12 abril 2009

Comprar ações pode ser uma boa maneira de ficar rico

Imagina você, como se sente uma pessoa que lutou desde a infãncia para lidar com as letras, odiando a matemática e assim viveu mais de 50 anos, até o momento em que descobriu como ganhar dinheiro calculando, comprando e vendendo ações. É o fim da picada, juro! E enfim esta pessoa estuda e descobre o "x" da questão: como ganhar muito dinheiro comprando e vendendo ações. Caso real, leve a sério e veja como o negócio funciona.

Primeiramente, ao se falar em comprar e vender ações, as pessoas reagem negativamente e assim reagem por nada entenderem do assunto. Você começa a estudar sobre a questão, se mete de cabeça e compreende que o risco está em seguir conselhos e um deles é este "é fria comprar e vender ações". Para você ficar rico neste negócio não siga conselhos. Quem não aposta não ganha, com a diferença que, na compra e venda de ações, a aposta não é nas ações, mas na sua inteligência. Neste lance não tem jogo. Joga-se apenas com a inteligência, porque você tem que descobrir por si mesmo qual é a sua intenção ao entrar neste tipo de negócio para saber escolher quais ações comprar.

Para começar descubra qual é a sua finalidade: longo prazo, médio prazo, ou curto prazo. Analise o seu capital disponível. Se vai precisar do dinheiro logo, vai ter que apostar no curto prazo, mas aí é jogo para expertos no assunto. Selecionar as ações que podem ser compradas para o curto prazo é tarefa complicada, mas se você selecionar um grupo de 50 ações para estudar e for anotando o valor que elas viram a cada dia, em um mês, você poderá saber quais iliminar do seu caderninho. Fique somente com ações mais voláteis, aliás as mais perigosas, e as que fazem a curva mais rapidamente, pois você comprará na curva baixa e venderá na curva alta. Ok! Até aí parece fácil, mas não funciona sem o caderninho e a análise.

Sobre o valor da compra, se você tem pouco dinheiro sobrando todo mês, invista de pouquinho em pouquinho, a partir de 200 reais, assim você compra no fracionário. Explico: o pacote fechado da maioria das ações contém 100 ações mas, veja o preço, exemplo: ações da Petrobras que são as mais procuradas (Petr4) custa hoje 30,84 no unitário, então o pacote fechado custa 3.084, a partir deste valor, se você souber bem escolher a ação para comprar, já dá pra ganhar um dinheirinho. E creia, mesmo as ações da Petrobras são aconselháveis para médio e longo prazo, para quem quer investir no curto prazo é preciso comprar quando ela faz a curva baixa e vender na curva alta. Caso você tenha dinheiro folgado para valorizar a longo prazo, pode comprar sem muito estudo, escolhendo as companhias de envergadura: Petrobras, Vale, Ciderúrgica Nacional, Telesp, Telemar, Vivo, etc.

Além da valorização nas curvas altas, as ações pagam dividendos e com eles pode-se ganhar dinheiro extra, mas a Petrobras não está no rolo das firmas que pagam mais em dividendos, aliás ela é segura, mas paga mal. As que mais pagam dividendos são: Telemar, Light, Telesp, Congás...

Para saber sobre dividendos, sobre segurança na compra, estude o histórico passado e atual de cada firma, as quais fazem parte do seu caderninho. Tudo que você quiser saber sobre as firmas a Bovespa ensina e expõe no site dela: http://www.bovespa.com.br/ . Os pregões são de segunda a sexta feira das 10 as 17 horas, tendo também o "after" que começa as 17:30 e fecha as 19 horas.

Para finalizar: o negócio pode ser muito rentável se você encontrar uma boa corretora e que não seja muito cara; as corretoras cobram entre 10, e 30, reais por mês de custódia e cobram a porcentagem de compra e venda das ações que é quantia irrisória. Quem está começando deve pegar uma coretora como Bradesco que é das mais baratas e ótimas de se trabalhar, cobra custódia de 10, por mês e se você comprar mais de 10.000, por mês não paga custódia e sua porcentagem de compra e venda é de 0,30 % sobre o valor negociado. Ah! Se você comprar e vender ações até 20.000, por mês é isento de imposto de renda.

E então, o que acha de botar em jogo a sua inteligência e tentar ficar rico no mercado de ações?
Boa sorte!
PS: Algumas pessoas me enviaram email querendo saber como se faz as negociações, se a gente tem que ir no banco. Resposta: Não precisa ir no banco, tudo se faz via Internet com um programa fácil e seguro chamado "Home Broker" fornecido nas corretoras, conta aprovada, programa copiado e por meio dele você compra e vende ações sem ter o menor esforço. O dinheiro entra e sai da conta de Investimento que é criada na corretora. Corretoras existem dezenas, olho bem esperto para achar a que melhor convém para você e o programa "Home Broker" é o mesmo em todas elas. Muito fácil e seguro!


Por Alda Inacio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!