12 maio 2017

É possível salvação sem batismo do Espírito Santo?

O assunto deste post é importante para elucidar a certeza da salvação, vendo a diferença entre o joio e o trigo. Primeiro entender o que é o joio e o trigo. Antes lembramos os versículos onde Jesus fala sobre o assunto em Mateus 13 de 24 a 30, conta ali a história de um agricultor que plantou boas sementes porém no meio delas nasceu joio que um inimigo jogou no meio das boas sementes. Então o agricultor disse a  seus empregados para deixar o joio crescer junto com o trigo e por fim arrancar o joio e queimar.

Estes versículos vem de encontro a esta relação entre Salvação e o Espírito Santo e vem a pergunta: é possível uma pessoa que nunca recebeu o Espírito Santo obter a salvação? No caso da comparação entre boa sementes e joio, o joio está na igreja porém nunca recebeu o Espírito Santo.

A resposta é imediata: não é possível uma pessoa que nunca teve experiência com o Espírito Santo obter a salvação. Esta resposta rápida vem da Palavra de Deus, não somente deste versículo do joio e do trigo, mas o Evangelho após Pentecostes é claro sobre isto. No dia de pentecostes o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos, como Jesus havia prometido. Ele havia dito, vou e rogarei a meu pai que vos envie outro consolador João 14:16. Enviou a quem? Aos escolhidos para a salvação.

O Espírito Santo é consolador, ajudador e somente com ação dele é que o pecador pode se reconhecer como pecador e arrepender-se dos pecados. Após isto, o mesmo Espírito se encarrega de dar forças ao pecador para que não volte a cometer os mesmos pecados de novo.

Algumas pessoas ficam confusas  sem entender se tem nelas ou não a ação do Espírito Santo, inclusive um post que eu escrevi sobre "saber se o Espírito Santo está em você" já teve quase 25 mil cliques, mostrando a preocupação do crente no assunto. 

Uma vez que você entendeu que não existe salvação se não há Espírito Santo agindo na sua vida, não é para desesperar porque se não houve ainda esta dádiva do Pai para você com certeza haverá na hora certa. Temos em mente que a salvação não é por mérito. Ela vem pela graça de Deus. Não tem o que você possa fazer de você mesmo na intenção de recebê-la. No entanto você está  no banco da igreja, talvez nem tenha consciência de quanto já pecou e no dia que o Espírito Santo descer sobre você, neste dia você terá o arrependimento dos pecados, verá isto claramente. 

Mesmo que você já tenha se batizado, a essência do batismo é deixar para trás o homem pecador e renascer das águas o homem justo, porém, o batismo  é simbólico e muitas vezes o velho homem continua vivo no recém batizado. Com o passar o do tempo o recém batizado vai estudar a Palavra, vai crescer em Espírito e vai estar apto a receber o Espírito Santo e então estará concretizada na pessoa a Salvação. Após isto haverá uma mudança de rota na sua vida, você desenvolverá dons e terá prazer em fazer a obra do Senhor.

A boa semente são os crentes verdadeiros, aqueles que receberam ou receberão o Espírito Santo, o joio é o falso crente. O Espírito santo é quem faz o verdadeiro crente se arrepender dos pecados e se reconhecer pecador, portanto a lógica é esta, clara e maravilhosa.

Espero ter contribuído mais um pouquinho, mesmo na simplicidade da escrita,  e que Deus ilumine e abençoe o seu caminho e derrame sobre você leitor o Espírito da Verdade e com ele a Salvação Eterna.

Por Alda Inácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!