Deus lhe abençoe e proteja hoje e sempre.

Guarde em seu coração o nome de Jesus.

Ele é bálsamo para sua alma.

23 agosto 2024

Qual a sua posição sobre o Milênio de Deus e o Reino de Deus?

 Olá amigos, a paz do Senhor Jesus esteja nos seus corações.

Apresento-lhes uma escatologia profunda sobre Reino de Deus e o Milênio. Este assunto tem dividido intérpretes bíblicos e eu, sempre que me encontro diante de um tema difícil e causador de divisões, busco me aprofundar com ajuda do Espírito Santo. Sozinha eu não poderia escrever uma palavra sequer.  Acho importante não ficar vagado sobre nenhum tópico bíblico. Eu não tenho discipulador em carne e osso, ele é o Espírito de Deus. E para iniciar este post quero lhe pedir para você fazer uma reflexão sobre o Espírito Santo. 

Você já percebeu como ele é amável? Ele jamais vai colocar no seu entendimento algo que a sua bagagem de conhecimento não comporta. Ele te ensina gradualmente. Você vai adquirindo entendimento bíblico conforme você vai procurando entender. Experimente ler um versículo de dúvida, então fecha a Bíblia e fale com Deus. Tenha o entendimento aberto. A resposta sobre o conteúdo da questão virá. Mas, a sua dedicação tem que ser profunda.

O tema requer uma explanação longa, vou tentar resumir. 

Para entender o Milênio precisamos entender onde estamos atualmente. Aceitar que vivemos o Reino de Deus já é uma tarefa complicadíssima e precisa ser definida, é outro estudo longo, imenso e dividido. Portanto, o estudo completo de hoje será complexo.

As palavras de Jesus sobre o Reino de Deus não são aceitas por muitos; veja que absurdo não aceitar o que o próprio Jesus disse. Nós vivemos o Reino de Deus desde que Jesus começou sua jornada com os discípulos aos 30 anos de idade e continuará esse Reino de Deus (agora invisível) até que ele volte pela segunda e derradeira vez. Leia alguns versículos sobre o reino de Deus abaixo:

Jesus explica que o Reino de Deus está entre nós, é aqui, agora.

Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem de modo visível, nem se dirá: 'Aqui está ele', ou 'Lá está'; porque o Reino de Deus está no meio de vocês".
Lucas 17:20-21

Os versículos abaixo explicam onde você está. Se você nasceu de novo está no Reino de Deus, desde aqui e eternamente.

Em resposta, Jesus declarou: "Digo a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!" Respondeu Jesus: "Digo a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
João 3:3-6 

Esta outra passagem Jesus diz que o Reino de Deus dá frutos e se espalha como fermento. É o que vivemos hoje levando a Palavra de Deus aos 4 cantos do mundo.

Então Jesus perguntou: "Com que se parece o Reino de Deus? Com que o compararei? É como um grão de mostarda que um homem semeou em sua horta. Ele cresceu e se tornou uma árvore, e as aves do céu fizeram ninhos em seus ramos". Mais uma vez ele perguntou: "Com que compararei o Reino de Deus? É como o fermento que uma mulher misturou com uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada".
Lucas 13:18-21 

Outro versículo Jesus diz para deixarmos tudo e seguirmos o Reino de Deus.

A outro disse: "Siga-me".
Mas o homem respondeu: "Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai". Jesus lhe disse: "Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus". Ainda outro disse: "Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e despedir-me da minha família". Jesus respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus".
Lucas 9:59-62

Irmãos, sobre o Milênio (capítulo 20 de Apocalipse) há uma  divisão, uma hermenêutica quadripartida: os Amilenistas, os Pós-Milenistas, os Pré-Milenistas e os pré-Milenistas dispensacionalistas. Já antecipo ao leitor que eu sou definitivamente Amilenista. Vamos ver um resumo de cada situação acima.

Pré-Milenismo (resumo) - Para estes, haverá inicialmente uma guerra enorme, Jesus vem, há o arrebatamento da igreja, ele prenderá Satanás e começará o Milênio físico com Jesus presente na Terra. Tempo maravilhoso, de fartura e bem-aventurança. No fim do milênio, Jesus solta Satanás, este comanda a guerra e logo em seguida Jesus o destrói e acontece o fim de tudo. Principais adeptos desta ideia são os testemunhas de Jeová.

Pré-Milenismo dispensacionalista (resumo) - Para eles haverá em breve o arrebatamento secreto da igreja para a subdivisão dos pré-Milenistas que são os dispensacionalistas. Estes não creem no arrebatamento secreto e sim numa vinda de Jesus com trombetas. Aparece o Anticristo, haverá 7 anos de tribulação, o Anticristo será preso e Cristo reinará em Jerusalém, o Templo será reconstruído e haverá o retorno dos sacrifícios de animais (absurdo). Após mil anos de reinado, Satanás será solto, fará guerra aos santos, vencerá a guerra, Jesus o exterminará e haverá mais um julgamento, este final, salvos irão para a eternidade, maus para o fogo eterno. (Crença 100% Adventista). Eles creem no milênio literal.

Pós-Milenismo (resumo) - A princípio é uma ideia extremamente confusa. Eles creem que os mil anos serão antes da vinda de Jesus, eles creem que Israel será convertido ao cristianismo, creem na restauração do Templo em Israel ( eu creio que o Templo do Espírito Santo somos nós), (para mim Israel somos nós os amados e resgatados pelo sangue de Jesus). Eles creem que nesse milênio virão multidões crendo no Evangelho, convertidos juntos com Israel. 

Amilenismo (resumo) - Eu creio que não haverá um milênio físico de Jesus na terra; o milênio não é mil anos, é uma soma de muitos anos e vivemos esse período desde a ressureição de Jesus. Satanás está preso e será libertado por um curto espaço de tempo, pouco antes da segunda vinda de Jesus. Toda a maldade que nós presenciamos hoje no mundo são influências de Satanás. Seus adeptos estão no mundo praticando o mal. Guerras, mortes, e tudo o mais não é o próprio Satanás, é sua influência em pessoas de espíritos fracos entre nós. Para os Amilenistas, Jesus veio uma vez e somente virá uma segunda vez com som da última trombeta. Não haverá arrebatamento secreto. No meio da última tribulação, ou antes dela, Jesus retirará a igreja do mundo. Ele ressuscitará os mortos primeiro, entre os quais parte se junta aos seus próprios espíritos salvos que já estão no céus (espíritos dos que morreram em Cristo até lá), outra parte será julgada e condenada. Logo após ressuscitar os mortos haverá o arrebatamento da igreja (arrebatamento dos vivos, salvos pelo sangue de Jesus), a guerra final acontece com o extermínio de Satanás e seus seguidores  e  vem o fim de tudo. 

Jesus REINA o seu milênio agora, ele está por meio do seu Espírito Santo em nós e entre nós. 

Os Batistas, entre eles há mistura de interpretações sobre o Milênio. Não há uma posição definida. 

Para eu entender tudo isso passaram-se anos de tribulação de vida pessoal. Aí o estudo vai gravando na mente dúvidas e certezas, mas conforme eu oro, o Espírito vai desfazendo as dúvidas e fortalecendo a certeza absoluta no coração. Isso me dá uma paz imensa. Glória a Deus.

Dentro dessa posição de Amilenista,  crer que Satanás está preso, não significa melhoria, pelo contrário, estamos sob influência dos seus seguidores, chegaremos a uma situação tal que se confirmará a Grande Apostasia que é o abandono total à prática da doutrina cristã. Caminhamos para isso. Olhe as igrejas vazias. Já tivemos o crescimento do Evangelho, isso esfriou pós Pandemia. O cristão hoje busca melhoria de vida. O conhecimento do Evangelho chegou a zero. Basta prometer que milhões de bênçãos chegarão e o cristão fica feliz. 

Se você não conseguiu entender que o Reino de Deus é aqui, é invisível, é espiritual, como vai se posicionar sobre o Milênio? Ore e tudo vai se resolver no seu interior. Vale a pena pegar cada posicionamento acima e aprofundar. Entregue a orientação ao Espírito Santo. Ele é de uma paciência inacreditável. Experimente.

Deus o ajude a clarear o entendimento e aceitar os pensamentos controversos com calma, paz interior, porque ninguém nessa terra tem o entendimento da Bíblia por completo. Somos seres frágeis. Deus conhece nossas fragilidades. Se você não entende algo, deixe quieto, não pare de orar. Ame a Deus ao extremo. Ele é maravilhoso.

Por Alda Inácio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!
Localizador (teste) iniciado em junho 2024
Contador de Visitas