23 dezembro 2020

Mateus 24, o endurecimento da lei de Deus

 Olá irmãos.

Desde que eu nasci e fui católica, até os 33 anos de idade, sempre me referi aos mandamentos de Deus, aos 10 do livro de êxodo e quando me converti ao evangelho descobri que Jesus endureceu os mandamentos  e nisso fui surpreendida. Claro que as pessoas evangélicas sabem muito sobre o assunto, mas eu vou relembrar os pontos endurecidos por Jesus. Refiro-me ao livro de Mateus capítulo 5 de 17 a 48, vamos ler a acalentar nossos corações para caminharmos com retidão e justiça:

O cumprimento da lei.

"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.

18Digo a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.

19Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.

20Pois eu digo que, se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus.

Assassínio

21"Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: 'Não matarás', e 'quem matar estará sujeito a julgamento'.

22Mas eu digo a vocês que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: 'Racá', será levado ao tribunal. E qualquer que disser: 'Louco!', corre o risco de ir para o fogo do inferno.

23"Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você,

24deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.

25"Entre em acordo depressa com seu adversário que pretende levá-lo ao tribunal. Faça isso enquanto ainda estiver com ele a caminho, pois, caso contrário, ele poderá entregá-lo ao juiz, e o juiz ao guarda, e você poderá ser jogado na prisão.

26Eu garanto que você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo.

Adultério

27"Vocês ouviram o que foi dito: 'Não adulterarás'.

28Mas eu digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.

29Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno.

30E, se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno.

Divórcio

31"Foi dito: 'Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio'.

32Mas eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério.

Juramentos

33"Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: 'Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor'.

34Mas eu digo: Não jurem de forma alguma: nem pelos céus, porque é o trono de Deus;

35nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei.

36E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo.

37Seja o seu 'sim', 'sim', e o seu 'não', 'não'; o que passar disso vem do Maligno.

Olho por olho

38"Vocês ouviram o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente'.

39Mas eu digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.

40E, se alguém quiser processá-lo e tirar de você a túnica, deixe que leve também a capa.

41Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas.

42Dê a quem pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir algo emprestado.

Ama os teus inimigos

43"Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo'.

44Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,

45para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

46Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso!

47E, se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!

48Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.

Sem titubear, vamos nos arrepender dos excessos cometidos quando não lembramos que a lei foi endurecida. Se brigamos com irmãos, filhos, seja lá com quem for,  se cometemos injustiça, que Deus possa levar em conta nossa ignorância e nos perdoar. Que Deus esteja derramando muitas bênçãos a todos que nos fizeram mal e clareie a mente destas pessoas para pedir perdão a ti Pai. Assim peço de todo meu coração em nome de Jesus. Amém!

Feliz Natal a todos.

Por Alda Inácio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!