Deus lhe abençoe e proteja hoje e sempre.

Guarde em seu coração o nome de Jesus.

Ele é bálsamo para sua alma.

29 junho 2011

Que cheiro tem o seu coração?

Volto depois das férias de julho, isto é, no mês de agosto.
Deixo uma mensagem para você refletir, e saiba que se você tem mágoas, ressentimento ou raiva de alguém, o seu coração cheira muito mal. Tente ter um coração perfumado e livre de sujeira, amando as pessoas como a você mesmo. Veja que história interessante abaixo.

O professor de religião pediu aos seus alunos que levassem batatas e um saco plastico a aula e escrever nas batatas o nome de cada pessoa de quem sentiam magoas ou tivessem ressentimentos. Uma batata para cada nome. Pediu, também, para colocar as batatas dentro do saco plastico e guarda-las na mochila, junto com seus livros e cadernos. A tarefa consistia em levar as batatas a todos os lugares onde fossem, por tempo indeterminado, ate que o professor os autorizasse a se livrar delas. Naturalmente, elas foram-se deteriorando. Alem do peso, logo, tb, o mal cheiro começou a incomodar os alunos, ate o ponto em que não agüentaram mais:
- Professor, por favor, não da mais. Podemos jogar esse lixo fora?


- Sim, podem jogar as batatas fora, mais, se junto com elas vocês também nao jogarem fora toda a mágoa e ressentimentos que elas representam, o peso e o mau cheiro nao sairá de seus coraçoes!!

Um abraço, boa férias a todos e Paz do Senhor Jesus.
Por Alda Inacio

19 junho 2011

A igreja visível e a invisível

Esta questão é um velho debate entre igrejas, sendo que muitas denominações cristãs não conseguem entender o que seja igreja invisível e como  não está definido na Bíblia com estas palavras  visível ou invisível, estas muitas denominações negam a existência desta divisão.
Em  poucas linhas fica difícil explicar mas não é assim tão difícil entender, sendo que a igreja visível eu já falei dela aqui neste espaço com o título "Qual a verdadeira igreja de Cristo na terra". Esta igreja ali mencionada e explicada é a igreja local e global, aquela formada por pessoas de carne e osso, mesmo estando em denominações diferentes, mas pessoas que nós chamamos de irmãos na fé de Cristo. Eu sou da denominação Presbiteriana, já a minha vizinha ao lado da minha casa é da Assembléia e quando eu a vejo cumprimentamo-nos "Paz do Senhor" porque nos consideramos irmãs em Cristo. Eu e ela fazemos parte desta igreja visível de Deus na terra.

A igreja invível é mais complicada de entender, mas esta conclusão é dedutiva de tudo que lemos na Palavra de Deus. Observando o que há dentro da igreja visível podemos concluir de que, ou quem, é formada a igreja invisível. Uma vez que sabemos claramente que muitos são chamados e poucos escolhidos, ler Mateus 22:14 - Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos, fica claro para analisarmos a questão se olharmos dentro de uma denominação, seja ela qual for, e vermos que  existem os verdadeiros salvos e os que pensam serem salvos. Quem são  estes que pensam serem salvos? São pessoas que se convertem e nunca abandonam o pecado voluntário. Sabem que devem ser novas criaturas e não pedem perdão dos pecados. Dizem que amam a Jesus, mas não seguem os seus mandamentos deste nosso Jesus que são apenas dois "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a si  mesmo". Estas pessoas estão nos cultos, no meio da igreja visível mas não tem a salvação.
Então, conclui-se que a igreja verdadeira, composta de membros salvos, arrependidos, seguidores de Cristo e praticantes da fé é a outra parte desta mesma igreja e compõe a chamada igreja invível, da qual só Deus sabe quem faz parte. A esta igreja invisível Cristo virá buscar na sua volta. Ele sabe quem faz parte dela, nós não sabemos, por isto ela é invisível a nós. Aí está. Nada complicado mas certas denominações arrumam a complicação.

Que Deus os ilumine a todos e dê muita paz.
Por Alda Inacio


14 junho 2011

Como saber se o Espírito Santo está em você?

Parece umas das respostas mais difíceis destas questões todas que eu já coloquei aqui no blog. Talvez seja uma questão incogitável pela maior parte dos crentes, mas deveria ser a primeira: saber se o Espírito está em você, pois buscar a ação do Espírito é muito importante.

As obras de Deus só se fazem com a presença do Espírito Santo que está na terra agindo em nós. É ele quem nos dá força. Recebemos o Espírito ao confessarmos Cristo como único salvador e pedimos mais e mais do Espírito.  Ler na Bíblia Lucas 11:13 Ora, se vós que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem ?

Se alguma religião, ou pessoa, ousa dizer que qualquer um pode estudar a Bíblia e compreender sem  ajuda do Espírito Santo, enganou-se largamente. Qualquer um pode ler a Bíblia, isto é verdade, e a sua compreensão será perfeita na parte histórica da Bíblia e na parte de auto-ajuda. Os versículos por si só agem como auto-ajuda.

PARA COMPREENDER A BÍBLIA, A DOUTRINA, OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA COM O HOMEM, SÓ SE COMPREENDE COM AJUDA DO ESPÍRITO SANTO.

Muitos contestam dizendo “eu abro a Bíblia, leio e compreendo tudo”.  Outros dirão “nem os crentes compreendem tudo, dado está que existem interpretações diferentes para diversos assuntos bíblicos entre eles”. Verdade amigo. A revelação divina é complexa mesmo para os crentes, porque apesar de tentarmos viver uma vida espiritual, ainda estamos na carne, isto é, no pecado, e o espírito Santo tem dificuldade em conviver com o pecado. Quando pecamos, o Espírito enfraquece em nós.
Uma das explicações bíblicas mais bonitas sobre o Espírito Santo e´o versículo de Romanos 26 onde diz que Ele intercede por nós junto a Deus com gemidos inexprimíveis.

Quanto ao espírito agir em nós é assintomático no indivíduo que não tem uma comunhão perfeita com Deus. O próprio indivíduo não se dá conta daquele que está nele, se não buscar a Deus constantemente. Neste caso o fogo do espírito é fraquinho e quase não tem modo de se manifestar. Já um irmão que busca muito o Senhor, que confia muito no Senhor, que ora muito, que adora, que louva, pode ver claramente em si e na sua vida a presença do Espírito Santo.

Para saber se o Espírito está agindo em você, observe o seguinte:

1- A ação do Espírito de Deus primeiramente fará você se arrepender de todos os pecados. Esta é a primeira reação do Espírito e esta ação é dolorosa amigo. Não é prazerosa, não! Vem com muita lágrima e sofrimento intenso. Quando este arrependimento vem  te mostra em face os teus pecados  e neste momento você  é selado pelo Espírito Santo para toda a eternidade.
2- Você passa a ter prazer nas coisas de Deus e passa a repudiar as coisas do mundo.
3- Você sente alegria imensa em tudo que faz, sente paz, aprende a ter controle de si mesmo, sabe aplicar o amor, dar amor, fazer a obra com amor,  estes são atributos do fruto do Espírito.
4- Você desenvolve dons para ajudar na obra, dons diferentes para cada pessoa: uns para música, outros para pregar o evangelho, outros profecia. Isto vem do Espírito Santo.
5- Você sente vontade de voltar pra casa, eis aqui o maior mistério, a nossa casa, de onde viemos é junto a Deus e a gente sente vontade de voltar pra lá. Assim passamos a esperar com ansiedade a volta de Cristo, pois o Espírito em nós quer o aconchego de volta ao Pai.
6 - A presença do Espírito Santo dá ao nosso espírito discernimento para entendermos os limites entre o certo e o errado.

Aí está um resumo da resposta a esta pergunta e agora pergunto eu a você: o Espírito Santo está agindo em você? Você sente os sintomas? Espero e desejo que a sua resposta seja um SIM bem grandão. Caso você não tenha estes sintomas, busque o Espírito Santo em oração, busque firme, busque forte que Nele está o segredo da compreensão da Palavra de Deus, Nele está a comunhão perfeita entre você e Deus.

Fique na paz do Senhor Jesus.

Por Alda Inacio

11 junho 2011

Paciência na tribulação

Esta pequena pregação eu fiz sob convite da Associação Feminina SAF da Igreja Presbiteriana do Canedo,  onde sou membro e ali na chácara de uma irmã, nada longe, pois a cidade é pequenina, fomos no sábado  dia 04-06-2001.

Basiei o texto na Palavra de Deus II Reis 4:1 a 7 :
E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.
E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.
E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.
Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.

Este acima é o texto bíblico e a minha pregação foi baseada na minha própria vida como relato a seguir:

Tive uma infância muito pobre e esta viúva poderia bem ser minha mãe que por muitos e muitos anos viu as latas lá de casa sempre vazias. Certa vez eu teria que disputar torneios na escola e era muito cotada nas corridas e gincanas de salto e foi organizada uma disputa entre as escolas da cidade de Sapucaia do Sul. Bem ali no Ruben Dario onde eu estudei até terminar o ginásio.
No dia do torneio entre escolas eu não compareci e a razão da minha falta era por ter estado 3 dias sem comer. Três dias tomando água e isto era algo comum na minha infãncia. Só quem já passou fome sabe o que significa passar três dias sem comer. No primeiro dia você aguenta, no segundo dia você grunhi de fome e no terceiro dia você sai na rua para comprar um pão, já que entrara algum dinheiro, e você não anda, você flutua na direção que o vento te leva. Assim foi minha infância e não contei isto para chocar as irmãs e sim para dizer que a história da viúva e do azeite tem outro enfoque também e este é o que eu vivo hoje. O enfoque da fome foi do passado mas o azeite na Bíblia tem o simbolismo do Espírito Santo. Hoje minha vida é cheia do Espírito Santo. Glória a Deus.
No final dos relatos todos, eu fiz a pergunta às irmãs: olhe cada uma para dentro de si mesma e responda a você mesma "na sua casa, na sua vida, no seu coração, as latas estão cheias ou vazias?" Como está agindo o Espírito Santo na vida de cada uma de vocês. Examinem-se. Olhe dentro do seu coração. Eu creio que o Espírito não é buscado como devia ser. Se cada uma de nós estivesse cheia do Esírito Santo iríamos à igreja mais para agredecer a Deus do que  para pedir.
Cada irmã examinou-se a si mesma e depois finalizamos com uma oração, onde pedímos que o Senhor nosso Deus nos enchesse do Espírito.

Assim faço o  mesmo aqui: "Senhor meu Deus, derrama o teu Espírito sobre a pessoa que está lendo estas palavras, dê a ela a oportunidade de compreender o que é a salvação, a vida eterna. Enche esta vida de entendimento da tua Palavra e que ela possa ser muito feliz em Cristo Jesus, tanto quanto eu sou."

Paz do Senhor a todos.
Por Alda Inacio

03 junho 2011

A sabedoria dos simples

Glória a Deus pelos simples e puros de coração, destes é o reino dos céus e creio que é muito mais fácil ser simples para seguir uma religião evangélica. Aqueles muito letrados ou acabam pastores, ou necessitam calar-se para não causar contendas dentro da sua própria denominação.
Eu admiro as pessoas que se contentam apenas em saber que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho, para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha vida eterna. João 3:16. Para muitos este versículo  é tudo e acaba sendo este o elo que une todas as igrejas Cristãs no mundo.

Saindo fora deste quadrilátero dos mais importantes da Bíblia, passamos a ver as divisões e são tantas correntes diversas que fica difícil analisar a Bíblia sob o ponto de entendimento da denominação que você mesmo segue, pois dentro da própria igreja há diferentes interpretações para diversos livros da Bíblia. Isto é complicado.

Outro dia fomos eu e mais três irmãs conversar com moradores de um local, entregar folhetos, coisa que não é comum para a minha igreja, mas as irmãs aceitaram fazer este trabalho e começamos no sábado dia 28 de maio. Esta saída foi muito gratificante. Um caso me chamou atenção ao falar com um rapaz cuja mãe o criou na igreja Adventista, estando ele afastado no momento. Eu disse a ele que estava procurando falar com pessoas não-crentes. Ia me afastar quando ele perguntou "qual a diferença entre a igreja Adventista e a Presbiteriana?". Eu respondi, abreviando o assunto "ambas pregam a salvação em Jesus Cristo que morreu na cruz por perdão dos nossos pecados" e ele se contentou com a resposta.

Eu não iria responder a ele ali no meio da rua, como fazem os testemunha de Jeová, provando que a diferença é que os adventistas santificam o sábado e os Presbiterianos não e que os Presbiterianos pregam a predestinação e os adventistas não, etc. eu criaria uma enorme discussão sem necessidade. Caso ele insistisse eu seria obrigada, mas ele calou-se, sem que eu precisasse me alongar em comparações.

Continuo dando graças  pelos simples de coração, pois estas pessoas aceitam a Palavra de Deus com tamanha facilidade e isto é o mais importante. Ser simples de coração facilita com certeza a ação do Espírito na vida da pessoa e estas pessoas são muito mais felizes que aqueles que por demais pensar acabam em confusão e o Pai não é Deus de confusão.

Que Deus abençoe a todas as pessoas que passam por este blog e lêem estas palavras com linguagem simples que aqui tenho deixado, e devem ter notado que eu não critico mais política, faço raramente. Tenho vontade apenas de falar do meu Pai e de Jesus Cristo, isto me basta e me alegra muito.

Paz do Senhor a todos.
Por Alda Inacio

01 junho 2011

Imagem e semelhança de Deus

Sugestão de pregação. Nº 1
Resumo dos pontos principais.
Este estudo mostra aos irmãos a nossa semelhança com Deus recebida na Criação, não só na imagem física, imagem e semelhança como está em Gênesis, mas também no caráter de Deus e como nos degeneramos com o pecado, como nos afastamos desta semelhança adquirindo atributos de satanás.
Após oração de abertura abrimos a Bíblia em Gênesis 1:26 e 27, onde nos fala da criação do homem à imagem e semelhança de Deus.
Falamos aos irmãos os atributos que pertencem somente a Deus: onisciência, onipresença e onipotência; e que Deus tem outros atributos encontrados em Gálatas 5:22 e 23, ler estes versículos e ver que estes foram herdados pelo homem na criação e nos fazem semelhantes à Deus, e são chamados fruto do Espírito.

Amor (amar ao próximo como a nós mesmos), o gozo (ter prazer em servir a Deus), a Paz, a Longanimidade (suportar adversidades), a Benignidade (ser do bem), a Bondade, a Fidelidade, a Mansidão, e o domínio próprio.

Posteriormente lemos Gálatas 5:20 e 21 onde vemos no que a humanidade se transformou utilizando os atributos de satanás: Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, ciúmes, iras, inveja, bebedice, orgia.

Falamos da morte de Cristo na cruz onde Ele pagou pelos nossos pecados e quando aceitamos Jesus como único salvador os pecados são perdoados e nós devemos trabalhar nosso interior para adquirir de volta os atributos da semelhança de Deus herdados na criação.
Mostrei aos irmãos como eu mesma pratiquei muitos destes atributos vindos de satanás, e que minha conversão em 1980 não havia sido completa e somente em 2010 eu tive a verdadeira conversão. Assim reconhecemos nossas falhas e enveredamos para buscar o bem maior que é chegar a estatura de Cristo.

Pequena reflexão feita no dia 31/05/2011 na Igreja Presbiteriana de Senador Canedo.

Paz do Senhor a todos.
Alda Inacio
Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!
Localizador (teste) iniciado em junho 2024
Contador de Visitas