Deus lhe abençoe e proteja hoje e sempre.

Guarde em seu coração o nome de Jesus.

Ele é bálsamo para sua alma.

01 agosto 2024

Pecado para morte e pecado que não é de morte

 Paz do Senhor irmãos e amigos visitantes 

Vamos conversar hoje sobre um tema de difícil compreensão e que muitos irmãos não citam por medo de errar. Refiro-me ao texto de l João 5:16 e Mateus 12:31 e 32. Vamos entender.

Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus dará vida ao que pecou. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este.

Guarde este versículo, vamos falar sobre ele e guarde um outro sobre o qual também vamos discorrer: Mateus 12 versos 31 e 32, palavras de Jesus.

Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.

E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.


Uma parte dos irmãos junta estes dois temas de livros diferentes e interpretam como sendo a mesma coisa.  Pois creia, são dois temas semelhantes e diferentes. Vamos ao entendimento. Perceba que Jesus se refere a "qualquer um que faça blasfêmia contra o Espírito Santo..." Esta referência "qualquer um" incluiu os crentes e os não crente, isto é, os salvos e os perdidos. 

Vamos trocar as palavras para dar sentido e entendimento. O fato de entristecer o Espírito Santo afasta-o de nós e com o afastamento do Espírito a pessoa não terá a vida eterna, não terá a salvação. Xingar, recusar, desfazer do chamado do Espírito Santo para o arrependimento, se fazer de surdo, dizer que isso não existe, que ele não existe, dizer não à salvação, é assinar a própria morte eterna. É o que se passa com o mundo. 

Os perdidos recusam o chamado do Espírito Santo e isso não tem perdão. Para obter perdão sobre todos os nossos pecados temos que primeiro ouvir o Espírito Santo, aceitar o chamado, arrependermo-nos dos nosso pecados, receber em nós o Espírito de Deus, veja como este ato dá Vida Eterna e no contrário perde-se a Vida Eterna.

Vamos entender outra coisa muito importante: todos os pecados podem ser perdoados, leia as palavras de Jesus: "Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens". Não existe pecado que não possa ser perdoado e pecado sem perdão gera morte. João disse que há pecado para morte e pecado que não é para a morte. Morte aqui significa morte eterna. Vamos guardar isso para entender o resto.

Nas palavras de 1ª João 5:16 lemos "se alguém vir seu irmão cometer pecado...." note aí que João está falando exclusivamente aos crentes. "Irmão" na Bíblia nesse contexto é irmão em Cristo. Nesse caso, esse versículo não é para o mundo, refere-se a pecado de crente. Crente que peca e logo percebe seu erro e se arrepende e crente que peca e tem dificuldade para se arrepender. Ali diz que nós podemos orar para Deus perdoar esse irmão que cometeu pecado, assim fazemos uma intermediação intercedendo pelo irmão e diz que Deus ouve nosso pedido e perdoa e dá salvação ao irmão. E quando o pecado é para morte não aconselha a orar, por que? Vamos entender.


O que a Bíblia fala sobre pecado mortal? É o pecado sem arrependimento, repito, pois se todos os pecados podem ser perdoados, o único pecado que não será perdoado é aquele sobre o qual a pessoa não se arrependeu. Ele se iguala ao pecado contra o Espírito Santo. Parece contraditório, pois todo pecado pode ser perdoado. Se Jesus disse que jamais lançará fora aquele que Deus lhe deu e aqui vemos um crente, dado por Deus a Cristo cometendo um pecado para morte, como fica a situação deste crente que pecou e sobre o qual não adianta orarmos?


Só tem uma forma de entender isso: você percebeu que oramos e pedimos que Deus perdoe esse irmão, Deus toca o coração deste irmão, ele se arrepende e fica bem com Deus? Oramos pelos pecados do mundo, para provocar arrependimento e assim os perdidos alcançam a Vida Eterna. Oramos pelos pecados dos nossos filhos, dos nossos amigos. Devemos fazer isso e Deus nos ouve e se volta para o tal e perdoa e chama-o de volta ao bom caminho.


 Mas, diante de um pecado sobre o qual não há arrependimento não adianta orar. Não há intermediação que ajude. Quando a coisa é pesada, ou o coração do crente está endurecido, somente o próprio pecador pode pedir perdão do pecado a Deus. Percebeu a diferença amigo? O processo de 

arrependimento envolve as consequência criadas pelo erro cometido e gera dor, gera lágrimas, gera pedido de perdão e Deus vai pesar tudo e ver a sinceridade da pessoa e perdoar. É algo entre Deus e aquela pessoa, sem intermediação.

Deus ouve nossas orações, aquilo que pedimos para nós e o que pedimos para os outros, Deus ouve e atende, principalmente orar por quem nos fez mal, esse mal feito é um pecado, seja lá o que for e Deus ouve e perdoa. Veja o tanto que nós podemos fazer pelo próximo. Veja o poder da oração.

Espero ter ajudado a esclarecer este ponto tão difícil e que Deus ilumine você e abençoe grandemente. Fique na paz do Senhor.

Por Alda Inacio



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver vontade de deixar um comentário, eu terei o cuidado de responder o mais rápido possível. Todos os comentário deverão ser aprovados por mim e faço isso diariamente.
Deus abençoe você, guarde e ilumine.
Muito obrigado. Alda Inácio

Que Deus acompanhe você em tudo que fizer. Volte sempre!
Localizador (teste) iniciado em junho 2024
Contador de Visitas