25 março 2009

Agir para melhorar o ar que respiramos

Nossa gente! Dou meia volta, volta e meia nos jornais e caio na minha cidade, Goiânia, uma notícia que gera análise e reflete os quatro cantos do mundo. Ali foi criado um tal de Citybus que vai custar 4, reais e vai favorecer o conforto para quem não quer andar no pinga-pinga diário.

Em torno desta notícia o Jornal Diário da manhã abriu um Forum onde os leitores podem deixar recados. Eu passei por lá esta manhã e o que li como resposta à pergunta "você andaria no Citybus" foi de entristecer o coração, entristecer minha consideração por pessoas da minha cidade. E não pensem que as respostas dadas neste Forum têm apenas como reflexo a mentalidade do povo de uma cidade. Ah! não ! Na europa, China, no escambal, não importa... a mentalidade é a mesma. As pessoas não querem tirar a bundinha do banco do carro. Outros chegam a dizer que sentem-se humilhados andando de ônibus... tadinhos deles ! Nossa ! Tadinho do mundo que afunda na poluição e as pessoas não crescem. A mentalidade regride.

Será que dá para abrir a cabecinha destas pessoas e colocar lá dentro: vamos ajudar o planeta, vamos poluir menos, vamos dar as mãos e reflorir o planeta, vamos plantar árvores, vamos deixar o carro em casa e andar de ônibus.... claro que isto é penoso! Mas no caso de Goiânia colocaram lá ônibus executivos, de luxo. Se uma vez por semana, mínimo, alguém se prontificar a deixar o carro em casa e ir ao trabalho de ônibus, se fizessem isto no mundo inteiro, imaginem o quanto ajudaria a melhorar o ar que respiramos?

O que as pessoas não entendem é que 40 passageiros dentro de um ônibus significa 40 carros a menos poluindo na rua. Eita pessoal ! Se contribuirmos com o mínimo para ajudar a recuperar o ar puro do planeta, isto reverteria em benefício nosso, dos nossos filhos e netos. Pensem!

Por Alda Inacio
Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!