24 janeiro 2011

O Espírito Santo

Colocações preliminares:

Porque uma pessoa crítica ferrenha e debochada como eu passa a publicar textos Bíblicos?
Resposta: Fui convertida ao evangelho em 1981 e frequentei durante anos uma Igreja Batista, depois me afastei da igreja e vivi perdida no mundo durante mais de 10 anos.
Porque agora, algo mudou?
Resposta: Sim! Passei por longos anos de sofrimento, apanhando pela vida afora e agora, fim de 2010, achei que era hora de parar de dar cabeçadas a esmo e pedi a Deus, clamei por meu retorno a Ele e Ele me ouviu.
Para retornar a Deus é necessário frequentar uma igreja?
Resposta: Sim! A igreja tem o convívio com outras pessoas da mesma fé, tem a leitura da Bíblia constante e sem esta convivência a brasa fora da fogueira se apaga.
Porque uma igreja Presbiteriana e não a Batista?
Resposta: Porque durante o período em que fiquei afastada da igreja eu compreendi que tudo na vida é predestinado por Deus. Levei anos para entender este particular e só encontra-se respaldo para predestinação numa Igreja Presbiteriana.

O ESPÍRITO SANTO


Inicio esta série com um ponto muito importante "O Espírito Santo". Ele é uma parte da Trindade divina, onde consta o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ele é uma pessoa espiritual que age naqueles escolhidos por Deus para viver a Vida Eterna depois de ter aceitado Jesus. Esta conotação "escolhidos por Deus" tem característica eletiva, dentro da corrente evangélica voltada para a predestinação, como por exemplo na Igreja Presbiteriana. Já outras correntes evangélicas explicam que o Espírito Santo age naqueles que aceitam Jesus e portanto ganham a Vida Eterna por meio de Jesus. Ambas interpretações são verdadeiras e não contradizem uma à outra.

O Espírito Santo é o consolador citado em João 14:3 em outro versículo a explicação é bem clara sobre a participação fundamental do Espírito Santo na vida de um amado de Deus, veja em Lucas 11:13 “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”

Ainda outro entre tantos versículos que explicam o Espírito de Deus - Atos 5:32 “E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.”

O Espírito Santo é quem guiou os escritores da Bíblia, sem o qual a Bíblia não passaria de um livro de história. A parte divina (espiritual) da Bíblia só pode ser compreendida por mediação do Espírito Santo e a verdade sobre como é impossível compreender a Bíblia sem a intermediação do Espírito Santo é vista em discussões acaloradas principalmente em áreas científicas, onde se tenta constestar a virgindade de Maria, onde se contesta a travesia do Jordão. Onde se coloca em dúvida os milagres de Jesus e até mesmo a existência deste e a existência de Deus. O crente ao abrir a Bíblia faz oração pedindo a intermediação do Espírito de Deus para compreender a mensagem divina.

O Espírito Santo é o próprio Deus, podendo-se dizer o seguinte sobre a Trindade: Deus é o ser pensante, o Espírito Santo é quem interage e Jesus o que executa. Os 3 são um.

Encerro este pequeno estudo com um versículo que eu acho maravilhoso e que revela a importância de uma vida limpa e reta nas mãos de Deus para receber em si um pouquinho deste grandioso Deus, veja em Mateus 10:19-20 “Mas, quando vos entregarem, não cuideis de como, ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será dado o que haveis de dizer. Porque não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.”

Bendito é aquele ser humano que pode dizer com alegria "O Espírito de Deus vive em mim"


Por Alda Inacio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!