Depois de 12 anos vividos neste país, posso falar com certa liberdade sobre alguns aspectos sócio-econômicos que chamam atenção e mostram-se completamente diferentes de outros mesmos aspectos da mesma natureza no Brasil. Na Bélgica, se um dia impedirem definitivamente a avalanche de imigrantes que para lá se dirige anualmente, o país enfrentará grandes dificuldades no campo de mão de obra laboral. As leis econômicas do país são as armadilhas que ao mesmo tempo protegem o cidadão e abrem brechas para desvios graves, como o trabalho dos ilegais.
Não existe nada parecido no Brasil e para entender vou dar um exemplo: Suponha que um filho casado queira guardar em casa a mamãe velhinha aposentada. Caso queira levar a velhinha para morar com ele, somará seu salário com a aposentadoria da velhinha e o imposto vai comer, ou a aposentadoria 50% ou vai comer boa parte do salário do filho. Conclusão: velhinhos, ou são colocados no asilo ou coloca-se uma estrangeira "ilegal" para cuidar deles na casa deles. Fica mais barato. Assim, o governo não sabe que ali tem uma ilegal e o salário da velhinha aposentada fica livre de imposto e com ele paga-se a ilegal em baixos salários sem dar satisfação ao governo. Por outro lado, não existe uma maneira de levar a velhinha para morar com o filho sem que o governo saiba. Cada pessoa é registrada na Comuna (prefeitura belga) e se mudar de endereço, deve fazer isto na Comuna, caso contrário poderá ir presa Uma semana depois de mudar de casa, a polícia vem confirmar a nova residência.
Veja bem, um país tão pequeno poderia facilmente retirar todos os estrangeiros do país com pouco esforço e só poderiam fazer isto mudando as leis, o que seria uma medida impraticável, já que a cobrança do imposto é diretamente ligada à vigilância que fazem sobre o povo belga. Belga vigiado, estrangeiro nem tanto.
Outra questão é a legalização dos estrangeiros.
Por que os estrangeiros não são legalizados na sua totalidade? Como exemplo da velhinha que emprega uma ilegal para cuidar dela, se a ilegal vier a se legalizar, o salário a pagar a esta ilegal deve ser o dobro e tem mais impostos a pagar. Assim sendo, o salário da velhinha não permitiria ter uma empregada declarada (registrada em carteira). Desta forma, as leis belgas favorecem estes deslizes e ajudam a ilegalidade. O governo sabe disto e sabe que as leis são armadilhas das quais eles não conseguem se livrar.
Alda Inacio
Minha luta contra a pedofilia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigada. Alda Inácio