Este blog funciona melhor na função "Web".

Deus lhe abençoe e proteja.

Guarde em seu coração o nome de Jesus.

Ele é bálsamo para sua alma.

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!

O alcance deste blog, as bênçãos a você e orações

 Olá amigo visitante.

Este blog é parte da minha alegria ao servir o meu Senhor, porque além de fazer uso deste conhecimento bíblico que Deus me deu e faço questão de levar a quem nos visita, tenho grande alegria ao ver o alcance da Palavra de Deus ao redor do mundo, somada às bênção que os visitante alcançam. 

Subestimamos, as vezes, este pequeno espaço chamado blog usado por tantas pessoas que amam distribuir o conhecimento bíblico. Recentemente fiz um teste para descobrir dom do Espírito e fiquei ocorrente que Deus me deu 4: conhecimento, fé, ensino e evangelização. Retribuo desejando a você, meu leitor, que Deus lhe mostre os seus dons pessoais e derrame sobre você muitas bênçãos e muita alegria.

Eu nunca me preocupei em saber quais eram meus dons do Espírito e fiquei contente ao ver que é exatamente isso que Deus usa em nós e que ele dá dons a todos. Só há alegria nesse particular.

Este mês, oura grande alegria foram 13 visitas da Índia, o grande país com tantas dificuldades de aceitar a salvação porque cultuam uma infinidade de deuses, são politeístas e têm massacrado o povo evangélico. Entre mais de 495 mil cliques que este blog já teve de dezenas de países, os 13 da Índia me deram muita alegria. Nossa oração hoje vai para eles, o povo indiano.


Se você leu essa mensagem e você é um irmão em Cristo, ore pela Índia. Aguardamos a volta de Jesus e para tanto, precisamos orar afim de que todos os escolhidos sejam alcançados. Em troca receba as bênçãos de Deus para sua vida e nunca deixe de agradecer o que recebe. Deus ama corações gratos.

Paz do Senhor a todos.

Por Alda Inácio

O arrebatamento será secreto?

 Paz do Senhor amigos e visitantes.

O tema arrebatamento é um dos mais procurados na atualidade e o motivo é o aumento das dores do fim dos tempos, nos quatro cantos do mundo. O amor esfriou, conforme diz a Palavra do nosso Deus: “O amor de muitos esfriará no final dos tempos”. Desastres do clima aumentarão, terremotos, inundações, o clima da terra enlouqueceu e a diversidade de opinião sobre este tema não nos separa dos irmãos que pensam diferente de nós, somos todos irmãos em Cristo.

Quando acontecerá o arrebatamento da igreja?

Temos um tema diante de nós dos mais complicados, o qual para alguns será antes da Grande Tribulação, para outros será durante e ainda outros pensam que será depois da Grande Tribulação.

Para entender o arrebatamento temos que verificar o milênio. Estritamente falando, pré-milenismo e dispensacionalismo pertencem à mesma escola na qual se ensina que a vinda pessoal e visível de Cristo acontecerá antes do milênio futuro. Há várias similaridades em suas visões. Ambas ensinam um reino de mil anos literal.

Precisamos entender primeiro o que é o dispensacionalismo. É uma cosmovisão bíblica com grandes repercussões na escatologia cristã, uma vez que afirma a segunda vinda de Jesus Cristo como sendo um acontecimento futuro neste mundo físico, envolvendo o arrebatamento da igreja que será secreto e um período de sete anos de Grande Tribulação. Após isso acontecerá a batalha do Armagedon e o estabelecimento do Reino Milenar de Jesus Cristo que governará o mundo com seu trono estabelecido na cidade de Jerusalém. Um dos pontos chaves do dispensacionalismo é a distinção entre os gentios que hoje formam a igreja e separadamente Israel.

Os pentecostais na maioria são dispensacionalistas, já os presbiterianos não são, eles acreditam numa perspectiva escatológica bíblica que afirma a segunda vinda de Jesus Cristo e um período de Grande Tribulação. Para estes o arrebatamento ocorre na vinda de Cristo e após isso será o milênio.

Todos os pré-tribulacionistas creem no arrebatamento secreto.

As Testemunhas de Jeová acreditam que apenas 144 mil pessoas irão para o céu. Os demais fiéis viverão eternamente em um paraíso na Terra.

Os Batistas tem uma divisão de interpretação, uns são dispensacionalistas, outros não, não existe uma coesão de estudos escatológicos da fé Batista em torno deste tema.

Qual a minha posição sobre o arrebatamento.

Eu sou pós tribulacionista porque está escrito que o arrebatamento se dará com a vinda de Jesus no toque da última trombeta, com alarido e todo olho o verá. No entanto, eu não creio como os presbiterianos no milênio literal após o arrebatamento. O milênio está no fim, estamos vivendo o milênio e não haverá arrebatamento secreto. Jesus vem após o Anticristo se manifestar, nesse momento a igreja vai ao encontro do Senhor nos ares, Jesus destrói o Anticristo, faz o julgamento e tudo acaba. Os salvos vão para a vida eterna e os ímpios vão para o sofrimento eterno.

Aquilo que pertence ao futuro deixe nas mãos de Deus. Ore e fique atento, pois os sinais se acentuam e não ficará difícil entender o que está por vir.


Por Alda Inácio

Jesus não morreu na sexta feira

 Olá amigo visitante.

Aprendi muito com este estudo, porque sempre fiz as contas da ressureição de Jesus baseada no que me foi ensinado na infância  e a conta nunca fechou. Precisei fazer um estudo profundo, consultando o calendário judeu e muita leitura. Aqui está o estudo. Leia com atenção e vai entender.

Antes de tudo quero dar glória ao Espírito Santo que direcionou o estudo.

Mateus 26:17-23 diz assim:

No primeiro dia da festa dos Pães Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e o consultaram: “Onde desejas que preparemos a refeição da Páscoa?”

Observe:

A festa dos Pães Ázimos durava, e ainda dura 7 dias, portanto, o primeiro dia da festa, quando os discípulos vieram ter com Jesus, eles queriam saber onde ia ser feito o jantar. Com o passar do tempo a festa dos Pães Ázimos se juntou à festa da Páscoa judaica, também conhecida como Pessach e dura uma semana em Israel. A preparação do sacrifício acontece no dia 14 do mês Nisã (naquele ano foi na quarta feira) de acordo com o calendário judaico. A cerimônia desde os tempos antigos tem uma sequência única:  o cordeiro é sacrificado durante o dia e comido naquele dia após o por do sol, que já é dia 15 quinta feira, Jesus comeu a ceia com os discípulos também naquela noite de quinta feira.

Em Marcos 14:1 está escrito: E dali a dois dias era a Páscoa, e a festa dos Pães Ázimos; e os principais dos sacerdotes e os escribas buscavam como o prenderiam com dolo, e o matariam. Mas diziam: "Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo". Veja bem que este versículo fala de duas festas, Páscoa e Pães Ázimos. Mas na época a Páscoa não era comemorada, ela era só o dia da passagem (saída do Egito). Não era feriado. A comemoração era sexta, quer dizer 2 dias depois.

Em Marcos 14 verso 17 diz assim: Ao anoitecer, Jesus chegou com os Doze, então era quarta feira noite (14), dia da santa ceia, diz ali “anoitecer” que para os judeus já começava a quinta feira(15) a partir das 18 horas. A última ceia foi no comecinho da quinta feira. Jesus foi preso e crucificado naquela noite, durante a madrugada, já era então a quinta feira, dia da crucificação.

Em João 19:31-37, é descrito o dia da preparação para a festa, quando os judeus pediram a Pilatos para que os crucificados fossem retirados da cruz antes do sábado.

Em Marcos 15:42-47, é descrito o dia da preparação, que era a véspera do sábado,  quando José de Arimateia pediu o corpo de Jesus a Pilatos.

Então Jesus foi crucificado quinta feira. Observe que ele foi tirado da cruz naquele mesmo dia porque não poderia passar pregado na cruz no dia de sábado grande, festa dos pães Azimos.

Jesus ficou no sepulcro 3 noites: de quinta para sexta, de sexta para sábado e de sábado para domingo. No domingo pela manhã (primeiro dia da semana) Maria, e as outras foram ao túmulo, ele não estava mais lá.

Toda a confusão foi gerada por três razões:

1 – O fato de não ter diálogo com os judeus buscando entender suas festividades e depois aplicar aos textos bíblicos.

2 – Outro ponto que dificulta o entendimento é o término do dia no calendário judeu; o dia termina ao por do sol, portanto, por volta de 18 horas e ali começa o dia seguinte. Diferente do nosso calendário que para nós o dia termina meia noite.

3 - A grande culpa também da igreja idólatra que entendeu errado e santificou a seta feira por sua livre vontade e sem estudo e comparações, não se consegue entender. Ficou esta questão herética chamada sexta feira santa para os católicos. Mesmo para os crentes, a conta não fecha, não dá 3 noites no sepulcro e todos ficaram calados, deixaram por isso mesmo.

Mateus 12:40-41 faz referência a Jonas e à baleia, dizendo: "pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra".

Vou ser sincera aqui: 

Me desgosta um bocado a maneira como a Mensagem de Deus na Bíblia foi explicada para nós no decorrer da história. Decorridos 2.024 anos de dissenções, divisões e discórdia, até chegarmos nos dias de hoje, uma atualidade em que a grande maioria dos cristãos não conhece a Bíblia, só decora os versículos que lhes traz alguma esperança. Hoje ainda há discórdia entre o povo judeu sobre estas datas. 

Referência: O site abaixo apenas explica sobre a preparação da festa dos judeus ter ocorrido no dia 14 de Nisã e a ceia comida após o escurecer que já era dia 15 quinta feira.

  https://blog.israelbiblicalstudies.com/pt-br/jewish-studies/a-ceia-da-pascoa-judaica-compreender-ou-participar/ 



Que Deus lhes ilumine.

Por Alda Inácio

O número da Besta 666 o que é?

 Olá amigos, que o Senhor nos una com a paz.

Trago hoje um estudo muito discutido nos últimos anos e bem controverso, assim sendo de minha parte eu creio no que revelarei aqui, sabendo que a grande maioria dos estudiosos da Palavra de Deus para este tempo do fim acreditam em outra versão deste número descrito em Apocalipse como 666, o número da Besta.

O texto descrito por João está falando do Anticristo, leia Apocalipse 13 de 16 a 18.

16 Também obrigou todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa,

17 para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome.

18 Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis.

João viu o futuro da humanidade e descreveu o Anticristo, um ser que dominará a terra e colocará uma marca na mão e na testa dos seus seguidores. Este ser estará sob o domínio de Satanás e tentará copiar tudo que Jesus fez, porém sob o disfarce da mentira do engano e da ilusão.

Jesus selou seus seguidores com a marca do Espírito Santo, esta é uma marca invisível, somente percebida por quem a tem. O Anticristo colocará uma marca nos seus seguidores revelada pelo número 666 que é o número da imperfeição. Sabemos pela Bíblia que o número da perfeição é o sete, então esta marca é um número imperfeito. Tudo que o diabo faz é imperfeito. Ele apenas imita e nunca consegue chegar a perfeição.

Muitos estudiosos cogitam que a marca será um chip e de jeito nenhum será algo assim, pois tudo caminha após Jesus no plano espiritual, então será algo invisível. O não poder comprar nem vender, na época em que o Anticristo governará, será o cerceamento dos cristão que serão perseguidos e desempregados por não aceitarem adorar a Besta. Sem emprego não se poderá comprar comida, vender, comercializar em geral. Quem desobedecer será morto.

Outra coisa que eu creio, porque sou pós-milenista, é que a igreja de Cristo na terra passará pela grande Tribulação e o sofrimento dos crentes será terrível, como nunca houve antes. Seremos perseguidos e mortos mas, cada um de nós saberá resistir à obrigação imposta pelo Anticristo de adorá-lo. Jamais o faremos. Iremos preferir morrer que adorá-lo.

Há divisões de interpretações sob estes temas escatológicos e muitos fiéis evitam tocar nesses assuntos porque exige uma exegese aprofundada e nem todos tem a possibilidade de aprofundamento, por várias razões. Penso que estes assuntos não podem nos separar do amor de Deus, por não concordarmos com o ponto explanado por um, compreendido de outra maneira por outros e assim estas coisas podem causar esfriamento da fé. Se você pensa diferente deixe quieto, aguarde o tempo certo chegar. Firme sua vida na oração e tente ficar entre irmãos numa comunhão perfeita. Essa união nos ajudará nos tempos difíceis que estão por vir. 

Que Deus nos ilumine e guarde sempre.

Por Alda Inacio


O Terceiro Templo de Deus e seus impedimentos

 Olá queridos visitantes.

Que a paz do Senhor habite convosco.

Vamos pensar as coisas de Deus numa análise mais fluída hoje; temos o direito de fazer conjecturas, de tentar ver a mão de Deus realizando coisas entre nós e entender certos parâmetros que não ficaram claros na Bíblia.

Antes de falar do Terceiro Templo, vamos fazer uma observação sobre a atualidade de Israel.

Você segue de perto o que se passa no Oriente e nos ataques de Israel caçando adeptos do Hamas e do Hezbolah e vê aquele monumento grandioso chamado Domo de ferro que intercepta os foguetes enviados para o país amado de Deus. Você já percebeu o poder daquele negócio que mal conseguimos entender como funciona? Você acha que aquele gigantesco aparelho de defesa nacional é invenção de homens? Aquilo é coisa de seres humanos? Pois você  pode acreditar que foi enviado dos céus por Deus.

Entrando no tema do post de hoje, "Terceiro Templo" construção fundamental para a fé judaica, ele tem uma história complexa anterior. O primeiro Templo foi construído pelo rei Salomão, filho do rei David,  no Monte Moriá, em Jerusalém, no local onde Abraão ofereceu seu filho Isac como sacrifício a Deus. O local é adorado pelos Muçulmanos e pelos Judeus. A fé de Abraão deu continuidade a fé do povo de Israel. A construção durou 20 anos. Nabucodonosor incendiou o templo em 586 AC. 

A construção do Segundo Templo foi ordenado por Ciro que terminou a reconstrução por volta de 539 a.C., após a libertação dos judeus que estavam em cativeiro na Babilônia e o Templo foi destruído em 70 DC por Tito, general romano e dele sobrou  o Muro das lamentações. Nesse Templo Jesus ensinou.

A esperança, que para eles é certeza, é reconstruir um novo Templo naquele lugar, ideia que permanece viva entre os judeus, porque Deus deixou a dimensão do Templo descrita na Bíblia. No entanto, ocorreu um imprevisto nesse meio tempo, entre várias ocupações e êxodo dos judeus de suas terras, parte das terras foi anexada a invasores que se tornaram dono. Uma delas é o monte Moriá e construíram lá o Domo da Rocha, onde somente os Muçulmanos podem entrar. Assim sendo, como é que o terceiro Templo poderá ser construído? O local é aquele e nenhum outro.

Aí entra uma conjectura viável, meu irmão: Você acha que Deus deixaria que se fizesse uma construção no mesmo local sagrado dos judeus à toa? Deus tem domínio sobre toda a Terra. Se não tivesse um objetivo, ele não deixaria que realizassem a construção. Qual seria o objetivo de Deus? Não nos toca ser sábios a esse ponto, porém podemos afirmar com certeza absoluta que, fazer um Templo Muçulmano ali, foi liberado por Deus  para RETARDAR a construção do Terceiro Templo. 

Olhamos para aquela situação e não compreendemos por que Deus precisa retardar, impedir a construção do novo Templo? A resposta é simples: caso não tivesse um Templo ali, o Terceiro Templo já teria sido erguido e ele está preparado por Deus para o futuro. Se tomarmos como base a fé judaica vemos que o povo de Israel aguarda uma futura mudança política/religiosa que faça com que aquele espaço volte a ser propriedade de Israel. Tomar à força e destruir o Domo da Rocha, para colocar no lugar o Terceiro Templo, causaria uma guerra contra todos os países Muçulmanos, isso é inviável.

O Terceiro Templo não pode ser construído em outro lugar, ainda porque eles acreditam que a Arca da Aliança, organizada no passado e desaparecida, está enterrada embaixo do Domo da Rocha e vai aparecer quando eles recuperarem o domínio sobre o local e fizerem as escavações necessárias.

 Há uma diversidade de interpretações sobre o Terceiro Templo, todas girando no seio judeu sendo uma delas, talvez a principal, que Jesus (Mashiach) ao chegar e governar Israel construirá o templo, outra diz que o Templo já está pronto no céu e descerá com  Mashiach na sua chegada (pois para os judeus ele ainda não chegou, eles não reconhecem Jesus como Salvador). Esse templo se materializará na terra, segundo eles. 

Uma outra ideia sobre o Templo chega aos termos de um milagre considerado assim, porque os judeus dizem que os portões do Templo de Salomão não foram destruídos, eles afundaram na terra e se os judeus forem aprovados por Deus para construir o Templo, os portões emergirão da terra como num milagre de Deus e completarão a obra do Templo.

Agora analisa o que Jesus disse à mulher no Poço de Jacó: João 4 de 19 a 24

 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. 

20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. 

21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. 

22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. 

23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.


Essa afirmação de Jesus nos transporta para uma outra realidade.

Se considerarmos que após a Ascenção de Jesus todo contato com o Pai passou a ser por meio do Espírito Santo, e se considerarmos que o povo judeu passou a ser todos que se estendem desde Israel incluindo os gentios que somos nós, podemos chegar a um denominador comum assustador. Podemos pensar o seguinte: o Terceiro Templo somos nós, nosso corpo onde habita o Espírito Santo (não estou afirmando, apenas concluindo, entre tantas outras conclusões já tomadas sobre o tema, repito, aqui tomo nosso corpo como Terceiro Templo).(???)

Isso é apenas uma ideia, assim como na Bíblia não se encontra a expressão "Terceiro Templo" também não se consegue entender porque o Domo da Rocha está no lugar do futuro Templo. Muita coisa não conseguimos entender.  Analisando que  Jesus, na sua passagem pela terra, transformou toda a adoração em ato espiritual, concluo que o Terceiro Templo será espiritual, o milênio vivemos hoje é espiritual, o Reino de Deus na terra é espiritual, como afirmei em outro post anterior. 

Sabemos que nenhuma vírgula pode ser mudada na Palavra de Deus, portanto, nossas observações são  inconclusivas e as tomamos como "possibilidade", não as tomamos como verdade absoluta. A você de aceitar ou não.

Uma coisa é certa, nosso corpo é o Templo de Deus, porque o Espírito Santo habita nele, e o Espírito Santo é Deus, como Jesus é Deus. Assim temos Pai, Filho e Espírito Santo, uma só essência, distribuídos em 3 pessoas distintas (já expliquei isso em outro post).

Em Atos 7 de 48 a 55 diz que Deus não habita em Templo feito por mãos humanas, Paulo disse em 1Coríntios 3 de 16 a 17 que nós somos o Templo do Espírito Santo. Veja que tudo se encaixa.

Estas são observações feitas após longos estudos, faça o mesmo, busque ajuda do Espírito Santo, leia a Bíblia, analise vários estudos, discuta com os estudiosos, concorde, discorde, vá em frente firme, não desista e você vai chegar à conclusões gigantescas sobre a Palavra do nosso Deus.

Que o Senhor abençoe a todos e guarde.

Por Alda Inácio



Localizador (teste) iniciado em junho 2024
Contador de Visitas