belo e profundo
Você é a melhor mãe do mundo.

Copiado da Usina das Letras


Paz do Senhor a todas.
Por Alda Inacio

02 maio 2011

A morte de Bin Laden

Hoje, 2 de maio de 2011 é um dia memorável nos Estados Unidos e porque não dizer em boa parte do mundo. Todos nós sofremos juntamente com o povo dos  Estados Unidos as dolorosas ocorrências de 11 e Setembro de 2001, quando vários atentados ocorreram ali, sendo o mais grave o choque dos dois aviões contra as torres gêmeas do World Trade Center. Ontem, por volta da meia noite, o presidente americano foi a TV para anunciar a morte do terrorista Bin Laden, dando vazão a uma expectativa aguardada durante 10 anos. Na mesma hora o povo americano foi para as ruas comemorar e o que vimos agora pela manhã foi uma reação do povo nas ruas maior do que ocorreria numa copa do mundo. Foi um estravazamento de alegria desmesurada. Afinal, aquelas vidas ceifadas na inocência foram vingadas.

Para o mundo, esta morte pode ser comparada à morte de Hitler, talvez à morte de Stalin; é como se houvesse morrido  o próprio diabo.  E agora passa-se a fazer exames de DNA para ver se realmente foi ele mesmo morto nesta invasão feita pelos americanos à fortaleza onde o Bin Laden se escondia no Paquistão.

Segundo o governo norte americano foi morto com ele um filho adulto, um guarda costas e uma mulher que serviu de escudo na hora do ataque. Dizem as informações que o corpo de Bin Laden foi jogado ao mar para evitar que, ao enterrá-lo vire objeto de peregrinação.

PS - Incrível como os seres humanos conhecem-se a si mesmo a ponto de saber da tendência do povo para  idolatrar santo;  no caso de Bin Laden, aconteceria o mesmo; ele acabaria sendo santificado por seus súditos que fariam peregrinação a seu túmulo

O ser humano sabe disto e apesar de saber ignora os mandamentos de Deus, deste Deus único e verdadeiro,  que pede para si a exclusividade do nosso amor e dedicação, para que não nos curvemos às imagens feitas de barro e a nenhum outro deus. E os humanos continuam cegos e surdos, canonizando homens, adorando santos e dedicando a eles bênçãos, sobre as quais só Deus devia  receber agradecimento. Que Deus tenha piedade destes, e de nós também.

Paz do Senhor
Por Alda Inacio
Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!
Localizador (teste) iniciado em junho 2024
Contador de Visitas