09 março 2013

Amor ou egocentrismo

Este pequeno estudo vai falar de amor próprio a ponto de se tornar egocentrismo, que é um pecado camuflado, as vezes, com máscara de amor, e a própria pessoa não consegue enxergar. Sabemos que o pecado nos é revelado pelo Espírito Santo, sem o qual nós não conseguimos enxergar que estamos pecando. Asim, o homem precisa do Espírito para tocar seu coração afim de que ele possa saber onde está errando e um dos maiores pecados nas famílias é o egocentrismo. Como ver isto?

Observe um caso por exemplo do homem e mulher, eles casam e nasce um filho especial. Quem se sacrifica para cuidar deste bebê nos anos de juventude, quando estão ambos disponíveis para o trabalho e muitas vezes é necessário que um dos dois faça uma escolha? Quase 100% dos caso é a mãe que se sacrifica. É ela quem fica em casa cuidado das crianças, caso não seja possível ter alguém que cuide, as vezes na ausência de uma creche por perto, ou ainda, no caso citado anteriormente, no nascimento de uma criança especial dentro da família.

Este egocentrismo da parte do pai vai condenar a mãe a não só se afastar de carreira como também futuramente não ter uma carteira registrada que lhe permita aposentadoria. Este é um exemplo de egocentrismo masculino muito comum em país do terceiro mundo como o nosso. 

Mas, em se tratando de egocentrismo, há muitos homens que dizem "isto é amor" deixar a mulher em casa, está poupando a coitada. Veja só o egocentrismo com cara de amor e compaixão. Muitos anos mais tarde a esposa vai compreender, na hora de aposentar, cadê o registro em carteira? Tem marido que pensa nesse detalhe, e paga uma aposentadoria para a esposa. Mas isto pertence a homens verdadeiramente cristãos, conscientes. Raros. Não estou acusando aqui amigo, quem sabe este post sirva para dar um toque em algum  irmão que pensa estar dando amor e na verdade está cometendo um pecado enorme contra sua própria esposa. Pense nisso.

Deixo este versículo para reflexão: Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus - Filipenses 2 de 3-5.

Que Jesus te ilumine e proteja.

Por Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!