12 fevereiro 2024

A culpa de quem prega falsa doutrina

 Olá visitante, irmãos, a paz do Senhor.

O estudo que estou fazendo atualmente é complexo e pode gerar opiniões contrárias, divergências e não estou aqui para debates. Tenho o coração limpo para entender a Palavra de Deus, partindo de um princípio que Deus permitiu quando me deu, nos deu, inteligência e discernimento e com esses apetrechos podemos refletir sobre o que a Bíblia nos mostra. Este estudo ainda não foi concluído e deixo o campo livre para você dizer o que pensa. Faça seu comentário e lerei com carinho.

Tenho pensado sério sobre culpabilidade dos estudiosos da doutrina evangélica e isso ocorre no meu pensamento porque assisto estudos, faço leituras, assisto debates de diversas denominações e percebo entre elas uma variedade imensa de crenças divergentes. São tantas que nem dá para enumerar todas e outro detalhe que me assusta é ouvir acusações em todas as igrejas sobre falsas doutrinas e falsas religiões. Partindo disso percebi que há um alicerce bíblico para que igrejas apontem acusatoriamente falsas religiões baseadas em muitos versículos bíblicos que nos advertem contra falsos profetas e falsas doutrinas. Leia um dos versículos para entender a preocupação de Deus a respeito do assunto:

1 Timóteo 6 de 3 a 5

Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre aqueles que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro.

Vem em minha mente uma questão complicada: será que o crente de hoje está preparado para discernir espíritos verdadeiros de espíritos falsos? Olha a expressão escrita no versículo acima: "entre aqueles"... Bom, se a falsa doutrina cai no meio daqueles privados da verdade, vão acreditar que a falsa doutrina é a verdade. Vivemos num mundo evangélico onde o fiel busca seus próprios interesses e nada mais. A grande maioria entre nós só sabe dizer "recebo", eles não conhecem a doutrina, não leem a Bíblia, portanto, são presas fáceis dos mal-intencionados. No entanto, é justamente nesse ponto que eu abro este questionamento para entender qual a culpa de quem ouve uma falsa doutrina e crê que é verdadeira?

Vamos aos exemplos:
A igreja Adventista prega o sábado como "salvífico" e sabemos que salvífico é o Espírito Santo no templo que é o corpo físico da pessoa. O salvo é templo do Espírito Santo e somente quem o possui  terá a vida eterna. Quem não tem o Espírito santo é perdido para Deus e sofrerá a segunda morte descrita em Apocalipse 20.

A igreja presbiteriana prega a predestinação calvinista, onde mostra um Deus arbitrário, que deixou de lado sua Onisciência e escolheu uns para a morte eterna e outros para a Vida Eterna. Tão simples de usar sua Onisciência e ver lá no futuro quem aceitou Jesus e quem não aceitou. Essa interpretação calvinista mostra a irresponsabilidade que não existe em Deus. Ele é um Deus justo e, com certeza, usou seus atributos para analisar e pesar o futuro e assim decidir quem vai para onde e quem não vai.

A igreja Assembleia de Deus (entre outras denominações neopentecostais) prega uma doutrina de línguas estranhas absurda, fora de contexto, onde "Alabachaia" e outras ignomínias palavras são pronunciadas sem noção do que quer dizer, sendo o dom de línguas aquilo que conhecemos como língua (inglês, francês e outras mais de 500 línguas faladas no mundo).

Se formos analisar a igreja católica que na fundação da igreja, após a ascensão de Jesus, deixou de ser evangélica para seguir seus próprio conceitos, fazendo Maria ser maior que Jesus e santificando humanos a seu bel prazer, vemos um desvio da doutrina, com certeza o mais claro desvio doutrinário que segue no desvio até os dias de hoje.

Citei estas, porém há muito para ser analisado e não é a intenção deste estudo; nele quero entender qual é a culpa do pregador de falsas doutrinas e qual é a culpa do fiel que aceita a falsa doutrina. Tirando fora a igreja católica, porque esta se desviou visivelmente e passou a ser uma igreja idólatra, justamente o que Deus condenou desde o livro de Gêneses até Apocalipse, e as outras, inseridas no "contexto evangélico" e com desvios de doutrina, como ficam, pregadores e fiéis?

Como eu falei acima, o estudo ainda não está completo, eu quero entender e o assunto é complexo: o pastor estudou a Bíblia e entendeu a sua maneira o que leu. Qual a culpa dele ao entender errado? O irmão leu e entendeu diferente de mim. Qual é a culpa dele em não ter entendido como outros? 

Sabemos que Deus lê os corações e isso é o grande poder de Deus que me dá uma certa paz nesse estudo, porque se há mal intenção no desvio da doutrina, Deus sabe. Nós somos filhotes de passarinho e recebemos o alimento no bico e vamos louvando a Deus com aquilo que nos é dado. Onde está a nossa culpa, se nos foi dado alimento errado? Ao ler nosso coração, Deus sabe com qual intenção estamos usando a Palavra. Se for para benefício próprio estamos fora do plano de salvação. Os pastores que nos alimentam com a doutrina são mais visados por Deus, porque quanto mais sabem mais lhes será cobrado e cai sobre eles o versículo do livro de Mateus capítulo 7 de 22 a 23.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. 

Eu andei concluindo algumas coisas, mas estou longe de concluir este estudo, porque não quero tomá-lo como opinião, nem como julgamento. Mas, uma pré conclusão a ser revista eu tive: muitas divergências doutrinárias servem como separação entre o joio e o trigo. Deus deixou correr livremente as opiniões, mas é na leitura dos corações que ele nos classifica, os justos de um lado e os injustos de outro.

Fiquem na paz do Senhor Jesus.
Por Alda Inácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!