07 julho 2008

Os filhos e a dopamina

Estudos reveladores das reações humanas têm causado alvoroço na relação mães e filhos; dizem os estudos que um sorriso de uma criança age sobre a mãe com produção de dopamina, substância do prazer que somos portadores, nós, os ditos humanos. Nossa! Que genial isto ! Pensando assim vale a pena ter filhos, pois eles nos dão a droga nossa de cada dia. É sim ! Dopamina é droga. Para obetê-la beijamos nosso amor, queremos ser acariciados por quem amamos, casamos, compramos um belo carro, uma casona...claro que tudo isto produz dopamina. Tem gente que salta de paraquedas para sentir a dopamina. Eu hem? Nem morta!
Mas a RTL-TVI de Luxembourg passa todas as terças feiras um programa que se chama "Super Nanny" e vale à pena ser visto por aqueles que pensam em só receber dopamina nas relações com os filhos. Gente ! A Super Nanny é uma "psico-babá-educadora-de-pais-e-filhos", uma super mulher que entende tudo de organização do lar em funções das crianças e comportamento familial.
As cenas são filmadas em lares verdadeiros, com famílias verdadeiras e se compõe de uma dezena de dias em que a super Nanny fica dentro do lar analisando o comportamento da família na criação dos filhos. As famílias geralmente têm dois ou três filhos, sabem aqueles capetinhas lindinhos? Pois é exatamente estas famílias que se candidatam aos programas e às correções da Super Nanny.
O que acontece nestes lares é de arrepiar o cabelo ! Super Nanny chega no meio do inferno ! Pais descabelados, casamentos quase a beira da separação por causa dos filhos.... Sabem aquelas crianças que mandam nos pais, que se jogam no chão, gritam e até batem nos pais? Pois estas crianças têm na maioria das vezes entre 4 e 8 anos e no meio desta família Super Nanny entra de bagagem na mão para passar uns dias. Nos três primeiros dias ela observa o andamento da casa. E nos dias que se seguem, ela aplica seu conhecimento de educação de filhos como ninguém jamais imaginou.
Primeiro: pais não devem pedir "por favor" aos filhos e sim os filhos pedirem aos pais. Segundo: uma ordem de um pai ou de uma mãe tem que ser cumprida no exato minuto. Terceiro: caso a criança não obedeça ela deve ser punida e os castigos são tudo menos bater, mas são castigos executáveis.
Pais tem obrigação de ler historinhas para os filhos pequenos todas as noites; criança jamais come diante da TV; criança dorme na hora marcada, etc.
No final de cada período de 10 dias com determinada família a mudança que se vê na relação pais e filhos é surpreendente e realmente nos faz concluir que a maioria dos pais não nasceram para ser pais. Fazem tudo errado na educação dos filhos e a tal dopamina que seria a recompensa de ter botado no mundo aquelas coisinhas lindas, vira fel na vida de tanta gente. Penso que a Super Nanny deveria passar uns dias em 90% dos lares do mundo, para educar pais e filhos.

Por Alda Inacio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!