19 junho 2011

A igreja visível e a invisível

Esta questão é um velho debate entre igrejas, sendo que muitas denominações cristãs não conseguem entender o que seja igreja invisível e como  não está definido na Bíblia com estas palavras  visível ou invisível, estas muitas denominações negam a existência desta divisão.
Em  poucas linhas fica difícil explicar mas não é assim tão difícil entender, sendo que a igreja visível eu já falei dela aqui neste espaço com o título "Qual a verdadeira igreja de Cristo na terra". Esta igreja ali mencionada e explicada é a igreja local e global, aquela formada por pessoas de carne e osso, mesmo estando em denominações diferentes, mas pessoas que nós chamamos de irmãos na fé de Cristo. Eu sou da denominação Presbiteriana, já a minha vizinha ao lado da minha casa é da Assembléia e quando eu a vejo cumprimentamo-nos "Paz do Senhor" porque nos consideramos irmãs em Cristo. Eu e ela fazemos parte desta igreja visível de Deus na terra.

A igreja invível é mais complicada de entender, mas esta conclusão é dedutiva de tudo que lemos na Palavra de Deus. Observando o que há dentro da igreja visível podemos concluir de que, ou quem, é formada a igreja invisível. Uma vez que sabemos claramente que muitos são chamados e poucos escolhidos, ler Mateus 22:14 - Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos, fica claro para analisarmos a questão se olharmos dentro de uma denominação, seja ela qual for, e vermos que  existem os verdadeiros salvos e os que pensam serem salvos. Quem são  estes que pensam serem salvos? São pessoas que se convertem e nunca abandonam o pecado voluntário. Sabem que devem ser novas criaturas e não pedem perdão dos pecados. Dizem que amam a Jesus, mas não seguem os seus mandamentos deste nosso Jesus que são apenas dois "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a si  mesmo". Estas pessoas estão nos cultos, no meio da igreja visível mas não tem a salvação.
Então, conclui-se que a igreja verdadeira, composta de membros salvos, arrependidos, seguidores de Cristo e praticantes da fé é a outra parte desta mesma igreja e compõe a chamada igreja invível, da qual só Deus sabe quem faz parte. A esta igreja invisível Cristo virá buscar na sua volta. Ele sabe quem faz parte dela, nós não sabemos, por isto ela é invisível a nós. Aí está. Nada complicado mas certas denominações arrumam a complicação.

Que Deus os ilumine a todos e dê muita paz.
Por Alda Inacio


Nenhum comentário:

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre.