03 abril 2009

São Luís Capital Brasileira da Cultura 2009 terá espaço de divulgação na Grécia

Ai como eu gostaria de estar no nosso Brasilzão para visitar esta capital da cultura, que coisa linda; acabo de receber este email com o texto a seguir e deixo aqui um convite: vamos visitar São Luiz gente?

Texto:
Barcelona: 31-03-2009

O Bureau Internacional de Capitais Culturais divulgou hoje, desde a sua sede em Barcelona, que a cidade de São Luís, na sua condição de Capital Brasileira da Cultura 2009, terá um espaço específico no Centro Internacional de Documentação de Capitais Culturais de Atenas (Grécia), cidade que foi a primeira Capital Cultural da história, em 1985, com o título de Capital Européia da Cultura.

O Centro Internacional de Documentação de Capitais Culturais em Atenas foi instituído pelo prefeito dessa cidade, Nikitas Kaklamanis, por iniciativa de Rodolfo Maslias, anterior Secretário Geral da Rede Européia de Capitais Culturais, com a intenção de que todas as capitais culturais do mundo possam depositar a informação sobre suas capitais culturais e que essa documentação seja preservada para o futuro.

O prefeito de Atenas escolheu três pessoas de reconhecido prestígio internacional no âmbito das capitais culturais para compor o Comitê Internacional que dirige o Centro. São o alemão Joerg-Ingo Weber, o grego Christos Roilos e o catalão Xavier Tudela, Presidente do Bureau Internacional de Capitais Culturais, entidade da qual a Organização Capital Brasileira da Cultura (ONG CBC) faz parte.

O Diretor Executivo da ONG CBC, Mário Vendrell declarou que “Com esse importante espaço em Atenas, berço da cultura e da civilização ocidental, São Luís passará a fazer parte de um seleto grupo de cidades no mundo que já foram designadas como capital cultural, e poderá deixar preservadas ali para futuras gerações as informações sobre a sua história e a sua cultura”.

São Luís que no final do Séc. XVIII recebeu o título de “Atenas Brasileira” pelo seu fervor cultural e pela importante contribuição que os escritores maranhenses deram aos movimentos literários brasileiros, terá presença agora na histórica e culta Atenas, também Patrimonio Mundial da Humanidade, terra de grandes filósofos como Sócrates e Platão e muitos outros personagens que influenciaram a formação da nossa civilização.

O projeto Capital Brasileira da Cultura que está sendo implementado no Brasil desde o ano 2003 pela Organização Capital Brasileira da Cultura, tem o apoio dos ministérios da cultura e do turismo, Bureau Internacional de Capitais Culturais, Discovery Networks e SESC TV.
Parabens São Luiz, ainda vou te conhecer!
Por Alda Inacio
Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!