Deus lhe abençoe e proteja hoje e sempre.

Guarde em seu coração o nome de Jesus.

Ele é bálsamo para sua alma.

08 outubro 2024

O Terceiro Templo de Deus e seus impedimentos

 Olá queridos visitantes.

Que a paz do Senhor habite convosco.

Vamos pensar as coisas de Deus numa análise mais fluída hoje; temos o direito de fazer conjecturas, de tentar ver a mão de Deus realizando coisas entre nós e entender certos parâmetros que não ficaram claros na Bíblia.

Antes de falar do Terceiro Templo, vamos fazer uma observação sobre a atualidade de Israel.

Você segue de perto o que se passa no Oriente e nos ataques de Israel caçando adeptos do Hamas e do Hezbolah e vê aquele monumento grandioso chamado Domo de ferro que intercepta os foguetes enviados para o país amado de Deus. Você já percebeu o poder daquele negócio que mal conseguimos entender como funciona? Você acha que aquele gigantesco aparelho de defesa nacional judia é invenção de homens? Aquilo é coisa de seres humanos? Pois você  pode acreditar que foi enviado dos céus por Deus.

Entrando no tema do post de hoje, "Terceiro Templo" construção fundamental para a fé judia, ele tem uma história complexa anterior. O primeiro Templo foi construído pelo rei Salomão, filho do rei David,  no Monte Moriá, em Jerusalém, no local onde Abraão ofereceu seu filho Isac como sacrifício a Deus. O local é adorado pelos Muçulmanos e pelos Judeus. A fé de Abraão deu continuidade a fé do povo de Israel. A construção durou 20 anos. Nabucodonosor incendiou o templo em 586 AC. 

O Segundo Templo foi construído pelo Xá Aquemênida, Ciro ordenou a reconstrução do templo de Jerusalém que terminou por volta de 539 a.C., após a libertação dos judeus que estavam em cativeiro na Babilônia e foi destruído em 70 DC por Tito, general romano e dele sobrou  o Muro das lamentações. Nesse Templo Jesus ensinou.

A esperança, que para eles é certeza, é reconstruir um novo Templo naquele lugar, ideia que permanece viva entre os judeus, porque Deus deixou a dimensão do Templo descrita na Bíblia. No entanto, ocorreu um imprevisto nesse meio tempo, entre várias ocupações e êxodo dos judeus de suas terras, parte das terras foi anexada a invasores que se tornaram dono. Uma delas é o monte Moriá e construíram lá o Domo da Rocha, onde somente os Muçulmanos podem entrar. Assim sendo, como é que o terceiro Templo poderá ser construído? O local é aquele e nenhum outro.

Aí entra uma conjectura viável, meu irmão: Você acha que Deus deixaria que se fizesse uma construção no mesmo local sagrado dos judeus à toa? Deus tem domínio sobre toda a Terra. Se não tivesse um objetivo, ele não deixaria que realizassem a construção. Qual seria o objetivo de Deus? Não nos toca ser sábios a esse ponto, porém podemos afirmar com certeza absoluta que, fazer um Templo Muçulmano ali, foi liberado por Deus  para RETARDAR a construção do Terceiro Templo. 

Olhamos para aquela situação e não compreendemos por que Deus precisa retardar, impedir a construção do novo Templo? A resposta é simples: caso não tivesse um Templo ali, o Terceiro Templo já teria sido erguido e ele está preparado por Deus para o futuro. Se tomarmos como base a fé judaica vemos que o povo de Israel aguarda uma futura mudança política/religiosa que faça com que aquele espaço volte a ser propriedade de Israel. Tomar à força e destruir o Domo da Rocha, para colocar no lugar o Terceiro Templo, causaria uma guerra contra todos os países Muçulmanos, isso é inviável.

O Terceiro Templo não pode ser construído em outro lugar, ainda porque eles acreditam que a Arca da Aliança, organizada no passado e desaparecida, está enterrada embaixo do Domo da Rocha e vai aparecer quando eles recuperarem o domínio sobre o local e fizerem as escavações necessárias.

 Há uma diversidade de interpretações sobre o Terceiro Templo, todas girando no seio judeu sendo uma delas, talvez a principal, que Jesus (Mashiach) ao chegar e governar Israel construirá o templo, outra diz que o Templo já está pronto no céu e descerá com  Mashiach na sua chegada (pois para os judeus ele ainda não chegou, eles não reconhecem Jesus como Salvador). Esse templo se materializará na terra, segundo eles. 

Uma outra ideia sobre o Templo chega aos termos de um milagre considerado assim, porque os judeus dizem que os portões do Templo de Salomão não foram destruídos, eles afundaram na terra e se os judeus forem aprovados por Deus para construir o Templo, os portões emergirão da terra como num milagre de Deus e completarão a obra do Templo.

Agora analisa o que Jesus disse à mulher no Poço de Jacó: João 4 de 19 a 24

 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. 

20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. 

21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. 

22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. 

23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.


Essa afirmação de Jesus nos transporta para uma outra realidade.

Se considerarmos que após a Ascenção de Jesus todo contato com o Pai passou a ser por meio do Espírito Santo, e se considerarmos que o povo judeu passou a ser todos que se estendem desde Israel incluindo os gentios que somos nós, podemos chegar a um denominador comum assustador. Podemos pensar o seguinte: o Terceiro Templo somos nós, nosso corpo onde habita o Espírito Santo. (não estou afirmando, apenas concluindo, entre tantas outras conclusões já tomadas sobre o tema).

Isso é apenas uma ideia, assim como na Bíblia não se encontra a expressão "Terceiro Templo" também não se consegue entender porque o Domo da Rocha está no lugar do futuro Templo. Muita coisa não conseguimos entender.  Analisando que  Jesus, na sua passagem pela terra, transformou toda a adoração em ato espiritual, concluo que o Terceiro Templo é espiritual, o milênio vivemos hoje é espiritual, o Reino de Deus na terra é espiritual, como afirmei em outro post anterior. 

Sabemos que nenhuma vírgula pode ser mudada na Palavra de Deus, portanto, nossas observações são  inconclusivas e as tomamos como "possibilidade", não as tomamos como verdade absoluta. 

Uma coisa é certa, nosso corpo é o Templo de Deus, porque o Espírito Santo habita nele, e o Espírito Santo é Deus, como Jesus é Deus. Pai, Filho e Espírito Santo são uma só essência, distribuídos em 3 pessoas distintas (já expliquei isso em outro post).

Em Atos 7 de 48 a 55 diz que Deus não habita em Templo feito por mãos humanas, Paulo disse em 1Coríntios 3 de 16 a 17 que nós somos o Templo do Espírito Santo.

Estas são observações feitas após longos estudos, faça o mesmo, busque ajuda do Espírito Santo, leia a Bíblia, analise vários estudos, discuta com os estudiosos, concorde, discorde, vá em frente firme, não desista e você vai chegar à conclusões gigantescas sobre a Palavra do nosso Deus.

Que o Senhor abençoe a todos e guarde.

Por Alda Inácio



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigada. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!
Localizador (teste) iniciado em junho 2024
Contador de Visitas