16 outubro 2013

Quem pode e quem não pode participar da ceia do Senhor

Este assunto é complicadíssimo e precisaria de um espaço muito grande para ser visto e revisto, no entanto, aqui vou resumir e  tentar clarear.

Para entender inicialmente vamos ler I Crinthios versículos 28 e 29 :

"Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor."


Numa visão geral vemos que é necessário que façamos uma auto avaliação da nossa situação de crentes e seguidores de Jesus para vermos se estamos em condições de participar da ceia. Estar em condições significa estarmos sem pecados e para estarmos sem pecados, sendo pecadores como somos, temos que ter sentido o arrependimento dos nossos pecados. Mas aí fica complexa a coisa toda. Veja. 

Quem nos faz ver e nos fazer arrepender dos nossos pecado? Sabemos que isso é tarefa do Espírito Santo agindo  em nossa vida. Mas será que o Espírito Santo está agindo na vida de todos os crentes? Se eu disser que NÂO está agindo na vida de uma boa parte dos crentes, você vai se assustar? 

O Espírito Santo não está agindo na vida de muitos crentes, eu mesma testemunhei isso ao  longo da vida em várias ocasiões. As vezes quem está ao seu lado consegue ver que você não tem ação do Espírito na sua vida e você não vê. Eu, quando não senti mais o Espírito agindo em minha vida me fechei em mim mesma para não ser hipócrita diante de Deus. Quando o Senhor estendeu as mãos para mim e me recebeu de volta no ceio da igreja, eu pude pedir perdão a quem eu feri, só depois disso é que voltei a participar com alegria da mesa do Senhor. Isto aconteceu em 2010.

Estar em pecado e receber a ceia é agir como Judas que estava ao lado de Jesus, sendo beijado por ele, estava ceando com ele e o traiu. Muitos crentes agem como Judas nos dias de hoje. Não conhecem a palavra perdão, não conhecem a palavra humildade, não enxergam seus próprios pecados e participam da ceia, como se tudo na sua vida estivesse normal. 

Deus nos pede uma coisa "examine-se a si mesmo". Ao examinar-se você não viu nenhum mal  em você, será porque realmente não existe nenhuma condenação sobre você, ou será que você não tem o Espírito agindo em você? Nós, seres humanos em nosso estado carnal não conseguimos ver pelos olhos da carne o pecado. É necessário que o Espírito Santo aja em nós e assim nos mostre nossos pecados.  Acabamos por concluir que só depois de adotados como filhos de Deus, lavados pelo sangue da cruz e arrependidos dos nossos pecados é que podemos participar da ceia do Senhor.

Jesus disse : Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora."João XI versículo 37. E como saber se você foi feito filho de Deus para ter direito de participar da ceia? Responda a você mesmo: você é humilde de coração, ou se acha a última cereja do bolo? Você tem pedido perdão aos outros pelas ofensas feitas? Você dá a outra face se preciso for? Você é bondoso de coração? 

Nem todos que estão na igreja participando da ceia do Senhor serão salvos, nem todos são bondosos, humildes  e concluímos tristemente que muitos hoje tomam a ceia sem o atributo "filho adotivo de Deus" que é o que realmente somos. Para ser filho de Deus tem que passar pelo arrependimento. Não pode ter raiva ou ódio no coração. Tem que ser achado sem pecado. 
Arrependa-se dos seus pecados, perdoe e seja humilde para merecer a graça eterna.
Graça e paz amados visitantes.
Por Alda Inacio
Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!