17 março 2024

A delicadeza do Espírito Santo

 Amados, amigos, irmãos.

Hoje amanheci pensando na nossa relação com o Espírito de Deus e, infelizmente, lembrei da nossa estupidez em lidar uns com os outros, contrapondo aquilo que Deus mostrou e mostra através do seu Espírito que está em nós.

Não se choque com o que eu vou dizer; falo aqui mais do que pecados, falo da educação e cuidados que uns devemos ter com os outros e principalmente pastores para com os membros da igreja. Antes de buscar bênção por meio do Espírito de Deus que está em nós, devemos conhecê-lo bem.

Como podemos conhecer o modo de agir do Espírito Santo? Na lida com ele, nos estudos que ele faz conosco mostrando as verdades bíblicas, nesses contatos ele se revela e nós precisamos ter sensibilidade para observar. Veja na sua vida a ação do Espírito de Deus. Ele é delicado, cauteloso e suave. Jamais ele fará descer na sua garganta forçadamente qualquer ensino. Há uma pausa dele como professor e você o aluno no momento em que uma parte da doutrina não é compreendida. Ele espera o momento certo e te faz passar para o teu cérebro e coração o entendimento correto e isso as vezes demora. Um dia uma pregação, uma leitura e lá está a presença do Espírito Santo abrindo o seu entendimento para o texto, o versículo mal compreendido.

Repare atentamente em como age o Espírito de Deus em nós e muitos pastores sabem tudo da Bíblia mas não sabem lidar com as pessoas e acabam afastando pessoas da igreja. Tem uma frase do mundo criada por Satanás que diz assim: "Se você sai da igreja por causa de irmãos, você não estava li por causa de Cristo". Isso é frase para te desanimar meu amigo. Ignorar desavenças, estupidez, má educação, maus tratos, grosseria e seguir naquela igreja sendo pisado, humilhado, julgado e muitas vezes condenado, isso é desrespeito ao ser humano. Antes de ser pastor, a pessoa tem que aprender a lidar com o ser humano. Tem todo tipo de pessoa numa igreja. Tem que ter doçura, delicadeza para não ferir, desgostar as pessoas.

A frase desanimadora citada acima pode ser explicada com outra "não é só na igreja que encontramos Jesus, ele está em mim por meio do Espírito de Deus, ele está onde eu estou". Ou você está com o Espírito Santo atuando na tua vida ou não está. O Espírito Santo não entra em você só quando você entra na igreja. Você sai dali ele fica????? Que história é essa meu irmão?

Assim é considerar que é necessário o Batismo pelo Espírito Santo e a prova é falar línguas. A Bíblia nos mostra a função do Espírito de Deus. Ele convence o homem do pecado. Pense comigo: se nos convenceu do pecado é porque está em mim. Então ele não vem para mim no batismo das águas nem no batismo de certas igrejas onde tem a retreta, pulinhos, dancinhas, falar línguas enroladas, etc. Vemos isso e calamos. Deixemos que Deus aprove e julgue essas atitudes. Mas, precisa sensibilidade de certos pastores para lidar com público diversificado. Enfiar goela abaixo certas doutrinas afasta a pessoa.

Uma certa pessoa vinda da Batista foi para a Assembleia de Deus, já estando lá unas 4 meses veio um pastor convidado que pregou e gritava no meio da pregação com voz das cavernas, trêmula "fale língua igreja" e repetia. A igreja toda de mãos dadas e aquela voz repetindo fale línguas, a pessoa novata vindo da Batista levou o maior susto e saiu correndo. Chegou a terça feira ela foi na igreja num estudo com o pastor presidente. Ela esperava que houvesse ali uma possibilidade de diálogo da parte do pastor, sendo ela novata, onde ele pudesse explicar porque se mandava a igreja falar línguas sendo que isso, essa ordem não é bíblica. O dom de línguas (inglês, francês, alemão, etc) não é dado a todos, alguns o tem, outros não, portanto aquela ordem "fale línguas" é impositiva e assusta novatos. Caberia ali uma explicação por parte do pastor e não teve. Então a novata se dirigiu ao pastor perguntando o que era aquilo e ele só deu a seguinte resposta: "nós falamos línguas estranhas para estarmos cheios do Espírito Santo".

Veja que nesse caso, é o Espírito Santo, supostamente na pessoa, apenas para diferenciá-la de outros e provar publicamente que o Espírito de Deus está nela. Quer dizer: O Espírito de Deus sendo usado como cartão de apresentação e não é essa a função dele. A Palavra nos diz que ele é um ajudador e leva a Deus nossas petições transmitindo com gemidos inexprimíveis. 

Romanos 8 - 26 Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 

O Espírito não age para nós nos mostramos melhor do que ninguém, ele tem funções concretas. Não é para nos vangloria-nos "estar cheio do Espírito Santo" isso não ajuda em nada. Ele é consolador, ajudador, convencedor, delicado, doce, amigo, espera o momento certo para agir. 

Tente conhecer o Espírito Santo.

Fique com Deus.

Por Alda Inácio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!